“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


Receitas saboreadas e aprovadas

Tu visitas a terra e a regas... As tuas pegadas destilam fartura...
Os campos cobrem-se de rebanhos, e os vales vestem-se de espigas;
exultam de alegria e cantam” (Salmo 65.9-13)
Meu casamento: 02/02/1985
Mesa & Civilização & Relacionamentos: Nada como uma boa mesa para iniciar e solidificar uma deliciosa amizade. Ah, tem algumas coisas que dá vontade de comer de joelhos, agradecendo a Deus pelo paladar, apetite e provisão, não é mesmo? Algumas coisas que levam meu paladar ao delírio: sorvete doce de leite folhado (Yce by Nice), feijoada caipira, pão com manteiga, rabada feita com vinho.
E você? O que mais aprecia?
Segue um diagrama elaborado por Michael Pollan, em seu livro 'Cozinhar', divulgado pela Revista Veja  (30/07/2014).


Hospitalidade:
Quero relatar uma experiência agradável. Fomos num sítio (em Minas Gerais), onde não conhecíamos ninguém. Fomos recebidos com amor, cafezinho, biscoito de polvilho. Marta, nosso agradecimento e aqui vai a receita de "Bolo de fubá mineiro" que me passou, com tanta liberalidade. Já fiz várias vezes e recomendo (fácil e deliciosa).  Assim que testar as receitas com povilho doce, estarei postando aqui. Deus abençoe suas vidas!                
A hospitalidade é um dom que agrada e é incentivada por Deus. Foi demonstrada por muitos servos tais como Abraão (Gn 18.3-5), Marta e Maria (Lc 10.38-42), a sogra de Pedro (Lc 4.38-39).  
Que Deus nos ensine a exercitá-la, sempre.

BEBIDAS (sem álcool)
Batida de Morango
Leite condensado (à gosto)
1 caixinha de morango
Refrigerante guaraná ou sprite ou H2O (quantidade à gosto)
Gelo
Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador.

Chocolate quente
1 litro de leite com 1 colher (chá) de baunilha. 4 a 6 colheres (sopa) de açúcar ou leite condensado a gosto. 2 colheres (sopa) de amido de milho dissolvida em um pouco do leite. 1 pitada de sal
4 pedaços de canela em pau e canela em pó para polvilhar. 5 colheres (sopa) de Chocolate em pó ou 100 gramas de chocolate ao leite.
Modo de fazer:
• Leve os ingredientes (menos a canela em pó) ao fogo médio até engrossar, mexendo sempre. Polvilhe com canela e sirva. Opcional: Coloque sobre o achocolatado (já na xícara): canela em pó e uma colher de creme de leite ou chantily.

Coquetel de coco
1 lata de leite condensado. 1 lata de leite gelado. 1 vidro (200 ml) de leite de coco. Refrigerante H2O ou água gaseificada (quantidade à gosto, para atingir a consistência de sua preferência). Acrescentar gelo à vontade.
Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador. Servir em seguida, bem gelado.

Coquetel de pêssego
1/2 xícara (chá) de suco concentrado de maracujá. 1 xícara (chá) de pêssego em calda, em pedaços (sem a calda). Gelo picado. Leite condensado (à gosto)
Modo de fazer: Bater no liquidificador o suco de maracujá, o pêssego, o leite condensado. Gelar. Na hora de servir, acrescentar refrigerante Sprite (à gosto para chegar na consistência de sua preferência) e gelo. Bater no liquidificador novamente. Servir bem gelado.

Ponche
Sucos de 3 abacaxis e de 30 laranjas (já coados) 1 litro de guaraná, 1 litro de sprite. Frutas (à gosto) picadas (maçãs, pêras, abacaxi, morangos, uvas, melancia, melão, laranja). Açúcar a gosto.
Modo de fazer: Juntar os sucos com a água, frutas picadas e açúcar a gosto. Gelar. Na hora de servir juntar o guaraná, sprite e bastante gelo. Mexer bem. Opcional: adicionar sorvete (morango ou creme ou nata)

Quentão (Luiza)
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 pedaço de gengibre (picadinho)
5 limões ( em rodelas fininhas)
3 a 4 cravos da índia 2 a 3 pedaços de canela
Modo de fazer:
• Derreter o açúcar numa panela e deixe dourar, sem escurecer.
• Adicionar 1 litro de água e continuar mexendo até dissolver a calda.
• Juntar o gengibre, o limão, cravos e canela e deixe ferver por 4-5 minutos.
• Se preferir, acrescentar mais açúcar. Coar e servir ainda quente.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Poema escrito num vidro de azeite de oliva em Lisboa (Portugal):
 lagarvalesarzedo@hotmail.com

"Com este fio não darás nós, mas criarás laços. Atrás o bacalhau e o grão, ligarás a salada e os legumes, molharás o pão e os beiços e temperarás a família, a amizade" - no vidro de azeite do Restaurante 'O Bacalhoeiro' (Rua dos Sapateiros, 218) - Lisboa (Portugal):  lagarvalesarzedo@hotmail.com
Entrada: polvo temperado com azeite e ervas; pão caseiro.
Pratos principais: bacalhau (grelhado, cozido), grão de bico e batatas, regado com muito azeite.

Hummm, quantas boas lembranças... meu avô materno italiano, Liberato Fabri (vô Liberal) - nascido no dia 23/10/1891, na Comune de Magliano Sabina, Provincia di Rieti - e minha mãe Luiza comendo pão com azeitonas e azeite temperado com orégano.
          Os europeus temperam o azeite, a manteiga e o vinagre com orégano, pimenta vermelha, alecrim, folhas de louro. Fica muito saboroso. Vale a pena testar! 
         Assim, assim... temperando e valorizando tudo, faz muito bem! Criando laços em nós!!!

Receitas - salgados
Arroz de carreteiro
2 xícaras (chá) de arroz. 4 xícaras (chá) de água com 1 caldo de carne dissolvido. Sal, azeite, molho de pimenta, salsinha, cebolinha a gosto. 5 dentes de alho amassados. 3 colheres (sopa) de bacon picadinho. 1 lingüiça calabresa picadinha. 300 gramas e carne seca cozidas, escorridas e picadas ou carne assada picada 1 lata de milho verde (opcional)
Modo de fazer:
• Frite bem o bacon, alho e a lingüiça no azeite. Acrescente o arroz, a carne, o milho verde e, finalmente, a água. Confira o sal. Deixe cozinhar. Coloque salsinha e cebolinha em cima do arroz pronto.

Arroz chinês
2 xícaras (chá) de arroz cozido. 1 cenoura picadinhas em cubo e pré-cozidas em água e sal. 6-8 vagens picadinhas e pré-cozidas. 2 ovos fritos e picados. Salsinha e cebolinha picados.
Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes. Servir a seguir.

Arroz festivo
2 xícaras (chá) de arroz 1 cebola ralada, 4 dentes de alho amassados, óleo, cheiro verde, sal a gosto.
1 lata de ervilhas.
1 lata de milho verde. Azeitonas picadas.
2 cenouras cozidas e picadinhas.
10 vagens cozidas e picadas. 200 gramas de mussarela. Frango temperado cozido e picado.
Opcional: uvas passas, pinhão cozido e picadinho e palmito picado
Modo de fazer:
• Cozinhe o frango e reserve o caldo. Frite o alho, cebola no azeite e o arroz, mexendo sempre.
• Num refratário ajunte todos os ingredientes, com exceção da mussarela. Cubra com a mussarela e coloque no forno até que ela derreta.

Arroz com galinha (Galinhada)
3 xícaras (chá) de arroz.
6 xícaras (chá) de água. 1 a 2 tabletes de caldo de galinha caipira, pimenta (opcional).
4 xícaras (chá) de frango (ou galinha) cozido e picado ou frango em pedaços.
1 lata de milho verde.
2 cenouras picadas em cubos.
10 vagens picadinhas.
Cheiro verde e salsinha picadinhos.
Modo de fazer:
• Frite o alho até dourar. Acrescente o arroz, o milho verde, a cenoura e a vagem. Continuar mexendo.
• Acrescentar 1 tablete de caldo de galinha caipira. Acrescentar a água. Conferir os temperos. Deixe até secar. Misturar o frango cozido. Acrescente salsinha e cebolinha sobre o arroz. Sirva em seguida.

Arroz com lentilhas
5 dentes de alho amassados, azeite, sal à gosto.
1 xícara de arroz.
1 xícara de lentilha.
3 xícaras de água.
2 cebolas grandes fatiadas em rodelas.
Modo de fazer:
• Cozinhar a lentilha com bastante água, deixando ainda um pouco dura. Escorrer. Fritar o alho no azeite, acrescentar o arroz, mexer bastante. Acrescentar a lentilha, água e o sal. Deixar secar. Fritar noutra panela a cebola até dourar, colocar sobre o arroz pronto.

Arroz com macarrão (Luiza)
150 gramas de macarrão espaguete fininho cortado em pedaços.
2 xícaras chá) de arroz
4 xícaras de água
4 dentes de alho amassados, azeite e sal a gosto.
Modo de fazer:
• Fritar no azeite o macarrão, mexendo sempre, até ficar marrom. Adicionar o alho. Mexer até dourar.Adicionar o arroz, mexer bastante, acrescentar água e sal. Deixar cozinhar até secar a água, servir quente.

Baião de dois, Paçoca e Carne de sol (Receita que fazíamos na Festa do Quitute, em prol do Recanto Menina Luz - Jaboticabal - )
Baião de dois: 2 xícaras e meia (chá) de feijão de corda, 4 xícaras (chá) de arroz lavado, 4-5 dentes de alho, 1 cebola, óleo, sal a gosto.
Paçoca: 1 cebola, ½ a 1 xícara (chá) carne seca picada, 1 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada, sal.
Carne de sol: 1 quilo de coxão mole, sal grosso (20 gramas por quilo de carne), alho moído a gosto.
Modo de fazer:
Baião de dois: Cozinhar o feijão com bastante água. Fritar uma cebola picada miúda com óleo. Acrescentar 4 a 5 dentes de alho moído. Fritar bem e adicionar o arroz. Colocar o sal e o feijão pré-cozido e escorrido.
• Paçoca: Fritar a cebola até ficar amarelada. Bater no processador a cebola e a carne seca picada. Acrescentar a farinha de mandioca. Salgar a gosto.
• Carne de sol: Lavar o coxão mole cortado em manta. Deixar na água um tempo. Escorrer. Esfregar sal grosso sobre a carne. Pendurar uma noite no escuro, protegido por tela. Deixar no início da manhã recebendo sol fraco por cerca de 2 horas. Passar alho moído. Assar.

Batata recheada 
2 batatas grandes. Frango cozido com temperos e picados. Requeijão, Batata palha (opcional).
Modo de fazer:
• Furar as batatas (cruas) com palito de dentes. Envolver em papel toalha e colocar no micro-ondas por 10 a 12 minutos, na potência alta. Teste com o palito de dentes para saber se a batata está cozida. Deixar em repouso, dentro do micro-ondas por 20 minutos.
• Fazer um corte longitudinal, apertar as extremidades, retirar um pouco da massa da batata e colocar margarina e requeijão. Polvilhar sal, acrescentar o frango misturado com o requeijão, salsinha, cebolinha. Finalizar com batata palha.

Berinjela em conserva (feita no micro ondas)
2 berinjelas picadas. 2 cebolas picadas, 4 a 5 dentes de alho moídos.
1 pimentão verde, 1 pimentão vermelho e 1 pimentão amarelo picados. Sal, vinagre, azeite e azeitonas picadas à gosto.
Opcional: uvas passas
Modo de fazer: Dispor todos os ingredientes num refratário de vidro. Colocar no micro ondas por 15 minutos, mexendo a cada 3 a 5 minutos. Sirva preferencialmente frio. Pode assar no forno forte (30 a 60 minutos), mexendo sempre.

Berinjela - Lasanha
2 berinjelas fatiadas horizontalmente. Molho branco e Molho vermelho. 200 gramas de mussarela e 100 gramas de presunto (opcional). Ricota amassada e temperada com azeite, pimenta vermelha e cheiro verde picado.
Modo de fazer:
• Fervente a berinjela por 3 a 5 minutos (até amolecer) em água fervendo e sal. Escorra. Disponha intercalando molhos, ricota, mussarela e berinjela.
• Cubra com presunto e mussarela. Colocar no fogo até derreter a mussarela.
Obs: Pode-se substituir a berinjela por abobrinha italiana.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Receitas de carne

Bobó de frango
Azeite para refogar

2 cebolas em cubinhos e 4 dentes de alho amassados.
1 e ½ quilo de frango cozido com temperos e picado
½ quilo de mandioca (cozida e batida no liquidificador)
200 gramas de mandioquinha salsa  ou abóbora cabotia (cozida e amassada)
Salsinha, cheiro verde, azeite, pimenta do reino, , molho de tomate a gosto.
1 vidro de leite de coco.
Milhos verde refogada ou 1 lata de milho verde
Modo de fazer:
• Fritar no azeite as cebolas, alhos e o frango. Acrescentar os demais ingredientes. Conferir o tempero. Pode acrescentar requeijão cremoso.


Frango com maionese
2 quilos de coxa e sobrecoxa
1 xícara de maionese.
1 envelope de sopa creme de cebola
Suco de 1 laranja, sem sementes.
Modo de fazer: Lavar e secar o frango. Passar cada pedaço na maionese e no pó da sopa. Dispor numa forma com o suco de laranja. Forno quente por cerca de 40 minutos.

Frango com requeijão
* Frango cozido com os temperos e picado (Observação: nunca desfie o frango, ele fica endurecido; prefira picar, reduzindo o tamanho das fibras).
Cebola ralada, alho amassado, molho de tomate e azeite a gosto.
1 lata de milho verde em conserva ou milho de 5 espigas refogados e pré-cozidos.
1 copo de requeijão cremoso.
100 gramas de mussarela.
100 gramas de presunto (opcional).
Modo de fazer:
• Frite o azeite, cebola e alho. Acrescente o frango, molho de tomate e o milho verde deixando bem sequinho.
• Coloque num refratário o requeijão, o frango refogado e por cima o presunto e a mussarela. Coloque ao forno até derreter a mussarela. Sirva a seguir.

Vatapá (D. Ligia)
1 quilo e ½ de frango temperado, cozido e picado.
1 cebola picada, 3 dentes de alho moidos.
3 tomates picados.
Sal, pimenta a gosto.
300 gramas de camarão.
1 vidro de leite de coco.
½ caixa de creme de arroz. arroz.
1 copo (americano) de leite.
Modo de fazer: Cozinhar o frango com o tablete de caldo de frango, temperos, tomates, cebola e alho. Picar o frango, coar e esquentar o caldo que cozinhou o frango. Adicionar o leite de coco, cheiro verde e o camarão. Engrossar o caldo com creme de arroz dissolvido no leite.

Carneiro com Martini
1 pernil de carneiro temperado com sal, pimenta, alho moído e limão.
Óleo e 1 copo (americano) de martini.
Modo de fazer: Temperar o carneiro e deixar na geladeira por uma noite. Despejar sobre o carneiro o martini misturado com ½ copo de água. Regar óleo e levar para assar por 2 horas, regando e virando 2 a 3 vezes durante o cozimento.

Lombo de porco com abacaxi e farofa
1 lombo de porco.
Temperos: limão, cebola, alho, pimenta e sal.
1 lata de abacaxi em calda.
Bacon fatiado.
Farofa: cebola ralada, alho moído, bacon picadinho, margarina, farinha de mandioca torrada, cheiro verde, azeitona, 2 fatias de abacaxi, 3 ovos cozidos picadinhos.
Modo de fazer: Abrir o lombo ao longo do comprimento. Deixar nos temperos 12 horas. Rechear com o abacaxi picadinho e amarrar com linha. Cobrir com as tiras de bacon e colocar para assar por 2 a 3 horas, com papel alumínio. Deixar 30 minutos sem o papel para corar.
• Farofa: fritar o bacon, cebola, alho, margarina. Adicionar azeitona, cheiro verde, abacaxi e ovos. Adicionar farinha para que fique na consistência de sua preferência. Se quiser, adicione um pouco da calda do abacaxi.

Charuto
1 repolho
1 xícara (chá) de arroz cru
½ quilo de carne moída
3 dentes de alho amassados, 1 cebola grande ralada.
1 lata de molho de tomate, 3 tomates picadinho.
½ lata de água.
Sal, pimenta, azeite a gosto. Cheiro verde a gosto.
Modo de Fazer:
• Lavar as folhas do repolho e escaldar rapidamente, até amolecer (al dente – oferece certa resistência ao ser mordida).
• Misture o arroz, carne, cebola ralada, alho, cheiro verde. Tempere com sal e pimenta. Colocar um pouco desta mistura no meio de uma folha de repolho, enrolando e dobrando as pontas.
• Colocar os charutos no fundo de uma panela, cobrir com molho de tomate e água fervendo e os tomates. Confira o tempero. Coloque sobre os charutos um prato emborcado para os charutos não se abrirem. Deixe ferver até cozinhar.

Rocambole de carne moída
1 quilo de carne moída
1 envelope de sopa creme de cebola.
Cebola, alho, pimenta do reino e vermelha, catchup, cheiro verde a gosto.
2 colheres (sopa) de margarina.
1 pão francês embebido no leite
2 ovos inteiros.
1 colher de farinha de trigo
Tiras de bacon Recheio a escolher: presunto e mussarela ou salsicha ou cenoura inteira pré-cozida ou lingüiça calabresa, azeitonas picadas, bacon em pedacinhos, ovos cozidos.
Modo de fazer:
• Misturar todos os ingredientes, com exceção do bacon e recheio. Estender a carne num plástico untado com margarina. Rechear a gosto. Enrolar como rocambole. Estender sobre o rocambole, untado com margarina, tiras de bacon. Colocar o rocambole num refratário untado com margarina.
• Despejar sobre o rocambole suco de 2 laranjas, sem sementes.Colocar em forno por cerca de uma hora. Regar com o caldo a cada 15-20 minutos.
Observação: Pode-se substituir a carne de vaca por filé de frango moído ou pernil moído.

Bifes de panela
1 quilo de bife (coxão duro ou coxão mole).
1 cebola picada e 5 dentes de alho amassados.
Óleo, 1 tablete de caldo de carne.
1 lata de molho de tomate.
3 batatas em rodelas
50 gramas de bacon picadinho (opcional)
Modo de fazer:
• Colocar numa panela de pressão todos os ingredientes intercalando os bifes, cebola, alho, batatas. Por cima colocar o molho de tomate com o caldo de carne e o bacon. Colocar para cozinhar (15 minutos de pressão). Conferir o cozimento e o sal.

Lagarto na cerveja
1 lagarto cortado em bifes médios.
1 garrafa de caracu
2 copos (americano) de água.
1 pacote de sopa creme de cebola.
1 cebola grande, cortada ao meio.
Modo de fazer:
• Temperar a carne com a sopa creme de cebola. Colocar na panela de pressão com a cerveja, água, cebola. Fogo quente por 40 minutos. Conferir o cozimento e o tempero. Deixar apurar com a panela aberta. Observação: Pode adicionar, no final, cogumelos fatiados e cheiro verde.


Costela com linguiça (panela de pressão): fácil, rápido e delicioso.
* Tempere 1 quilo e 1/2 de costela de vaca cortada com sal, alho e pimenta .
* Coloque a carne temperada e linguiça (de porco ou de frango furadas com palito de dente) na panela de pressão. Não precisa colocar água, molho ou óleo,; coloque somente a carne e a linguiça.
* Fogo até pegar pressão. Depois que pegou pressão, diminua o fogo e deixe por 40 minutos. Desligue e deixe a pressão sair naturalmente.
* Abrir a panela, conferir tempero e maciez. Picar 2 cebolas em rodelas e colocar no fogo com a panela aberta, mexendo sempre até a cebola amolecer.
* Servir quente com arroz branco e salada.

Carne louca (Maria Luiza)
1 quilo de lagarto 1 xícara (chá) de vinho branco
Óleo, pimenta do reino, 2 folhas de louro, água, 1 tablete de caldo de carne, 1 cebola em rodelas, salsinha picada, sal a gosto.
1 xícara (chá) de vinagre de maçã
1 pimentão vermelho e 1 pimentão amarelo em fatias e 1 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
Modo de fazer:
• Refogar na panela de pressão a carne no óleo até ficar dourada. Acrescentar o vinho branco, caldo de carne, pimenta, louro, vinagre. Acrescentar água (dois dedos acima da carne). Fechar a panela.
• Deixar na panela até 40 minutos após a pressão. Reserve o caldo da panela. Quando a carne esfriar, corte em fatias finas. Frite a cebola, pimentões. Acrescente a carne em fatias e o caldo reservado, salsinha, azeitonas. Confira o tempero.

Strogonoff de filet mignon
1 quilo de filet mignon cortado em tiras.
3 dentes de alho amassados, 1 cebola grande ralada.
3 colheres de margarina.
½ xícara (chá) de conhaque.
2 colheres (sopa) de catchup, 1 colher (sopa) de mostarda.
1 vidro de cogumelos cortado em tiras.
1 lata de creme de leite.
3 colheres (sopa) de molho de tomate.
Sal, pimenta, cheiro verde a gosto.
Modo de fazer:
• Temperar a carne com sal e alho e deixar por uma hora.
• Fritar a carne (aos poucos) na margarina em fogo forte, sem deixar juntar suco. Se juntar água, retire e reserve. Junte toda carne numa frigideira e despeje conhaque, incline levemente a frigideira para que o conhaque incendeie. Deixe flambar até acabar o fogo. Para evitar acidentes, coloque o conhaque longe do fogão.
• Adicione o molho de tomate, mostarda, catchup e os demais ingredientes. No final adicione o creme de leite. Confira o tempero. Não deixe ferver. Servir em seguida com arroz branco, batata palha e salada verde.
Observação: Usando o mesmo procedimento, pode-se fazer strogonoff de frango.

Peixada com leite de coco
4 colheres de azeite, 3 dentes de alho amassados, 1 cebola grande ralada.
1 pimentão verde e 1 pimentão vermelho. 4 tomates picados. Sal, cheiro verde, pimenta do reino e vermelha a gosto.
400 gramas de filé de peixe.
1 vidro de leite de coco.
Modo de fazer:
• Refogar no azeite o alho. Disponha o peixe sobre o refogado e sobre o peixe todos os demais ingredientes. Deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 15 a 20 minutos. Servir em seguida.

Peixe assado na grelha (Leomam)
1 peixe (de 2 a 3 quilos) inteiro, dividido em duas bandas, com escamas.
Tempero: 2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas; 1 xícara (chá) de azeite; 2 colher (sopa) de molho shoyo; caldo de ½ limão; caldo de 2 laranjas, pimenta e sal a gosto (ou tempero completo).
Modo de fazer:
• Colocar as duas bandas em uma assadeira grande, com as escamas viradas para baixo. Espalhar o tempero de modo homogêneo, cobrindo totalmente o peixe. Deixar marinar por 12 horas, no mínimo, regando por 2 a 3 vezes.
• Assar na churrasqueira, sobre a grelha, por 2 horas (a 30 cm da brasa).

* Pode-se pedir pra cortar em postas pequenas, usar o mesmo tempero e assar no air fryer

Escondidinho
3 mandioquinha salsa.
2 batatas inglesas. 1 colher (sopa) margarina.
Sal, pimenta, noz-moscada a gosto.
½ quilo de carne seca desalgada.
100 gramas de mussarela.
Modo de fazer:
• Cozinhar a carne seca, picar em pedaços. Colocar numa forma refrataria a carne em pedaços. Sobre a carne colocar a mandioquinha e a batata cozida e espremida, temperada com a margarina, sal, pimenta e noz-moscada. Cobrir com a mussarela e levar ao forno até derreter.



MASSA PARA TORTAS, ESFIHAS, PASTEL ASSADO
Amornar 1 e ½ copo (requeijão) de leite ou água + ½ copo de óleo + 2 colheres de sopa de margarina.
Misturar 70 gramas de fermento de padaria + sal a gosto + 2 colheres de sopa de açúcar.
Bater 3 ovos e misturar tudo.
Acrescentar farinha de trigo aos poucos enquanto vai amassando (800 a 1000 gramas).
Deixar repousar. Esticar em forma untada com óleo, vai esticando a massa.


Massa pra pastel da minha mãe Luiza (maravilhoso)
* 2 xícaras de farinha de trigo
* 2 colheres (sopa) de óleo
* 1 xícara (mais ou menos) de água morna
* sal a gosto
* 1 colher de fermento em pó
Deixa repousar meia hora. Faz bolinhas de massa, abre, recheia a gosto (carne móida cozida com azeitona; presunto e mussarela...) e frita. 
As sobras de massa podem ser fritas também e consumidas com açúcar e canela.


EMPADÃO DE FRANGO
Massa: 1 quilo de farinha de trigo + 1 copo (americano) de óleo + 2 ovos inteiros + sal a gosto + 1 colher (chá) de fermento em pó + água. Misturar todos os ingredientes. Abrir com o rolo e colocar no fundo de uma forma untada (com margarina ou, de preferência, com banha de porco). Colocar o recheio e cobrir.
Recheio: Cozinhar e picar 2 peitos de frango. Temperar a gosto. Opções: alho, caldo de galinha, pimenta, cheiro verde + azeitona picada. Acrescentar ½ quilo de batata cozida e amassada, 5 tomates picados.
Deixar esfriar.                    
Assar em  forno médio (180º C), por cerca de 20 a 30 minutos.

EMPADÃO DE PRESUNTO E QUEIJO
- 4 batatas descascadas, cozidas e passadas no espremedor

- 300 g de farinha de trigo
- 125 g de manteiga
- 2 ovos
- 1/2 colher (sopa) de açúcar
- 1/2 colher (café) de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1/2 xícara (chá) de leite morno
Recheio
- 300 g de presunto fatiado
- 300 g de queijo prato fatiado
- creme de leite a gosto
- cheiro-verde
- 1 gema para pincelar
Modo de preparo Misture bem os ingredientes, até formar uma massa. Deixe crescer meia hora. Divida a massa, abra e coloque a metade numa assadeira retangular untada. Espalhe sobre a massa todo o queijo, depois todo o presunto e regue com o creme de leite temperado com o sal, pimenta do reino e cheiro verde bem picadinho. Cubra com a outra metade da massa, e deixe crescer por cerca de uma hora. Quando estiver bem crescido, pincele com gemas e leve ao forno.

ESFIHA DA MAMÃE (Luiza Fábio Nogue
60 gramas de fermento biologico dissolvido em 3 colheres (sopa) de açúcar.
     1 quilo de farinha de trigo. Sal a gosto.
     3 colheres (sopa) de margarina derretida.
     2 copos de água (até dar ponto na massa).
Recheio: carne moída refogada com temperos (a gosto) + salada de tomate com azeitonas picadas, cebola, alho, sal e azeite.
Modo de Fazer: Misturar e amassar bem os ingredientes. Fazer um rolão e fazer 40 bolinhas.  Deixar descansar por 40 minutos. Abrir as bolinhas com rolo, rechear e fechar. Assadeira untada com óleo em forno quente.

PÃO CASEIRO (Andréia/Jefferson)
    Misturar:  50 gramas de fermento biológico fresco + 6 colheres de sobremesa de açúcar
    Amornar: 450 ml de água + 1 colher (sobremesa) de sal + 1/2 xícara (chá) de óleo
    Misture tudo, acrescentar 1 ovo e farinha até dar o ponto.
    Espere a massa crescer. Fazer rolinhos ('lombriguinha'), abrir com o rolo e enrolar os pãezinhos.
    Opcional: Rechear na hora com presunto e mussarela ou linguiça na hora de enrolar.
    Coloque em assadeira untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo.
    Deixe crescer mais um pouco. Asse em forno médio (180 graus) por cerca de 30 minutos.
    Rendimento: 25 pãezinhos
   
PÃO DE MANDIOCA (Luiza Fábio Nogueira)
Misture 1 copo de leite morno com 1 tablete de fermento. Colocar em uma bacia com sal e 1 colher (sopa) de açúcar.
Adicionar 1 copo de farinha de trigo até ficar uma massa mole. Deixar crescer até dobrar de volume (cerca de 30 minutos).
Cozinhar a mandioca e moer no processador um prato fundo.
Acrescentar na mistura 1: 2 ovos inteiros e 1 colher de óleo ou banha + 1 colher (sopa) de margarina. Experimenta o sal. Acrescentar a mandioca processada e sovar bastante.
Forma untada com margarina e farinha de trigo por 20 minutos (até crescer).
Assar em forno quente.


PÃO DE QUEIJO (Lecyr)
Ferver: 1 copo (requeijão) de leite + 1 copo de óleo + sal (a gosto)
Escaldar 4 copos (requeijão) de polvilho doce
Adicionar 8 ovos inteiros (tipo grande)
Amassar bem e adicionar 1 copo de queijo mineiro curado (ralado fino)

COXINHA DE MANDIOCA (Dalila de Oliveira)
1 quilo de mandioca cozida batida no liquidificador com 1 litro de água e 2 tabletes de  caldo de galinha, alho, pimenta.           
Recheio: Frango temperado, cozido e picado.
Modo de fazer: Levar a mandioca ao fogo até ferver. Adicionar farinha e ir mexendo até desgrudar da panela. Bater a massa na pia.  
Rechear as coxinhas, passar no ovo e farinha de rosca e fritar em óleo quente.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Rocambole de chocolate com sorvete doce de leite folhado (Ice by Nice) tudo de bom!!!



RECEITAS - DOCES
Amendoim coberto
500 gramas de amendoim torrado
1 xícara de açucar
1 colher (café) de fermento em pó
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de achocolatado
Modo de fazer:
• Colocar todos os ingredientes num refratário e colocar no micro ondas, na potência alta por 9 a 12 minutos, mexendo a cada 3 minutos.

Arroz doce
1 copo (americano) de arroz.
5 copos (americano) de água
1 pitada de sal.
2 litros de leite quente.
1 xícara (chá) de açúcar.
3 canelas em pau 

3 gemas sem pele batidas com 1 colher (café) de baunilha e 1 lata de leite condensado.
Modo de fazer:
• Cozinhar o arroz com a água, canela em pau e o sal. Quando o arroz estiver cozido acrescentar o leite e o açúcar. Deixe cozinhar até engrossar, mexendo sempre. Acrescentar as gemas com o leite condensado. Deixar cozinhar por 5 a 10 minutos. Deixar esfriar. Pulverizar com canela em pó. Colocar na geladeira.

Bala de Leite condensado e Mel
1 lata de leite condensado. 1 e ½ xícara (chá) de açúcar. 1 xícara (chá) de mel.
3 colheres (sopa) de margarina.
Modo de fazer:
• Leve ao fogo, mexendo sempre até ponto de bala (pingue num pires com água e junte com as pontas dos dedos, deve formar uma bolinha dura).
• Passe para um prato untado e deixe esfriar. Faça rolos compridos e corte com tesoura. Passe por açúcar refinado e embrulhe em papel celofane.

Beijinho

2 latas de leite condensado. 2 colheres (sopa) margarina.
100 gramas de coco ralado fininho
Modo de fazer:
• Cozinhar em fogo brando todos os ingredientes, mexendo sempre até desgrudar da panela. Colocar num prato untado com margarina. Quando esfriar, fazer bolinhas (com as mãos untadas na margarina) e cobrir com coco ralado. Colocar em forminhas de papel.

Banana flambada
4 bananas cortadas ao meio, ao longo do comprimento. 2 colheres (sopa) de açúcar e canela (a gosto)
¼ xícara (chá) de água.
Suco de 1 limão.
6 colheres (sopa) de licor cointreau.
Modo de fazer:
• Numa frigideira colocar o açúcar, água, limão mexendo sempre até dissolver o açúcar. Acrescentar as bananas, 2 colheres (sopa) de licor e 1 pitada de canela. Quando as bananas estiverem cozidas, adicionar 4 colheres (sopa) de licor e deitar a frigideira para pegar fogo. Quando parar de queimar, está pronto.
• Servir as bananas com sorvete sabor creme. Polvilhe açúcar e canela.

Bolacha de nata

500 gramas de nata
15 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de pó royal
1 pitada de sal
Misture bem todos os ingredientes. Vai adicionando farinha até o ponto de enrolar (a massa tem que desgrudar das mãos).
Fazer trancinhas finas, polvilhar com açúcar e colocar em forma untada e polvilhada com farinha.
Forno a 200 graus por cerca de 10 minutos.

Bolachinha de canela – (receita da Carol) - Rende 30 unidades.

  • Bater ½ xícara de margarina (temperatura ambiente) com ¾ de xícara de açúcar mascavo.
  • Acrescente um ovo e misture bem.
  • Junte 2 xícaras de farinha de trigo peneirado com 1 colher de chá de fermento em pó mais 1 colher de chá de canela em pó, mais uma pitada de sal. Mexer bem.
  • Fazer bolinhas e colocar em forma untada e enfarinhada.
  • Com um garfo achatar cada bolinha
  • Forno médio pré-aquecido por 10 minutos.
  • Ainda quente, polvilhe 2 colheres de chá de canela em pó com 2 colheres de sopa de açúcar.
Bolo de aniversário (D. Esperança)
Massa: 4 gemas, 4 claras em neve, 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de água, 1 pitada de sal, 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Recheio 1: 200 gramas de abacaxi ou ameixa (sem caroço) em calda, picadinho.
Recheio 2: 1 lata de leite condensado cozido na panela de pressão por 30 minutos, 1 xícara de leite e 100 gramas de coco ralado misturado.
Recheio 3: Creme feito com 1 lata de leite condensado, 1 litro de leite de vaca, 2 gemas, 2 colheres de amido de milho.
Cobertura: brigadeiro branco ou chantily.
Modo de fazer:
• Massa: Bater bastante as gemas com o açúcar e o sal. Adicionar a água, farinha e por final, vagarosamente as claras em neve e o fermento em pó. Assar por cerca de 20 minutos, a 180º C.
• A montagem do bolo deve ser feita na seguinte seqüência: Bolo, Recheio 1 e Recheio 3; Bolo, Recheio 2 e Recheio 3 e assim por diante. Cobrir com brigadeiro branco ou chantily.

Bolo de banana
Caramelo:
• Colocar 2 xícaras de açúcar numa panela e esquente até derreter.
• Adicionar (com cuidado) ½ xícara de água, esperar dissolver.
• Forrar a forma com caramelo (não precisa untar) e adicionar bananas em rodelas sobre o caramelo.
Massa: Bater no liquidificador:
2 ovos
3-4 bananas (nanica) maduras
½ xícara de óleo
½ xícara de leite
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
Colocar o creme batido numa bacia com:
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de aveia
1 colher de sopa de pó royal
Modo de fazer:
• Misture bem e coloque a massa sobre o caramelo e bananas em rodelas.
• Sobre a massa (ainda crua), polvilhe canela em pó e açúcar. Leve ao forno (180º C).



Bolo de Banana (sem açúcar e sem farinha de trigo). 
Muito bom, receita da minha amiga Rosângela Emerich Heringer. Delicioso com pera feita no vinho (receita de minha irmã Carmen Silvia)


Bolo de Banana e aveia
1. Bater no liquidificador 3 ovos e 5 bananas nanicas, bem maduras.
2. Misturar uma bacia 2 xícaras de aveia, 1 xícara de damasco picado, 1/2 xícara de nozes picadas, 1/2 xícara de uva passa; 1 xícara de ameixa preta picadas. Adicionar o que foi batido no liquificador.
3. Acrescentar 1 colher de sopa de fermento em pó.
4. Colocar em assadeira untada com margarina e polvilhada com açúcar e canela (adaptação minha). Assar em forno médio, 180 graus.


Bolo de fubá mineiro  (Marta)
Ingredientes:
1 copo (americano) de óleo
2 copos de açúcar
4 ovos
2 copos de fubá
2 copos de queijo ralado
2 copos de leite
Erva doce a gosto
1 colher (sopa) de pó Royal
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador, com exceção da erva doce e do pó Royal.
Misture a erva doce e o pó Royal lentamente. Coloque em forma untada e assem em forno bem quente.

Bolo de fubá e laranja (aprendido com D.Wilma/Sr Luiz - Jaboticabal - SP)



Bater no liquificador 4 ovos + 1 copo (requeijão) de açúcar + 1 copo (mal cheio) de óleo + sal + 1 copo de suco de laranja (coado).
Acrescentar e tornar a bater 1 copo de farinha de trigo e 1 copo de fubá. Bater bem.
Acrescentar, vagarosamente, erva doce (a gosto) e 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Colocar em forma untada com margarina + açúcar com canela em pó.
Assar em fonro pré aquecido,  à 180 graus.

Bolo de Fubá (favorito do meu marido Leomam)
Bater no liquidificador:
4 ovos
2 xícaras e 1/2 de açúcar
3 xícaras de fubá
2 xícaras de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de óleo
Misturar, sem bater: erva doce (a gosto) e 2 colheres (sopa) de fermento em pó dissolvida em 1/4 de xícara de leite. Assar no forno a 200 graus por 20 a 30 minutos (até terminar de crescer) e, então reduzir a temperatura para 150 graus, até secar (faca sai enxuta).

Bolo de laranja, com frutas
1 laranja com casca e sem sementes
3 ovos

 ½ xícara (chá) de óleo.
½ xícara (chá) de leite.
3 xícaras (chá) de farinha de trigo.
2 xícaras (chá) de açúcar (tenho usado somente 1 xícara de acúcar porque as frutas são muito doces)
1 colher (sopa) de fermento em pó.
Modo de fazer:
• Bater no liquidificador a laranja, os ovos e o óleo. 

Numa bacia colocar farinha, açúcar, fermento peneirados. Misturar tudo.
• Adicionar: frutas cristalizadas, nozes e uva passa (envolvidas em farinha de trigo). 

    Colocar no forno 180º C.
Uso forma para 'pão de forma'...
Observação: Pode substituir as frutas com chocolate em barra picadinho, envolvidos em farinha de trigo.

Brigadeiro
2 lata de leite condensado.
2 latas de leite de vaca.
3 colheres (chá) de amido de milho.
1 colher (sopa) de margarina.
3 colheres (sopa) de Nescau.
Modo de fazer: Colocar todos os ingredientes no fogo brando, mexendo sempre , até desgrudar da panela.Esperar esfriar para enrolar. Cobrir com chocolate granulado. Colocar em forminhas de papel.

Caçarola italiana
2 xícaras (chá) de leite
5 ovos médios 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara (chá) de queijo meia cura ralado
Modo de fazer:
• Bater o leite, os ovos e a farinha de trigo no liquidificador.
• Colocar numa bacia com o açúcar e o queijo ralado. Despejar numa forma caramelizada redonda (caramelo feito com 2 xícaras de açúcar). Assar em banho maria por cerca de 45 minutos.

Cajuzinho
1 lata de leite condensado.
1 colher (sopa) margarina.
1 xícara de amendoim torrado e moído, sem a casca.
2 colheres de nescau
Modo de fazer: Colocar o leite condensado e a margarina para cozinhar, mexendo sempre, até desgrudar da panela. Acrescentar o amendoim e o Nescau. Esfriar.
• Bater bolinhas, passando por açúcar refinado. Pode decorar com amendoim. Colocar em forminhas de papel.

Cassata
Creme: 1 lata de leite condensado; 2 latas de leite de vaca; 3 gemas; 1 colher (sopa) de amido de milho.
Calda: Misturar 2 colheres (sopa) de Nescau em 1 copo (americano) de leite.
Cobertura: 3 claras, 4 colheres de açúcar, 1 lata de creme de leite.
250 de bolacha champanhe ou maisena.
Modo de fazer:
• Creme: Colocar no fogo o leite condensado, leite de vaca, gemas e amido de milho. Mexer até engrossar.
• Cobertura: Bater 3 claras em neve, adicionar açúcar, continuar batendo. Acrescentar suavemente 1 lata de creme de leite.
• Montagem no refratário: Bolacha champanhe, calda, creme, cobertura. Levar para geladeira até servir.

Gelatina céu cor de rosa

2 caixas de gelatina de morango.
1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca.
2 colheres (sopa) de amido de milho.
3ovos 1 lata de creme de leite.
5 colheres (sopa) de açúcar.
Modo de fazer: Preparar a gelatina como indicado na caixa e despejar num refratário.
• Creme: Misturar leite condensado, leite de vaca, amido de milho e gemas. Levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Deixar esfriar.
• Cobertura: Bater as claras em neve, ir adicionando o açúcar e finalmente o creme de leite.
• Montagem: Colocar sobre a gelatina já endurecida o creme e sobre o creme, a cobertura. Levar para esfriar. Pode enfeitar com morangos inteiros.

Gelatina pedras preciosas
5 caixas de gelatina nas cores: vermelha, verde, amarela, roxa, laranja.
1 envelope de gelatina incolor.
1 lata de creme de leite.
1 lata de leite condensado
Modo de fazer:
• Preparar cada gelatina (individualmente) com 1 xícara e meia de água. Levar para gelar em vasilhas individuais.
• Bater no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a gelatina incolor, previamente umedecida em água fria.
• Cortar as gelatinas coloridas em cubo e colocá-las num refratário grande. Adicionar o creme batido no liquidificador. Mexer delicadamente e levar para geladeira.

Manjar branco
1 litro de leite. 1 lata de leite condensado.
4 colheres (sopa) de amido de milho.
3 gemas. Baunilha a gosto.
100 gramas de coco ralado.
Calda de ameixas: 1 xícara de açúcar, 1 xícara de água e 10 ameixas.
Modo de fazer:
• Dissolver o amido de milho e as gemas no leite. Adicionar o leite condensado, o coco ralado e a baunilha. Cozinhar em fogo brando, mexendo sempre, até engrossar.
• Conferir se precisa adoçar mais. Se sim, adicione açúcar a gosto. Coloque num refratário molhado e leve para gelar.
• Cobrir com a calda de ameixas: Levar açúcar e água no fogo brando e quando ferver adicionar as ameixas. Deixar apurar até engrossar, mexendo sempre.

Mousse de chocolate
1 tablete (200 gramas) de chocolate ao leite.
½ envelope de gelatina incolor.
1 lata de creme de leite.
4 claras. 5 colheres (sopa) de açúcar refinado.
Modo de fazer:
• Prepare a gelatina com 5 colheres de água fria, deixe descansar e depois dissolva em fogo brando. Deixe esfriar um pouco.
• Ralar o chocolate e dissolver em banho maria. Misturar o creme de leite.
• Bater as claras (em neve) e misturar vagarosamente o açúcar. Continuando batendo. Misturar todos os ingredientes vagarosamente. Leve à geladeira.

Mousse de maracujá
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de suco de maracujá
Modo de fazer:
• Bater todos os ingredientes no liquidificador e levar à geladeira.
• Fazer uma calda com as sementes de um maracujá e ½ xícara de açúcar. Deixar esfriar e colocar sobre o doença frio.

Pão de mel
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (café) de cravo em pó
1 colher (café) de canela em pó
1 colher (café) noz moscada ralada

1 xícara (chá) de óleo 
1 xícara (chá) de mel 
2 xícaras (chá) de leite 
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de fermento em pó.
Modo de fazer:
• Peneirar e misturar bem os ingredientes secos numa vasilha. Juntar, aos poucos, o óleo, o mel e o leite. Assar em forno quente, pré-aquecido, em forma untada com margarina e polvilhada com açúcar misturado com canela. Após 15 minutos, reduzir a temperatura. Rechear com doce de leite e cobrir com chocolate derretido, em micro ondas ou brigadeiro mole com creme de leite.


Pera portuguesa no vinho (Carmen Silvia)
1. Colocar no fogo uma panela com 2 copos de vinho tinto + 2 copos de açúcar (uso 1 xíc de açúcar) por 10 minutos.
2. Colocar peras portuguesas descascadas, com o cabinho.
3. Deixar 30 minutos, virando algumas vezes.

Queijadinha (D. Zica)
Massa:
½ quilo de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar refinado.
2 a 3ovos
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de fermento em pó.
Leite que dê para amassar.
Recheio: Misturar e cozinhar, mexendo sempre: 2 coco (fruta) ralados, 1 sococo, ½ quilo de açúcar, leite para cozinhar com 4 colheres de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de margarina, 3 ovos.
Modo de fazer:
• Amassar bem a massa, cortar em rodelas e colocar na forminha de empada, bem esticada. Colocar recheio. Assar em forno quente, as forminhas dentro da assadeira.

Rocambole Prestígio (maravilhoso)
5 ovos batidos. 1 xícara (chá) de açúcar refinado.
1 xícara (chá) de farinha de trigo.
½ xícara (chá) de achocolatado.
1 colher (sopa) fermento em pó.
Recheio: 2 latas de leite condensado, 1 pacote de 100 gramas de coco ralado.
Cobertura: 300 gramas de chocolate em barra, para cobertura.
Modo de fazer:
Massa do bolo: Bater bastante os ovos, acrescentar o açúcar, batendo bem. Adicionar vagarosamente, sem bater, a farinha de trigo, achocolatado e fermento em pó peneirado.
• Montagem: Untar com margarina uma assadeira retangular. Forrar com papel manteiga. Untar com margarina o papel manteiga e despejar 2 latas de leite condensado e em cima o coco ralado. Despejar a massa do bolo. Assar em forno pré aquecido (180º C) por 5 minutos e 150º C por cerca de 15 minutos.
• Ainda morno, desenformar em um pano úmido. Retirar o papel manteiga e enrolar como rocambole. Cobrir com o chocolate derretido no micro ondas ou em banho maria.

* Dicas: usar assadeira retangular com 'paredes' altas (se ferver o doce de coco e escapulir pelas beiradas, não vai derramar). Deixe um pouco de papel manteiga 'sobrando' por uma ponta da assadeira. Pra saber se está pronto, levante esta aba e, se estiver começando a amarelar (faixas mais amarelinhas) está pronto o rocambole.

Rosquinha de nata Misturei duas receitas: – “Excelente, levíssima”, segundo Leomam, meu provador (ou cobaia rsrs) oficial)

Misture numa bacia:
    • 2 ovos
    • 2 xícaras de açúcar
    • 2 colheres (sopa) de margarina
    • 1 recipiente de margarina (500 gramas) com nata.
    • 1 pitada de sal
    • 500 gramas de maizena
    • Farinha de trigo até conseguir enrolar (ponto de nhoque)
    • Quando estiver bem misturado, acrescentar 1 e 1/2 colher (sopa) de fermento em pó.
Fazer os ‘anéis’ e colocar numa assadeira untada e enfarinhada.
Forno (se for elétrico - aquecimento somente embaixo) - 200º C, até dourar embaixo.

Sagu de vinho
6 xícaras (chá) de vinho tinto doce, marca Chapinha.
6 xícaras (chá) de água.
2 xícaras (chá) de sagu.
1 xícara (chá) de açúcar.
Modo de fazer:
• Ferver o vinho tinto doce, Chapinha, com a água. Acrescentar o sagu e mexer continuamente por 20 a 30 minutos. Pode adicionar canela ou cravo em pedaços.
• Acrescentar o açúcar e mexer por alguns minutos. Adicionar ameixa seca com caroço. Desligar antes que desapareçam todas as bolinhas brancas. Mexer enquanto esfria para não ficar empastado. Levar à geladeira.

Sequilho de Polvilho doce

500 gramas de polvilho doce
4 colheres (sopa) margarina
1/2 xícara de leite
1 copo (americano) de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo
Bater bem o açúcar e ovo.
Junte polvilho + margarina + leite + sal
Corte os biscoitos
Assar em forma untada por cerca de 20 minutos. Não deixe dourar. Forno 160 graus. 

Sorvetão
Caramelo: 5 colheres (sopa) de açúcar, ½ xícara de água.
Calda: 5 colheres (sopa) de Nescau e 10 colheres (sopa) de leite)
Sorvete: 5 gemas, 1 lata de leite condensado, 2 xícaras (chá) de leite, 5 claras, 5 colheres (sopa) de açúcar refinado e 1 lata de creme de leite.
Modo de fazer:
• Fazer o caramelo colocando no fogo o açúcar até derreter. Adicionar a água e depois de dissolver, esperar apurar. Colocar no fundo de uma forma com buraco no meio.
• Sobre o caramelo adicionar o leite com Nescau.
• Bater no liquidificador as gemas, o leite condensado e o leite. Levar ao fogo até engrossar, mexendo sempre até engrossar.
• Bater as claras em neve, adicionar o açúcar, batendo sempre. Adicionar o creme de leite. Misturar o creme e as claras batidas e despejar sobre a calda de chocolate. Colocar no congelador. Para servir, vire o sorvete num pirex.

Strogonoff de chocolate e morango (D. Tita)
½ kg de chocolate ao leite.
2 latas de creme de leite com o soro
3 latas de leite condensado
3 caixas de morango 1 colher (sobremesa) de margarina.
Modo de Fazer:
• Fazer um brigadeiro mole com o leite moça e margarina. Deixe esfriar
• Cubra o brigadeiro com o morango (lavado e inteiro)
• Derreter o chocolate ao leite no micro ondas e acrescentar o creme de leite com o soro. Cobrir com morango.


“Tu me farás ver os caminhos da vida; na Tua presença há plenitude de alegria, na Tua destra, delicias perpetuamente” (Salmos 16.11)



3 comentários:

Tia Marcia disse...

Quando vi o arroz doce, me lembrei....que delícia, testado e aprovado por mim e mais uma centenaaaa resrsrs.

Dodoston disse...

Tenho certeza que essas receitas são deliciosas, vou ver se preparo algumas pro meu jantar `a luz de velas !!! Jóston

xzuk disse...

Reginaaaaa!!! Acabei de fazer o arroz doce! Não é que ficou bom menina? Aqui em casa todo mundo provou e aprovou. hummmm! Agora é fazer pro resto da familia e pros amigos. Cada colherada um flash! O próximo será o sagu! Ah, o peixe também!
Quem sabe uma hora mando uma receita minha. Se aprovar é só postar! Bjs Myriam