“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 21 de abril de 2015

'Fincando alicerce!'

Rocha ou Areia? - Aprendendo com os castores (Castor canadensis).
“E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”.1

Os castores, mamíferos da América do Norte, são hábeis construtores, edificando represas e casas com galhos, barros e pedras, em rios e lagos de água doce.  As represas protegem a família contra a correnteza, predadores, frio e a escassez de água, em períodos de seca.2,3 Nas chuvas, quando a água do rio sobe, fazem buracos, como comportas de um dique, para nivelar a água.
Suas casas possuem uma ou duas antecâmaras, acima do nível das enchentes, para secagem do pêlo. A entrada é submersa para evitar predadores. Perseguidos, mergulham, ficando até por 15 minutos embaixo da água.
De hábito noturno, pelagem castanha escura, os castores são fortes, com caudas singulares, achatadas, alargando-se na extremidade distal, como uma raquete.
Alimentam-se de cascas e folhas de árvores, como salgueiros e álamos, existentes nas proximidades dos rios onde habitam. Gregários, convivem como casais, formando colônias numerosas com diversas famílias o que ajuda na proteção e manutenção das represas, pelo trabalho coletivo.
Representam grande exemplo pelo trabalho árduo, cuidado com a família e solidariedade entre as famílias. Os castores nos levam a meditar sobre o modo e o alicerce com que temos conduzido a construção da nossa vida pessoal, familiar e comunitária. A reflexão que nos leva é: 'Temos embasado nossa vida em rochas ou em areias? Temos ouvido e praticado a Palavra do Senhor ou, de modo insensato, mesmo sendo alertados, não tomamos posição e não praticamos?'
http://it.wikipedia.org/wiki/Castor_canadensis#/media/File:Castor_canadensis1.jpg
Jesus comparou a edificação de uma casa com ouvir e praticar a Sua Palavra. Quem ouve e não pratica é semelhante aos que constroem sua casa na areia. A chuva forte derruba a casa. Ela não consegue oferecer o abrigo que ele tanto precisa, neste momento difícil. Por outro lado, aqueles que constroem sua casa com alicerces, sobre a rocha, fica protegido. Sua casa funciona como refúgio, resistindo aos vendavais e as tempestades.
Dois grupos distintos de pessoas: ouve/não pratica e ouve/pratica. Ambos ouvem e sofrem tempestades. Qual a diferença? O primeiro grupo refere-se a pessoas que vivem de modo incoerente com o que ouvem e pregam. Podem defender idéias, mas não as vivem. Por outro lado, a prática da Palavra consolida a fé, fortalece o interior para resistir às lutas, sem se deixar abater.

A nossa conduta determina o alicerce que nos sustenta, afetando drasticamente nossa própria vida e a de nossa comunidade. Os que estão fora do plano de Deus tornam-se perigosos aos que convivem com ele. Contudo,  alicerces bem consolidados favorecem a todos.

Para Refletir: A que grupo você pertence? Como tem sido o seu relacionamento com Deus? Tem procurado entender a Sua vontade e se esforçado em praticá-la?

Oração: “Senhor, perdão porque muitas vezes não tenho me esforçado em aprender e praticar a Sua vontade expressa em Sua Palavra Santa. Que o meu prazer esteja na Sua lei e nela eu medite de dia e de noite. Que o meu interior esteja impregnado dela de modo que a pratique, sem pestanejar, mesmo quando antevejo perdas imediatas. Em nome de Jesus, amém”.


 Citações
1 Mateus 7.26-27.
2 Smith, D. W.; Peterson, R. O. Behavior of beaver in lakes
with varying water levels in northern Minnesota. Environmental Management. 15(3): 395-401, 1991.
3 Gallant, D.; Bérubé, C.H.; Tremblay, E.; Vasseur, L. An extensive study of the foraging ecology of 
           beavers (Castor canadensis). Canadian Journal of Zoology. V. 82, n.6, p. 922-933, 2004. 
          Acessado dia 18/11/2008. http://www.colby.edu/academics_cs/courses/BI312/upload/ForagingBeaversHabitatQuality.pdf

Nenhum comentário: