“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 18 de agosto de 2015

Vivo ou morto?

Vivo ou morto? - Aprendendo com os gambás (Didelphis sp)
Texto Bíblico: “...Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”¹

            O gambá2,3,4, marsupial de hábito noturno, movimenta-se lentamente no solo. Sobe com facilidade em árvores, com sua cauda preênsil. Onívoro, consome proteínas de origem vegetal e animal: raízes, frutos, aves, lagartos, insetos. Tem sido perseguido pelos produtores rurais por causar grande prejuízo nos ataques a galinheiros.
         Os filhotes nascem ainda embriões. Finalizam o desenvolvimento no marsúpio, abertura localizada na parte ventral das fêmeas, com mamas no interior, que fornecem alimento para os filhotes. Solitários, unem-se em casais somente durante a reprodução, quando constroem ninhos, com folhas secas; em buracos de árvores, ocos de paus.

Suas glândulas axilares liberam uma secreção fedida que afasta os predadores. Durante o cio as fêmeas liberam a mesma secreção, para atrair os machos. Quando ameaçado, exala este cheiro e finge-se de morto. Alguns ficam imóveis e colocam a língua para fora, entre os dentes, até o inimigo se afastar, quando então, fogem rapidamente.

            Você conhece alguém individualista, reclamão, um eterno insatisfeito? Há quem diga que quando ele chega, o ambiente fica poluído, um clima ruim, porque o sujeito exala uma amargura contagiante. Humanos que lembram o gambá no seu 'cheiro' repelente. Alguns deles são pessoas solitárias que não se envolvem com as outras, não se empenham em prol de uma causa. Adotam um estilo de vida alienado, insensível. Eles estando bem, o resto não importa. Quando confrontados, se fazem de mortos: -“Injustiças? Miséria? Dor? É o outro que está sofrendo? Problema dele! Não me compete resolver”. Jesus disse sobre os membros da igreja em Sardes: “Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”.1

Conta-se que Alfred Bernhard Nobel (1833-1896), rico e famoso inventor da dinamite, lamentava que este explosivo tivesse se tornado poderosa arma de guerra. Poeta e pacifista ficou chocado ao ler a manchete de sua morte, em 1888, num jornal francês: "Le marchand de la mort est mort" ('O mercador da morte está morto'). O repórter se enganara. Seu irmão que havia falecido. Abatido, decide resgatar o seu nome, mudar a sua biografia. Redigiu um testamento deixando toda a sua fortuna na criação de uma instituição que premiaria pessoas de qualquer nacionalidade, que se destacassem nos campos da química, física, fisiologia ou medicina, literatura e na promoção da paz (Prêmio Nobel).5

Como tem sido a sua história? Como as pessoas descreveriam a sua vida? Não importa o que aconteceu até agora, sempre é possível melhorar, reverter qualquer situação, sob as mãos de Deus.

Perguntaram para um sábio: 'Quantos anos você tem?' E o sábio respondeu: 'Eu não sei, sei quantos anos eu já tive, mas não são mais meus, já passaram. Quantos anos ainda tenho pra viver, não sei'.
E nós? Quantos anos nos restam? Não sabemos! Mas, podemos fazer deles (sejam dias, meses ou décadas) um grande banquete na companhia de cada pessoa, escolhida por Deus, para nossa convivência.

Para Refletir: Qual tem sido a minha contribuição para melhorar o ambiente em que vivo? Acomodei-me aos 'tempos modernos' ou tenho buscado renovos, dia a dia? Como melhorar minha biografia? Reflita, anote sobre os passos que deve dar e as estratégias para atingir os objetivos.
Oração: “Senhor, peço que o sangue de Jesus Cristo me limpe, me purifique de todo o pecado. Agradeço porque ainda tenho oportunidades, porque a última linha da minha história ainda não foi escrita. Peço-Lhe que escreva os próximos capítulos comigo, a quatro mãos. Ensina-me a vigiar, a me preservar de tudo aquilo que possa me contaminar ou me afastar da Sua Presença. Amém!”

Referências
¹ Apocalipse 3.1b.
2 Hunsaker II, D. 1977. Ecology of new world marsupials. In: Hunsaker II, D. (ed.). The 
         Biology of Marsupials. Academic Press,. New York, p. 95-156, 1977.
Julien-Laferrière, D.; Atramentowicz, M. 1990. Feeding and reproduction of three                    
        didelphid marsupials in two Neotropical forests (French Guiana). Biotropica, v.22, n.4, p. 
        404-415, 1990.
Cherem, J.; Graipel, M.E.; Menezes, M.E.; Soldateli, M. Observações sobre a     
      biologia do gambá (Didelphis marsupialis) na Ilha de Ratones Grande, Estado de Santa 
      Catarina, Brasil. Biotemas, v.9, n.2, p. 47 - 56, 1996.
5 http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,998209,00.html
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Gamb%C3%A1









Nenhum comentário: