“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 29 de julho de 2015

'Madrugada no vale'

            Jacó, um 'filhinho' de papai e mimado pela mamãe, cresceu enganando, manipulando as pessoas e as situações até que um dia Deus o tirou da sua zona de conforto, mandando-o para longe. Um lugar diferente, com pessoas desconhecidas, sem paparicos, onde precisava trabalhar pesado para conseguir seus objetivos (Gn 32.22-32).
          Fugindo do seu irmão, Jacó dorme e, então, tem a visão de uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Ouve Deus secretando promessas ao seu coração. Ao acordar, Jacó faz um trato com Deus. Se Ele o guardasse, providenciasse alimento, roupas e um dia permitisse que ele voltasse em paz para a terra do seu pai, então sim O serviria (Gn 28.10-31).

           Jacó é nosso representante, revelando a mediocridade das nossas preocupações. O céu aberto, os anjos, a voz de Deus e Jacó preocupa-se com o que iria comer, se vestir parecendo não compreender a dimensão da grandiosidade do amor e poder de Deus. 
          Quantos vezes ficamos emburrados e, muitos de nós, até se afastam do caminho da verdade porque não foram atendidos em petições insignificantes e que até poderiam serem prejudiciais à sua história. Outros porque se decepcionaram com líderes, pessoas miseráveis e limitadas. 
          Ah, como nossa fé é pequena e frágil...
          Anos depois, Jacó decide enfrentar o seu passado, ir ao encontro do seu irmão Esaú, que fora vítima de muitas de suas mentiras e que o tinha ameaçado. O coração de Jacó temia este encontro. Seu passado não era honroso, era uma história cheia de muitas deslizes e falcatruas, que ele gostaria muito de esquecer.

*
          Entretanto, estava nos planos de Deus reafirmar Sua aliança com a família de Abraão, agora por meio de Jacó e, para isto, o passado precisava vir à luz, ser resolvido. Jacó precisava enfrentar seus maus feitos, com coragem e dignidade para desfrutar de novas perspectivas de vida.
           Para prosseguir numa nova história, precisamos resolver pendências antigas para não ficar refém do passado.
           
Seus ancestrais (Abraão e Isaque) conheciam o agir de Deus, mas a experiência com Deus é particular. Chegara a hora de Jacó.
            Lembrei-me do testemunho de um pastor cujo filho fora diagnosticado com câncer. Ele disse ao seu filho: 'Você tem visto e ouvido milagres de Deus na vida dos seus pais. Chegou a hora de você provar, pessoalmente, do poder e da graça do nosso Deus'Pela misericórdia do Eterno, seu filho foi curado. Aleluia! 
*
            Ao anoitecer, Jacó olha ao seu redor e ao ver sua família e bens, constata no coração o quanto Deus tem sido fiel com ele. Sente-se envergonhado e indigno (Gn 32.10). Confessa a Deus sua pequenez, se desnudando. Relembra a promessa que tinha recebido e clama pelo livramento do Senhor (Gn 32.10-12). 
          Esta percepção e dor pela feiura do seu pecado mostrava que Jacó estava preparado para um  real e íntimo relacionamento com Deus.
*          
Mesmo assim, a fé de Jacó parece vacilar quando ele tenta, como sempre, manipular a situação, enviando na frente servos com presentes para aplacar a ira do seu irmão (Gn 32.20) como se pudesse dar uma ajudazinha pra Deus, como se Deus não fosse dar conta ou estivesse alheio ao seu problema.
            Quantas vezes, nós também tentamos controlar a situação por nós mesmos? Ah, como precisamos aprender a nos entregar por completo nas mãos do nosso Pai...
Era madrugada no Vale de Jaboque. Jacó insone, pelas suas muitas e não honrosas lembranças do passado, precisava mais do que nunca da intervenção de Deus. 

          Deus o faz lembrar da realidade do estilo de vida que levava, perguntando o seu nome (Gn 32.27): Jacó, foi a resposta (ver nota *). 
          Naquela madrugada, Jacó expõe o seu íntimo, luta com Deus. É provado, aprovado e, afinal, promovido, recebendo um novo nome, um novo caráter e um novo modo andar: sua maior vitória!   
          A maior vitória da nossa vida não é encher os celeiros de alimento, os campos de animais, a conta bancária de dinheiro e sim se esvaziar do eu que nos aprisiona (ambições, maus desejos, ídolos, pecado) e se render (por inteiro) ao Pai. 
Quando nos esvaziamos, damos espaço para 
o agir sobrenatural de Deus.            
          Jaboque é um lugar pra ser encarado a sós, sem ajuda dos pais, conselheiros, pastor (Gn 32.24). É lugar de rendição absoluta ao Deus vivo e verdadeiro
          O Vale do Jaboque é lugar do renovo. É lugar da graça, dos céus abertos, do acesso irrestrito ao Pai. É lugar de revelação de Deus a quem O busca com sinceridade e disposição em mudar. 
          Jaboque é onde nosso íntimo é exposto, o nosso pecado é perdoado, o nosso caráter é curado e transformado e o nosso nome é mudado. Onde a religiosidade é substituída pela intimidade com o Pai. 
          Jacó não mais viveria uma mentira, com desculpas esfarrapadas pelo seu pecado.  
        
         Como está o seu coração? Frio, indiferente?
         Não espere uma crise braba pra voltar para Deus. Decida agora... Mas, lembre-se, decisão sem ação não tem valor. A vida do cristão deve ser dinâmica, com travessias e recomeços. Uma travessia que deve ser enfrentada a sós, com Deus no comando. 
          Deus presente, Deus de céus abertos, Deus do sobrenatural. 
          Deus fruindo em nós.
         
Para Refletir: Deus tem se revelado em sua vida e você (ensurdecido pela ansiedade) tem ficado indiferente à sua voz? 
          Tem resistido a enfrentar o seu passado, a pedir perdão a Deus e ao seu próximo, a quem ofendeu? 
          Não consegue entregar sua vida nas mãos de Deus? Tenta controlar tudo por si mesmo?
          Vá até o Vale de Jaboque que pode ser o silêncio do seu quarto. Ali, a sós com Deus, tire a capa da religiosidade estéril, arranque as máscaras. Confesse a Deus os seus pecados, sem dissimulações. Diga a Ele o quanto precisa dEle: - 'Chega, cansei de representar. Liberta-me, Senhor. Muda meu caráter, meu nome, lava-me e ficarei puro. Toca-me, Senhor'. 

          O toque de Deus em Jacó enfraqueceu o seu físico, deixou Jacó dependente, nunca mais seria o mesmo.

          
          
          Como Jacó, tomemos as asas da alvorada (Sl 139.9) e voemos para novas oportunidades, para a segunda chance, para um renovo, na liberdade que só existe em Cristo Jesus. Num novo amanhecer!
          'Que Deus mude o seu andar de modo que nunca mais seja o mesmo, que sua fé e forças se estabeleçam e que seja promovido de miserável pecador a raça eleita, povo separado e preparado por Deus, para um grandioso propósito' (1 Pedro 2.9).


http://galeriabiblica.blogspot.com.br/2011/12/jaboque-penuel-e-maanaim.html 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Curiosidades sobre o nome 'Jacó':  
Extraído de: http://www.hebraico.pro.br/nomsig_jaco.asp

Jacó (calcanhar): A palavra עקב ('aqevsignifica calcanhar.

"E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou." (Gn 25.26)

Jacó (enganador): a raiz do verbo enganar pronunciar-se 'aqav, o fato do hebraico não ter vogais faz com que "calcanhar" e "enganar" se escreva do mesmo modo, já que a única diferença entre elas seria o "e" em 'aqev e o "a" em 'aqav. Veja abaixo:



עקב calcanhar ('aqev). 
עקב raiz do verbo enganar ('aqav).
"Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou?" (Gn 27:36)
Esaú faz um trocadilho com o nome do irmão Jacó, ou seja, o nome dele é Jacó não porque nasceu agarrado ao meu calcanhar e sim porque é um enganador.

Nenhum comentário: