“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 30 de novembro de 2015

'Navegar é preciso, viver não é preciso'

        'Navegar é preciso, viver não é preciso'. 
        O trocadilho refere-se ao verbo precisar não no sentido de necessidade e sim de exatidão.         
         Muitos atribuem, erradamente, esta frase a Fernando Pessoa. Na realidade, segundo os estudiosos, é de autoria do general romano Pompeu (70 a.C). Conta-se que este general, ao receber a incumbência de trazer trigo de locais distantes para Roma, mesmo reconhecendo os perigos da navegação, Pompeu animou seus auxiliares com esta palavra.
         
         Navegar, especialmente nos tempos atuais, com tecnologia náutica avançada pode até ser (em tese, pelo menos) preciso, exato. 
         Entretanto, quando pensamos na vida nos deparamos com muitas incertezas. Não sabemos quando e como findará e o que encontraremos pelo caminho já que a vida é uma caixinha de surpresas que não segue um padrão previsível.

         É verdade, 'viver não é preciso'. São tantas oscilações, num mundo de transformações, mudanças de valores, de tempestades inesperadas, convivendo com pessoas imprevisíveis e com pensamentos difíceis de decifrar.
         Para quem gosta de organização, tudo formatado, agendado é extremamente complicado. Muitos entram em surto. Desiludidos, após muitos conflitos e traições, se isolam em suas casas, mantendo-se ligado ao mundo exterior somente por meio de computadores e amigos virtuais.

      Entretanto, usando a navegação como referencial, podemos pensar que nossa vida não é um barco pra ficar ancorado nos portos. Para desfrutarmos de uma vida plena devemos enfrentar os mares da vida, com objetivos e estratégias racionais, na dependência de Deus.
       Com a certeza de que tudo (mesmo os maiores imprevistos) cooperará para o nosso bem se seguirmos a vontade de Deus.

         Conta-se que certo capitão precisava, em sua rota habitual, entrar com seu navio num braço muito estreito do mar, ladeado por rochas. Num momento específico precisava manobrar com precisão para, com segurança, alcançar o porto. Perguntaram-lhe como conseguia fazer isto à noite, sem errar e ele respondeu: - 'Sou guiado por luzes. Está vendo ao longe 3 luzinhas? Quando elas estão alinhadas, sei que é hora de mudar o rumo'.
     Leomam meditou certo dia sobre esta ilustração considerando o alinhamento de 3 luzes para sabermos a vontade do Pai:
1. Sonhos de mudanças. 
2. Mudanças que não contrariam a Palavra soberana de Deus e que, portanto, não prejudicam ninguém.
3. As circunstâncias e oportunidades propícias. Portas que se abrem enquanto outras, tão familiares, se fecham. 

         Ah, como precisamos ficar atentos ao alinhamento das luzes que Deus coloca no nosso caminho para, no tempo certo, dar uma quinada em alguma área da nossa vida. 
         
         É interessante como a vontade de Deus é um círculo. Se buscamos a Deus, com submissão e disposição em fazer a Sua vontade, Ele coloca sonhos, desejos em nosso coração que faz parte do projeto d'Ele pra nossa vida:
"A intimidade do Senhor é para os que O temem, 
aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança" (Sl 25.14)

         Os sonhos do Senhor não são medíocres. Pelo contrário, são extraordinários! O projeto de Deus para nós é muito maior do que ousaríamos sonhar:
“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram,
nem jamais penetrou em coração humano o que
Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Co 2:9).

         Juntamente com o sonho, Ele vai nos preparando. Muitas vezes usando o sofrimento, as perdas, as frustrações, portas tão familiares fechadas. Da mesma forma que o lapidador vai lapidando e polindo o diamante bruto, reduzindo as rugosidades, expondo o seu brilho. 
        O que precisamos é ter paciência e perseverar, guardando a fé, a esperança, a paz de que nossa vida está nas mãos de um Deus de poder e graça e que, no devido tempo, nos dará visão pra enxergarmos as estradas que Ele estava preparando, mesmo no silêncio, para nós.
         É fascinante! É extraordinário! É real! 
         Enquanto escrevo, diversas situações pelas quais passei vão desfilando em minha memória. 


         Aos 14 anos de idade comecei a trabalhar como secretária na Cruzada Mundial Evangélica e, aos 16 anos, no Banco Mercantil de São Paulo (em Ribeirão Preto), onde atendia o balcão preenchendo os depósitos, conferindo os saldos dos clientes já que não havia computadores na época (tempos difíceis, mas desafiantes rsrs). 
         Às 18 horas voltava pra casa rapidinho pra tomar banho e comer alguma coisa antes de ir pra escola. Fiz a Escola Normal - Magistério infantil. Depois da aula mergulhava num 'mexidão' feito com a comida que tinha sobrado e, por cima, a grande estrela do meu prato - um ovo estrelado (até hoje amo demais). 

         Deus colocou um sonho no meu coração. Entrar na USP de Ribeirão Preto. Ouvi algumas pessoas dizendo: 'Você vai prestar USP? Tá com coragem, hein?' É verdade! Eu nunca tinha estudado Física e Química na minha vida. Prestei. As provas eram pela manhã. Lembro que eu fazia tudo rapidinho e descia correndo (literalmente correndo) porque precisava estar no banco pra trabalhar ao meio dia. Pela misericórdia e projeto de Deus, entrei! Assim como, logo após a formatura, entrei no Mestrado e, depois, no Doutorado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, tendo finalizado ambos com nota 10, distinção e louvor.
         Louvado seja Deus porque muda a nossa sorte!** 

"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 
Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 
Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte..." (Jr 29.11-14).

         Este é o nosso Deus, que vem ao nosso encontro e muda a nossa sorte! Depositemos o nosso futuro em Suas mãos e Ele nos ensinará a alinhar as luzes para que algo excepcional aconteça. 
"Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração" (Sl 37.4). 

         Viver não é 'preciso', não é uma ciência exata, mas é uma experiência fantástica, inusitada se for dirigida por um Deus que é Pai e se alegra em surpreender Seus filhos com presentes extravagantes!
        Deus que dirige nossa história, nos protege, nos presenteia com curas, com tamanho amor que torna o viver inesperado, mas pleno em beleza e realizações.
         Sim, navegar é preciso, viver também é preciso (exato), pela ótica da eternidade, quando o fazemos sob a direção de Deus! Inesperado e imprevisível para nossa compreensão limitada mas, exatamente o que precisamos para nosso aperfeiçoamento rumo a estatura da plenitude de Cristo (Ef 4.11-14).

*http://www.defesaaereanaval.com.br/tag/navio-veleiro-cisne-branco-u-20/
** Leia sobre nossa mudança pra Uberlândia em 'Por que Uberlândia?': http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2013/06/alinhando-para-um-novo-rumo-por-que.html

Nenhum comentário: