“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 3 de abril de 2017

"Deserto: disciplina do curriculum de Deus para nossa vida"

A UNIVERSIDADE DE QUERITE  (1 Reis 17:2-5)

O Rei Acabe (por volta de 850 a.C) casou-se com Jezabel, uma mulher perversa, adoradora de Baal. 
A situação em Israel estava tensa e o povo começou a se afastar de Deus e a adorar ídolos estranhos. 
Então Elias, indignado e, sob a direção de Deus, comunica ao povo que a terra passaria por um momento de seca, sem chuva e sequer orvalho. 
A seguir, Elias retira-se para o lado oriental, escondendo-se junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão. 
Alí, Deus ordena que corvos levem pão e carne para Elias, pela manhã e ao anoitecer. Elias bebia água da torrente, mas um dia ela também secou.
Então, Deus manda que Elias vá até Sarepta onde seria alimentado por uma viúva.
O que este momento ímpar na vida de Elias me ensina?
1. Com Deus, mesmo num deserto, não passamos necessidades.
"Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão" (Sl 37.25)
O deserto não é um acidente de percurso. Com Deus não há acaso.
Na Universidade de Querite, Elias fortaleceu a sua fé e aprendeu a depender de Deus. 
Um Deus que usa corvos, viúvas, o inusitado pra suprir nossas necessidades.
Um Deus que tudo pode e nenhum dos Seus planos pode ser frustado (Jó 42.2).
Um Deus que sabe o que faz. 
Lembro-me de uma missionária. Estava voltando de uma viagem, totalmente sem dinheiro. Conversou com Deus: "Pai, eu não tenho dinheiro algum pra pagar o último trecho da minha viagem. Não quero pedir dinheiro pra ninguém, sou sua serva, sua funcionária e creio no Seu poder de resolver esta questão".
Chegando na rodoviária, foi para fila do guichê. O rapaz da frente estava demorando, o caixa não tinha troco. Então, o rapaz virou-se e, com alegria, a reconheceu. Disse ao caixa: "Adiciona a passagem desta senhora aqui".  
Como eu sei desta história? Na hora, esta nossa irmã não comentou nada com este rapaz, que era grande amigo nosso. Um dia, ela pediu que eu contasse a ele.

2. No deserto, Deus trata do meu interior, trabalha em mim, me preparando para trabalhar através de mim. 
Deus tirou Elias dos holofotes, dos aplausos e o enviou para o deserto da solidão, para o anonimato, para a carência.
Convém que Ele cresça e eu diminua (Jo 3.30).
O deserto mostra ao meu coração o quanto sou pequena e o quanto necessito da providência de Deus.
Muitos servos de Deus cursaram a Universidade do deserto: Moisés, Davi, Jeremias e, no deserto, o caráter destes grandes homens foram moldados e preparados para uma grande missão.
Sem dúvida, o deserto faz parte do curriculum de Deus para a nossa vida. 

3. No deserto aprendemos a valorizar mais o Provedor do que a provisão
Moisés não dependia da mesa farta do Egito e sim da provisão de Deus.
Elias não desfrutava do palácio de Acabe e sim, da mesa farta do Senhor, mesmo no deserto. 

Muitos jazem no deserto porque olham a circunstâncias e não o Deus das circunstâncias. Deus, Pai de amor, que quer se relacionar intimamente com o homem.

Quando estamos fartos de vitórias, nossos corações podem se ensoberbecer e acreditar que somos suficientes. Então, quando as provações vem, ficamos confusos e abatidos. Por que? Porque cremos nas circunstâncias e nos esquecemos do Deus das circuntâncias. 
Um Deus que muitas vezes nos leva ao deserto para falar ao nosso coração, pra tratar conosco no nosso íntimo, pra nos acordar para o projeto que Ele tem destinado a nós.
Ah, o toque transformador de Deus... Toque que cura, que renova, que gera esperança e transforma uma vida mediócre numa vida extraordinária.
A Presença, o toque e a direção de Deus é tudo que eu anseio e preciso pra não desperdiçar minha vida.
 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23-24)
Mostra-me Senhor o que tem me distanciado da Sua Presença, do Seu toque, do Seu projeto. Perdoa meus pecados. Limpa-me, purifica-me, endireita minha vida. Restitui-me a alegria da salvação, a alegria em servir ao Senhor, a adorá-Lo, por inteiro. Em nome de Jesus. Amém!"



Nenhum comentário: