“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


Aconteceu... Soli Deo Gloria!

Encontro de Casais em Alfenas (MG)
    2006: Minha princesa Deborah entrou em 3 faculdades de Medicina e a nossa opção foi Alfenas (MG). 
    Inicialmente: tempos difíceis de adaptação. 
    Agradecemos a Deus pela IPB e pela IPI que acolheram a Deborah com muito carinho. Como é bom pertencer ao povo de Deus! Nunca nos sentimos sozinhos, seja onde formos.

"Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, 
nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, 
é contigo por onde quer que andares" (Josue 1.9)

     Nos dias 27 e 28 de Outubro p.p. estivemos em Alfenas (MG) participando do Encontro de Casais. 
     Deixamos aqui o nosso agradecimento ao pastor Tato, Fran que gentilmente nos hospedaram. Casal que adotamos e nunca desgrudaremos :) - família nossa pra sempre. 
     Obrigada Ana Paula, coordenadora da Comissão de Casais da IPI - Alfenas,  pelo convite e por ser sempre tão atenciosa com nossa família.

     Servir a Deus é um grande privilégio e preciosa oportunidade de conviver, de pertinho, com servos: homens e mulheres de Deus. 
Deus os abençoe!

        
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Congresso de Homens - Foz do Iguaçú (PR)
     À convite do Ediúson estivemos participando do Congresso de Homens no Paraná, de 09 a 11 de Novembro p.p.
     Período muito enriquecedor no aprendizado, em conhecer os projetos que desenvolvem na área de Missões, nas amizades que fizemos e em rever Sônia, Ediúson, Abner, Tainah e Tâmara, amigos mais chegados que irmãos.

     Deus continue abençoando e prosperando muito a disposição, o zelo em servir ao Senhor - enorme privilégio e responsabilidade que desenvolvem com tanto amor. A vocês, todo nosso carinho e admiração.










~~~~~~~~~~~~~~

Encontro de casais em São Sebastião do Paraíso (MG)

'Deus que satisfaz os desejos do nosso coração'

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos,
nem os vossos caminhos os meus caminhos” (Isaías 55:8)

Os propósitos de Deus são insondáveis, misteriosos, perfeitos...
Por motivos que ainda não compreendemos, Deborah foi trabalhar em São Sebastião do Paraíso. Amamos a cidade. Pitoresca, muito agradável, pessoal do comércio muito atencioso.
Desde a primeira visita, Deborah encantou-se com um prédio no centro da cidade. Não tinha nenhum apartamento deste prédio disponível para alugar, nas imobiliárias.
Durante toda uma terça feira, visitamos vários apartamentos e nenhum fez com que nossos olhos brilhassem. Conversei então com o porteiro do prédio que a Deborah gostou, deixei nosso telefone e pedi que nos avisasse se algum apartamento desocupasse.
Na quinta feira, retornamos a Paraíso para conhecermos mais apartamentos e, neste dia, o porteiro ligou para nossa casa em Ituverava (SP) informando que na quarta feira um deles tinha sido disponibilizado para alugar. Leomam ligou em nosso celular e é ali que a Deborah mora hoje.

No meu coração entendi duas mensagens: Deus confirmando o Seu propósito da Deborah trabalhar em Paraíso e a alegria de desfrutar mais uma vez da Sua promessa:  Deus que satisfaz os desejos do nosso coração (Sl 37.4).

Estivemos na igreja e ficamos muito emocionados em constatar o quanto o trabalho presbiteriano tem prosperado prosperado ali, sob o pastoreio do pastor Edmar Vicente.

Meses mais tarde, tivemos a honra de sermos convidados pra ministrar no 1º Encontro de Casais. Foram momentos inesquecíveis onde conhecemos mais de pertinho alguns irmãos, nos deleitamos com a Chácara do Dr. Arthur e com o seu valioso projeto de disponibilizá-la para o trabalho do Senhor. Para isto, muitas obras finalizadas e em execução.

Obrigada irmãos pela recepção carinhosa, pelo convívio agradável. Deus abençoe suas vidas, familiares e continue prosperando este ministério pra honra e glória do Pai.













~~~~~~~~~~~~~~


Encontro com Ex-Orientados de Doutorado (Filhos na Ciência) e 
seus orientados (Netos na Ciência)

     Sábado (28/07/2012) - Ribeirão Preto (SP)
     Foi com muita emoção que reencontramos com Vagner e Darclet (ex-orientados de Mestrado e Doutorado - UNESP Jaboticabal). Junto com eles seus orientados (meus netos): André e o Heber (UEM - Maringá).
     Sentimento bom de dever cumprido, de multiplicação das sementes, de colheitas.
     Obrigada pela oportunidade, pelo carinho, pelos presentes significativos (uma abelhinha móvel e uma caixinha feita pela Camila - filhinha da Darclet). 
     Agradeço a família do André por ter nos recebido tão carinhosamente com um banquete delicioso. 
     Deus retribua, em Sua medida generosa e abundante, a alegria que me proporcionaram. Grande abraço! 
SOLI DEO GLORIA!


Vagner antes do presente surpresa.




Heber, Vagner, Regina Helena, Darclet e André.


Darclet, Regina Helena, Leomam, Vagner, Heber e André.

~~~~~~~~~~~~


Dia do Trabalho – 01/05/2012 – Franca

            Com muita alegria recebemos e aceitamos o convite do Rev. Allen Borges para ministrar (Leomam para os jovens e eu para os adultos) durante o pic-nic da família da IPB – Central de Franca (SP) juntamente com a IPB - Ebenézer, do pastor Joemar Teixeira.
Momento descontraído, de intimidade onde eu pude compartilhar a transformação que Deus operou em minha vida. De uma garotinha medrosa, sem esperança, que tinha decidido não se casar Deus fez surgir alguém que não somente desfruta da alegria do casamento como também se tornou fiel divulgadora da benção desta instituição.
       Almoçamos juntos, conhecemos novos irmãos, compartilharmos desventuras e aventuras... Valeu, foi muito bom! Agradecemos o convite e pedimos a Deus que continue fortalecendo, animando o Seu povo para que floresçam e frutifiquem, cada dia mais. 



 ~~~~~~~~~~~~

SAF – IPB – Cidade Ademar
28 - 29 de Abril de 2012

        Jaboticabal: final dos anos 90 e primeira década do século 21. Igreja Batista, Igreja Presbiteriana do Brasil. Muitos e preciosos amigos. Alguns permaneceram em nossas vidas. Dentre eles Marilene Rosinelli: marcou nossa história pelo convívio agradável e, principalmente, por termos presenciado o agir de poder e graça de Deus em nossas famílias. O compartilhar de tantos milagres fez crescerem a comunhão, o carinho e a fé evidenciando a essencialidade da igreja na vida cristã.



Abril de 2012: atendendo a uma indicação da Marilene, tive o privilégio de ministrar no sábado para a SAF da IPB – Cidade Ademar e, no domingo (EBD), Leomam ministrou pros jovens e adolescentes.




Inexplicável o reencontro de pessoas que tem afinidade. Apesar de tantos anos afastados fisicamente, pareceu que retomamos o assunto do dia anterior.
        Foi muito bom saber do que Deus continua fazendo na vida desta família e do carinho que os envolvem nas igrejas que congregam.


 











                         Agradeço a todos, Diretoria da SAF, Rev. Márcio Roberto Alonso e Conselho da IPCA, Marilene, Filipe, Lucas e agregados (Sem. Herley Rocha Souza; Felipe Donatangelo e Thiago Rodgers) por nos receberem com tanto zelo. 
Deus os abençoe!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

II Acampamento de Mulheres - Jundiaí - 23-25 de março de 2012

            Deus tem me dado oportunidades ímpares. Estive a convite da IPB (Central) de Jundiaí, por indicação do Pastor Israel Trajano Lopes e Valéria Flávio no II Acampamento de Mulheres.

            Momento especial: a acolhida amorosa de Nelma Ernesto e das novas amigas. Foi muito edificante e divertido estar com vocês apesar de estarmos cercados de aves de todos os tipos: corujas, cheias de entusiasmo, relatando os feitos dos filhos (atividade que eu participei ativamente - rsrsrs); rouxinóis cantando pelas madrugadas (‘hora da saudade’), sob a batuta magistral de Miriam Visnadi. Daí era dormir... dormir? Uma cochilada. Afinal, dormir é pros fracos não é mesmo Ângela e Miriam? Os fortes, como os pássaros, acordam o sol... Hahaha.
Mas a causa era nobre: no silêncio da manhã caminhar, louvando a Deus, até o cantinho de oração.
            Aprendi com a Nelma e gostaria de compartilhar. Nas paredes de uma sala reservada quadros com pedidos (específicos) de oração juntamente com versículos correspondentes. Na frente de cada quadro almofada e cadeiras. Lugar precioso, sublime, de buscar o Pai e se derramar diante d’Ele:



            Foi muito bom estar com vocês, com o meu grupo de estudo (Adriana Fagaraz, Cláudia Andréa Possani, dentre outras), aprender arte com Ivana Leite (desafio grande para aluninha que vos fala), admirar a habilidade e desfrutar da generosidade da Rosângela Emerich Heringer e demonstrar nossa criatividade (não memória - pois só havia jovens) no jantar dos anos 60.



Não me lembro de todos os nomes, se alguém puder deixar nos comentários, fico agradecida.  Entretanto, lembro-me bem das histórias, das lutas, dos sonhos de muitas, bem como os rostinhos que ficaram tatuados em minha memória. 

            Agradeço a Deus, ao Rev. Luis Roberto Navarro Avellar (bem como o Conselho da IPB de Jundiaí), Pastor Israel e às estas valorosas mulheres pela oportunidade e peço que as bênçãos do Pai Eterno fluam abundantemente na vida de todos. Grande abraço.
SOLI DEO GLORIA!


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Igreja Presbiteriana de Monte Alto (SP)
Um sonho de 26 anos que se concretizou há dois anos atrás. De Congregação a Igreja! 
Um projeto que participamos, mesmo à distância, nos últimos 13 anos.
Obrigada Rev. Márcio Siqueira, Márcia, Conselho desta amada igreja pelo convite: ministrei na EBD e o Leomam no culto à noite, no seu aniversário comemorado no dia 20 de março de 2012.

“Aleluia! Na reunião do povo eu louvarei a Deus, 
o Senhor, com todo o meu coração, junto com os que lhe obedecem.
Como são maravilhosas as coisas que Ele faz!
Todos os que se alegram por causa delas querem entendê-las.
Em tudo o que Ele faz há glória e grandeza;
a Sua fidelidade é eterna...
Que o Senhor seja louvado para sempre!” (Salmo 111 – NTLH)




Rev. Márcio Siqueira nos abençoando, 
antes da Palavra de Deus por meio do Leomam


Preciosos amigos de IPB - Jaboticabal, conosco.
Zé Paulo, Ana Paula, Luana, amamos vocês!



Irmãos amados da IPB de Monte Alto: 
Deus continue prosperando este ministério, 
para Sua honra e glória!


Minha amada irmã e amiga Márcia louvando a Deus!




~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Retiro Espiritual de Carnaval - 17 - 21/02/2012 - São Joaquim da Barra
         Retiro com as IPB de Ituverava, São Joaquim da Barra e alguns irmãos de Ribeirão Preto. Muitas barracas armadas (cerca de 90 pessoas), comida deliciosa preparada pelos irmãos Ernani/Maria Luiza, Sônia e Luciana.
         Alimento espiritual precioso e inigualável. Deus ministrou em nossos corações, com o Seu poder e graça. 
        
  Tema: Compromisso em buscar, orar, renovar pensamentos, transformar atitudes, lapidar caráter sempre em busca de agradar ao Pai.

“... Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável,
tudo o que é justo,
tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama,
se alguma virtude há e
se algum louvor existe,
seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8)
                                              
        Agradar a Deus acima de tudo, sem se tornar refém do outro ou cúmplices do seu pecado, nunca negociar ou banalizar o sagrado: “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5.30).

        Refletindo:
Plante um pensamento, colha uma ação;
plante uma ação, colha um hábito;
plante um hábito, colha um caráter;
plante um caráter, colha um destino (Stephen Covey)

       Sugestão para aplicação:
       Plante o pensamento de orar em todo tempo e de reservar uma hora por dia, pelo menos, pra buscar o Senhor em oração.
         Plante a atitude de orar e perseverar na oração...
       O hábito se desenvolverá, seu caráter será transformado, refinado como ouro puro e o seu destino será mudado pelo Jeová el Shadai, o Deus Todo Poderoso:
     
“Então, me invocarei, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.
Buscar-me-eis e me achareis
quando me buscardes de todo o vosso coração.
Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte” (Jr 29.12-14)

Algumas fotos ilustrativas deste momento especial, de muitos desfrutes:






~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



FORMATURA DA DEBORAH

       Gostaria de compartilhar com os meus amigos o quanto Deus tem sido bondoso para conosco. 
        Após 6 anos, período que pudemos desfrutar da provisão e do cuidado de Deus, nossa filha Deborah formou-se em Medicina.
       Há tanto pra agradecer. Tantas viagens, sob a proteção do Pai. O zelo de Deus em prover uma igreja (Igreja Presbiteriana Independente de Alfenas) amorosa, pastor Tato e sua esposa Fran que se tornaram parte de nossa família, amigos e colegas preciosos; minhas irmãs, esteio, intercessoras perante Deus. Não posso deixar de citar a Gaby que esteve presente quando a Deborah precisou de cuidados médicos. A provisão financeira para mantermos Deborah; condições, capacitação e portas abertas para que ela se formasse.
       
       Como agradecer a Deus? Não há palavras capazes de fazer isto. Peço que o Espírito Santo interceda, me ajude a louvá-lo e só posso dizer: "Meu Deus, muito obrigada. Nossa vida é sua, nossos filhos são seus, nosso futuro só tem sentido na Sua Presença. Usa-nos como bem lhe aprouver e que a vida, profissão de NOSSA (Sua e nossa) filha seja usada para Sua honra e glória somente".
      Agradeço a todos que, de uma forma ou de outra, intercederam, animaram, ajudaram de alguma maneira. DEUS OS ABENÇOE!
 
A ELE E, SOMENTE A ELE, TODA GLÓRIA E TODA A NOSSA ADORAÇÃO!!!
Soli Deo Gloria!!!

Deborah discursando: "Uma Palavra aos Mestres".

 Nós, minha irmã Carmen Silvia e amigos preciosos.


 
Paula, Thiago, Carmen Silvia. 
Obrigada a vocês e também a Renata, Dany e Lucas 
pela presença que muito nos alegrou.



Leomam, Deborah, Regina Helena, Cynthia e Leandro.



 Pastor Tato, Deborah e Fran.



Ana Júlia, Deborah, Juliana e Gaby:
colegas, amigas, colegas de república 'base'.


Pessoal da Igreja Presbiteriana Independente de Alfenas.
Obrigada a todos pelo carinho inesquecível. Deus os abençoe!




~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


“...Amigos mais chegados do que um irmão (Pv 18.21)”

Momentos deliciosos! 


"Vinde, ouvi, todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que tem Ele feito por minha alma... Deus me tem ouvido e me tem atendido a voz da oração. Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a Sua graça" (Sl 66.16-20)
 
Neste final de semana (30/09 a 02/10/2011) estivemos no Congresso de Casais da Igreja Nazareno Central de Campinas, em Poços de Caldas. Convivemos com casais que nunca tínhamos visto, mas nos sentimos em casa, membros da mesma família do Pai Eterno!
 Seguem algumas fotos deste encontro e do jantar especial, anos 60:

Culto durante o Congresso: Palavra do Pai pra nossas vidas!








~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Estivemos visitando a Deborah em Alfenas (MG) - 25-26/09/2011. 
Agradeço muito ao Pastor Tato e Fran pelo carinho, achego que deram a minha 'princesinha' durante todos estes anos. Que o nosso amado Pai os recompense com porção dobrada, transbordante, generosa e atenda os sonhos dos seus corações:

"Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos anjos" (Hb 6.10).


 Deborah: Igreja Presbiteriana Independente de Alfenas (MG)


Caminha da Deborah, feita pelo Inho.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Santa Cruz da Esperança e Cajuru (SP) – (30-31/07/2011):
    Quase dez anos atrás (2003) estávamos ministrando curso pelo SEBRAI-SAI, em
    convênio com a UNESP, numa pequena cidade do interior de São Paulo: Santa Cruz da Esperança.
    No intervalo da aula, uma senhora perguntou: - “Você é evangélica?” Não sabíamos que aquele era um momento histórico. Nascia uma linda amizade com uma ‘família mais chegada do que um irmão’.
    Lembro-me de uma noite fria, a gente dando aula à noite e o convite da Wanda: - “Vocês não vão embora sem passar na fazenda pra comer galinha caipira com milho verde, que preparei pra vocês...” Gennnnnnnnte, que maravilhoso, que sabor, que aroma, tudo de bom!
    Nossos filhos tornaram-se amigos e, de lá pra cá, quanta coisa boa, quantas saudades.             Saudades das conversas ao pé do fogão; das cantorias na varanda, em louvor a Deus (êta povo que canta bem e gosta de cantar – já nasce cantando, não é mesmo Luiza?); dos quitutes ‘baum’ demais; das torcidas pros filhos nos jogos de futebol, vôlei; curtindo férias, feriados, passagem de ano. A urgência da ida da Deborah pro sítio, pra chuva cair...
    Saudades de nossas idas pra Mauá, visitar um dos irmãos, Paulo, e sua preciosa família. Participar (quanta honra!) de comemorações como Círculo de Oração das senhoras, encontros de casais em sua igreja (Igreja Assembléia de Deus – pastor Samuel e família): povo santo, povo de Deus!
                Neste final de semana mais uma vez provamos desta hospitalidade, deste carinho indescritível. Foi muuuuito bom. Dormir na fazenda, acordar com o cantar do galo, comer galinha caipira com trigo – fabuloso! Leomam ministrou no sábado à noite na Igreja Metodista do Brasil (Cajuru - SP) e na EBD  da fazendaI (greja Metodista do Brasil).
    Obrigada por tudo, Deus os abençoe sempre e muito!
    “Paz seja com os irmãos e amor com fé,
    da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo” (Ef 6.23)






    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Igreja Assembléia de Deus - Taquaral (SP) - (02/08/2011)
      Ano 1991. D. Dalila começou a trabalhar em nossa casa, cuidar dos nossos filhos(Leandro e Deborah), ainda pequenos. Aos poucos, fomos conhecendo e admirando seus familiares e nasceu um relacionamento muito intenso.
                  D. Dalila casou-se e foi morar em Curitiba (PR), mas o que é bom permanece.

                  Na última terça feira (02/08) foi o aniversário de um aninho do José Pedro, filho da Elaine e do Carlos (irmão da D. Dalila). Passaram por momentos difíceis, preocupantes quanto à sobrevivência deste bebê. Mas... se não fosse o Senhor que esteve ao seu lado (Carlos e Elaine que o diga), não poderíamos ter comemorado, com muito júbilo, esta vitória.
                  Agradeço muito o convite pra ministrar nesta bela festa. Quase duzentas pessoas comemorando a vida de José Pedro. Louvamos a Deus por isso e por esta bela oportunidade. Deus os abençoe:
      “Se não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado, Israel que o diga...
      então as águas nos teriam submergido sobre a nossa alma.
      Bendito o Senhor... que salvou a nossa alma... quebrou o laço e nós nos vimos livres.
      O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra”  (Sl 124)







      ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


      Ituverava (04/08/2011):
                    Por diversos motivos, nos mudamos para Ituverava (SP). Confesso que, durante os preparativos de mudança, as preocupações eram muitas. Estávamos deixando tantos amigos preciosos. Entretanto, quando estamos dentro da vontade do Pai, os caminhos são aplainados e as portas abertas.
        Mudamo-nos na vizinhança de uma médica veterinária (Marly Wanderley) pra lá de especial. Ela e sua família nos acolheram com um carinho, uma bondade impar. Trouxeram ânimo, alento aos nossos corações. 
                    Ontem, Marly me convidou para um cafezinho em sua casa. Que delícia! Bom demais! Conversa boa, edificante, diante de um banquete. Obrigada minhas amigas pelo cuidado, pelo zelo em nossa amizade desde que nos conhecemos. Deus as abençoe e contemple os sonhos de seu coração.
        “Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós...
        Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós
        há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.3-6)


         ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


        Igreja Presbiteriana Ebenézer - Franca
        2o. Chá da Amizade - SAF

                        Com muita alegria participamos do 2o Chá de Amizade organizado pela SAF - Federação de Franca. O tema escolhido foi: "Floresça onde está plantado". Foi uma experiência edificante para nossas vidas. Agradeço o carinho e a atenção de todas as amadas irmãs presentes e também dos seus pastores.

        "Volta, ó Israel, para o Senhor teu Deus...
        Serei para Israel como orvalho, ele florescerá como o lírio e 
        lançará as suas raízes como o cedro do Líbano. Estender-se-ão os seus ramos... 
        Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão.... 
        Eu te ouvirei e cuidarei de ti;... de mim procede o teu fruto" (Oséias 14)





        ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


        Igreja Presbiteriana Central do Gama (Brasília - DF): 10-12/06/2011

        Estivemos na Igreja Presbiteriana do Gama - IPCG (Brasília – DF). Rever o pastor Magno, sua família e conhecer suas ovelhas foi um refrigério do Pai para nossas vidas. Como precisávamos disto! Agradecemos a estes amados pelo inestimável carinho e, especialmente, ao Rev. Magno, por tudo que tem  nos ensinado no tocante a Palavra de Deus.





        ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

        Igreja Batista Betel – Moreira Sales (Paraná)


                    Com grande alegria aceitamos o convite desta igreja, em maio deste ano. Foi um momento ímpar. O tempo parou e as lembranças afloraram, com todo ímpeto, trazendo cor, forma, sentimentos. Revimos amigos preciosos do início do nosso casamento. Leomam relembrou momentos especiais, hilários, com ex-colegas do ‘Grupo Escolar’.
        Rimos, choramos juntos, sentimos Deus ministrando com o Seu poder e graça para os casais e também, para toda igreja.
                     
        Obrigada irmãozinhos pela confiança em nós depositada, pela oportunidade de compartilharmos do amor inigualável de Deus e do que Ele tem feito por nós e em nós... Vocês sempre farão parte de nossa vida, da nossa história. 

        Que a benção do Pai seja abundante em suas vidas:

        “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Teu nome dá glória...
        Por que diriam as nações: Onde está o Deus deles?
        Confiam no Senhor os que temem o Senhor;
        Ele é o Seu amparo e o Seu escudo.
        De nós se tem lembrado o Senhor, Ele nos abençoará;
        abençoará a casa de Israel, abençoará a casa de Arão.
        Ele abençoará os que temem o Senhor, tanto pequenos como grandes.
        O Senhor vos aumente benção mais e mais, sobre vós e sobre vossos filhos.
        Sede benditos do Senhor...
        Nós, porém, bendiremos o Senhor,
        desde agora e para sempre. ALELUIA!” (Sl 115)