“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 17 de agosto de 2016

'Decoração ou de coração?'

Há quem diga que Salomão escreveu 3 livros: 
Cantares: no auge, no vigor de sua juventude. 
Eclesiastes: numa crise de meia-idade e 
Provérbios: Salomão, já idoso, coloca a sabedoria de alguém que muito viu, muito viveu.

Em Eclesiastes, Salomão cita 37 vezes a palavra vaidade.

Mas, o que significa a palavra Vaidade? Significa vazio, vácuo, fútil, frívolo, ilusão, sem valor.

Imagina a cena: Salomão no trono, mergulhado numa crise existencial, considera: "Durante toda minha vida, eu me ralei pra possuir coisas inúteis, pra que, no final, outro desfrute... acho que desperdicei o meu tempo!"

O poderoso rei testemunha que teve de tudo, andou por tantos caminhos em busca de novidades, mas nada obteve de novo. Então, declara geração vai, geração vem e tudo que vivemos e sentimos já foi vivido e sentido por alguém. Tudo que pensamos já foi pensado por alguém. Enfim, confirmando a máxima tão conhecida: 'Nada se cria, tudo se transforma!'

Vaidade, tema oportuno numa época em que se valoriza mais a aparência, a embalagem, a capacidade de consumo, o efêmero do que o conteúdo, os sentimentos, o que realmente permanece.

O vaidoso luta pra agradar a todos e não aceita derrota, crítica, indispondo-se contra quem o admoesta. Busca e se alimenta de aplausos e de elogios.

A vaidade como cuidado pessoal é válida e necessária. 

Entretanto, a vaidade em excesso, quando deixa de ser um detalhe e passa a ser objetivo principal de vida pode se chamada de neura, obsessão. 
Tudo que é exagero torna-se sobra, lixo, descartável: comer demais, exercitar-se demais, trabalhar demais, falar demais. 

Hoje, muitas pessoas sofrem ao lutar pra manter o aplauso da multidão, a beleza eterna. Dias atrás, Angelina Jolie foi internada com anorexia. A princesa Diane sofria de bulimia. 

Recentemente (história verídica), na China, um lindo casal teve filhos muito feios. O rapaz ficou intrigado e achou que tinha sido traído pela sua linda esposa. Finalmente ficou sabendo que a beleza dela tinha sido arduamente fabricada por várias cirurgias plásticas, em sua tenra adolescência. Indignado, divorciou-se! Casara com a sua embalagem e não o seu conteúdo! 

Este é o mundo em que vivemos e provado até por Salomão! Formado por seres insaciáveis (Ec 1.8), sempre querendo mais.


Lembro-me de uma história que minha mãe contava: 'Um pescador pescou, certo dia, o rei dos peixes e, por se compadecer dele e soltá-lo, ganhou o direito de chamá-lo sempre que quisesse, usando um assovio na beira do rio. Poderia ainda pedir o que quisesse e seria feito. Neste primeiro encontro declarou ao peixe que morava numa choupana e não sentia necessidade de mais nada. Ao contar para a sua esposa, ela ficou indignada. Ele poderia ter pedido que a sua choupana se transformasse num chalé rodeado por um jardim florido. Assim aconteceu... Entretanto, de tempos em tempos, ela insistia para o marido voltar e pedir uma casa maior e melhor, carros, viagens. As brigas começaram, assim como a sua infelicidade... Nada satisfazia este casal. Finalmente decidiram pedir a volta de sua choupana. Eram felizes ali e não sabiam'. 


Alguém disse: 'Dê ao homem tudo o que ele quiser e logo ele verá que o tudo não é tudo'.

Muitos pensam que se fosse rico, famoso e popular, seria feliz. Salomão diz que não (Ec 6.7) e a história tem demonstrado isto, em verso e prosa.

Ah, como precisamos valorizar o que temos e quem somos... Sem se acomodar, sempre procurando melhorar, mas sem tantas cobranças e exigências.
Deus nos criou de modo admirável (Sl 139.13-14). Um poema, feitura d'Ele, uma obra prima, única, ímpar.
A melhor cirurgia plástica é aquela que ninguém percebe, que vem do coração.
"O coração alegre aformoseia o rosto..." (Pv 15.13).
O que adianta ter o rosto 'esticado', 'siliconado', jovem e belo se o interior é ranzinza, mal humorado? Pessoas que repelem outras pelo seu azedume, pela sua permanente insatisfação. 
Por outro lado, há pessoas que, ao nascer, não foram tão beneficiadas, que possuem traços considerados feios, assimétricos e que, no entanto, atraem a todos, por onde passa, pela sua ternura, ânimo e por sua conversa deliciosa e interessante.
Precisamos cuidar do exterior, mas principalmente, cultivar o nosso interior, valorizando os pontos positivos, ser feliz com o que temos.

Sermos não só aparência, DECORAÇÃO e sim, DE CORAÇÃO.

Decoração é o que fazemos para nos enfeitar, para valorizar nossa aparência. Muitas vezes, trata-se de uma máscara que tenta, inutilmente, disfarçar a tristeza ou o azedume do coração.
Por outro, de coração é o que fazemos de modo sincero, autêntico, verdadeiro.

O que temos praticado, os nossos valores, a nossa fé são decoração ou de coração?


Como a decoração que se deteriora com o tempo, a beleza externa é passageira e enganosa (Pv 6.25-26; 31.30). O que é de coração permanece!


Certo dia li a história de uma moça linda, norte-americana, 'líder de torcida', que causou notícia e inveja quando começou a namorar o melhor atleta da escola, o jovem mais popular. Entretanto, anos após ter se casado com ele, sua vida se transformou numa tristeza sem fim. O atleta se transformou num velho barrigudo, vagabundo. A moça se esfolava para cuidar dos 3 filhos e sustentar sua casa, além de conviver com um marido violento e bêbado.


A beleza da vida é vivê-la com equilíbrio, com prioridades honradas, sem perder o foco do que é realmente relevante. Aonde quero chegar? 

Gostaria de refletir com você: 'Na nossa velhice, que lembranças gostaríamos de ter quando lembrarmos do passado que vivemos hoje?'
Muitas vezes corremos tanto pra, finalmente, descobrirmos que corremos atrás do vento, em busca do que é inútil.
Precisamos ter foco e concentração. Estas duas qualidades geram fogo e resultado!
"Luz difusa produz pouco brilho, mas luz concentrada produz fogo"!

Sim, há um lugar que quero sempre estar, um lugar onde não tenho que provar nada. Este lugar é na Presença de Deus! 
Melhor lugar para se estar... Lugar onde os objetivos da minha vida se tornam claros, onde me fortaleço e me capacito pra cumprí-los. Lugar que me ensina a fazer tudo 'de coração'.


"...no entanto, não vos desvieis de seguir o Senhor, mas servi ao Senhor de todo o vosso coração. Não vos desvieis; pois seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam e tampouco vos podem livrar, porque vaidade são (1 Sm 12.21)

Nenhum comentário: