“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 14 de agosto de 2015

'Carta a Deus'

           Ludwig Ingwer Nommensen (1834-1918), missionário luterano alemão foi pra Sumatra onde traduziu o Novo Testamento para a língua Batak. Apesar das ameaças que sofreu e de uma vida intensa de percalços, incluindo a perda da esposa e de 2 filhos (na guerra e por assassinato) é conhecido como um dos missionários mais bem sucedido de todos os tempos.
          O seu compromisso era pregar o Evangelho respeitando os costumes nativos sem querer modificá-los.
          Quando morreu (1918) a igreja que fundou contava com 180 mil membros, 34 pastores Batak e 788 professores evangelistas. Atualmente, esta igreja é uma das maiores denominações protestantes da Ásia e agrega a maioria dos cristãos Batak, com cerca de 2,5 milhões de membros.
http://www.infoescola.com/indonesia/geografia-da-indonesia/
          Sua ida para Sumatra foi sob muito temor porque seu antecessor fora assassinado e acreditava-se que tinha sido, inclusive, comido pelos nativos. Ele sofreu ataques de feiticeiros e um atentado por envenenamento, mas escapou incólume.
http://www.worldwildlife.org/places/borneo-and-sumatra


http://www.rontravel.com/travel_photo_pages/pictures_indonesia_happy_cannibal.htm
           Antes de ir, pela primeira vez para Sumatra, escreveu uma belíssima oração no seu diário mostrando que a origem do seu sucesso estava na sua humildade e total dependência do Pai (L. Schlemper, Pão Diário, 2009):

"Hoje, em 13 de abril de 1862, renovo a minha aliança que fiz contigo, meu Deus e Pai, por meio do Teu Filho Jesus Cristo. Tu me escolheste e sustentaste. Desde a minha infância me ensinaste. Por meio de tudo isso me chamaste para que eu seja um mensageiro do Teu Evangelho entre os pagãos. Por isso te entrego a minha vida, o meu tempo, o meu corpo, alma e espírito. São dádivas tuas que consagro a Ti. 
Caso eu venha a me separar de Ti, ou se satanás me seduzir a cometer algum pecado, então inquieta-me o tempo todo, dia e noite. Renovo a minha aliança de lutar contra o diabo e seus poderes. 
Ensina-me a odiar o pecado. Guarda-me quando os meus adversários forem muitos ou fortes demais. Sela a minha aliança contigo lá no alto, assim como a selo no meu livro. E vocês, mundo e diabo, saibam que pertenço a Jesus. 
Ó amado, Senhor Jesus Cristo, tu me selaste contigo mesmo por meio da Tua Palavra e da Tua morte sobre o Gólgota. Creio nisso e digo amém"

          Deus não permite que nossa fé seja envergonhada. Louvado seja Deus!!!

http://www.orangesmile.com/travelguide/sumatra/


Nenhum comentário: