“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quinta-feira, 24 de setembro de 2015

'Quero ser alguém que se importa...'

         Viajando pra Holanda ou, mais precisamente Nederland – Países Baixos, fiquei impressionada com sua história. 

        Originalmente, trata-se de uma região extremamente plana, pequena em sua área e com a maior parte de sua extensão mergulhada na água por estar abaixo do nível do mar.  Além disso, esta região é caracterizada por ventos intensos e desconfortáveis.
        
O que fazer? Lastimar? Abandonar 'o barco'?
         Não foi assim que fizeram. Pessoas de coragem, não se curvaram perante as dificuldades do seu país. Com sabedoria e empenho, protegeram o seu reduto com barragens e diques. 

 Do limão fizeram uma deliciosa limonada! 
        Ao invés de reclamarem dos ventos, usaram sua energia (eólica) ao seu favor. Tanto para o funcionamento das bombas hidráulicas que drenam e canalizam a água, liberando terras para agropecuária como para mover moinhos que trituram os cereais para confecção de farelos e também para gerar energia elétrica.     

            Tiveram problemas? Sim, muitos e imensos! Em 1953, houve o rompimento de diques quando milhares de pessoas morreram... mas, mesmo assim, não se renderam. Desenvolveram um projeto, visando proteger o país de enchentes, considerado como uma das sete maravilhas do mundo moderno.
            Um dos países com melhores Índices de Desenvolvimento Humano da Europa e do mundo destaca-se nas áreas de educação, saúde e segurança além de ser considerado um dos maiores exportadores do mundo, via transporte fluvial, em seus canais. Dentre as exportações, suas flores que nos encantam...
Estas conquistas foram possíveis pela união de esforços em prol de algo comum.

           Hoje, vivemos um momento muito delicado e, especialmente, preocupante em nosso país. As classes política e econômica estão totalmente desunidas, cada um querendo se safar ou levar maior vantagem do que o outro. 
           Ah, como precisávamos ser 'alguém que se importa'. Importa-se com o outro, com suas lutas e necessidades. Enfim, alguém que não desperdiça sua vida e as oportunidades de fazer diferença, de ajudar e animar o parceiro de jornada...  
          Deus nos ajude! Que a crise que enfrentamos, que tem assolado o nosso país seja o 'canto do galo' para nos tirar da inércia. 
"Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte" (Is 41.6)

Clamemos pelas nossas vidas e pelo nosso país!
           'Deus, ensina-nos a tomar decisões e atitudes acertadas, como cristão e cidadão, deste amado Brasil! Senhor, tenha misericórdia do nosso povo e do nosso país'

Nenhum comentário: