“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

'Amarelou? Vinagre, sabão e luz...!!!' - Deborah Nogueira Couto

            A minha filha Deborah me mandou esta mensagem ('Sobre as roupas brancas'), que tocou muito o meu coração.
Deborah e seu pai: 'inho'
            É verdade! Vivemos numa geração mais preocupada em reciclar coisas do que relacionamentos. Muitas vezes, deixamos nossos familiares, amigos, nossa vida com Deus num canto, amarelando. Há ainda pessoas que, por picuinhas - miudezas sem importância, descartam relacionamentos. Outros, por 'desejos' não satisfeitos, chegam a ficar emburrados com Deus.
            Amarelou? Vinagre, sabão e luz!!! 
            Ah, nada como o vinagre e o sabão na forma de confissão, sinceridade, humildade pra tirar o azedume, o ranço, o mal. Pode arder, mas faz muito bem...
            Nada como a luz que vem do Eterno pra aquecer os corações trazendo o perdão, um novo brilho, uma nova alegria...
            Luz que é fonte de vida (Sl 36.9), que fecunda (2Sm 23.4), que revela coisas profundas (Jó 12.22), que ilumina os passos (Sl 119.105), que traz visão e alegria (Sl 19.8).
            Ah, Luz, sublime Luz...

Fica o que a Deborah escreveu pra nossa reflexão:
"Sobre as roupas brancas (Deborah Nogueira Couto)
Eu não gosto de usar roupas inteiramente brancas...  Já ouvi que causam uma sensação de distanciamento. Outros, dizem que elas são importantes pra figura do profissional de saúde* ou mesmo pra relação com os pacientes e blá, blá, blá. Eu, percebo que fazem as crianças chorarem! Os mais espirituosos afirmam que transmitem paz (Apesar das atitudes sempre falarem mais alto, convenhamos). 
Tirando essa primeira visão subjetiva, e sem entrar no mérito de quem tá certo ou errado, na prática, concordamos sem medo de ser feliz que: Roupas brancas sujam muito rápido. Não exclui (nem inclui) qualquer outra característica anterior. O fato é que, tudo que é pouco prático, hoje em dia, gera um pouco de estranheza (é tempo de rapidez, do expresso!) e nos faz repensar. Especialmente, no epifânico momento de lavar roupas, quando pegamos aquela linda e delicada blusinha de renda.
Digo que é “pouco prático” porque, diferente das outras cores, as roupas brancas precisam de certo cuidado a mais na hora de lavar, de vestir, de andar por aí, de rolar na grama e pular na lama (Opa, nem tanto!).
Sem querer me gabar de meus genes, minha mãe deixa roupas brancas como ninguém! Sabidamente, elas insistem em amarelar. Daí vem minha mamãe, quase mensalmente, e, sem nem eu pedir, com uma mistura inexplicável de vinagre, sabão em pó, detergente, amor e luz solar, faz minhas roupas brilharem novamente! É quase uma poção mágica de uma fadinha caseira. Elas ficam como novas! Algumas eu já pensando em jogar fora... E, de repente, ressurgem belas e cheirosas.
            Tantas coisas por aí amarelando também... Coisas que a sociedade de hoje aponta como "pouco práticas", mas que são tão importantes. Relacionamentos, auto-cuidado, penteado de cabelo, sorrisos, olhares, flores na janela, vida com Deus...
            Talvez devêssemos dedicar sempre um tempo para um renovo, pra tirar o amarelo, pra tirar não só a poeira superficial, mas a sujeira profunda também; dos sorrisos amarelos às marcas de desodorante. Isso envolve métodos não ortodoxos, “Poções caseiras”, cuidado com carinho, até que fique o mais bonito possível... 
Envolve tempo! 
            É pensar com carinho e colocar um brilho novo nas roupinhas brancas da vida. Elas são lindas! E o fato de não serem tão práticas, as deixa ainda mais bonitas.
            Então, o convite do dia é tentar "repaginar". Um presente surpresa, um carinho, uma sessão de fotos divertidas, um programinha simples e novo. 
           Pode envolver vinagre, sabão e luz do sol. Minha mãe usa isso mensalmente... Funciona!!!"

* Deborah é médica e residente no HRG (DF)

Nenhum comentário: