“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

"Em quem você vai votar?"

'Como a cristão deve tratar as questões políticas' (Mensagem transcrita - youtube - do Rev. Hernandes Dias Lopes)
"Quando se multiplicam os justos o povo se alegra quando 
porém domina o perverso, o povo suspira" (Pv 29.2)
O povo está decepcionado com os políticos. Ratazanas que drenam a riqueza da nação, deixando um rombo criminoso nas verbas que deveriam ser destinadas às necessidades sociais. A ganância, a corrupção levam a uma situação de injustiça social.

Calvino: 'Não se deve por em dúvida que o poder civil é uma vocação santa, legítima e muito honrosa entre todas as vocações'.
Paulo: autoridade política deve servir para promoção do bem e coibição do mal.

Quando o estado deixa de cumprir este propósito, a igreja deve alertar o estado, exercendo voz profética, chamando a autoridade constituida ao seu verdadeiro propósito.
Quando o insensato tem poder, o povo geme.

Deus levantou José no Egito, Daniel na Babilônia - exerceram com lisura e grandeza a vida pública sem se corromperem. O poder revela os corrompidos.

A corrupção não está no poder e sim no coração do homem.
Há os que são alienados, outros são conscientizados (percebem, mas não se envolvem) e poucos são engajados.

Jesus Cristo confronta Herodes e o chama de raposa. O mesmo foi feito por João Batista.
A igreja no Império Romano sofreu, foi perseguida e os cristãos preferiam a morte a negar Jesus. Não se curvaram a César como Senhor de suas vidas.

Autoridades constituídas devem ser honradas, mas no momento em que exigem a domesticação da consciência e a adoção de princípios e valores contrários aos absolutos da ética crista devemos dizer NÃO!!!
Hoje, as autoridades estão promovendo o erro. Impondo um estado anti-cristão onde os valores absolutos do reino de Deus são perseguidos: agenda anti-cristã.

O Brasil está caminhando a passos rápidos para esta triste realidade onde os principios e valores são bombarbeados e se você se posicionar contra é considerado medieval, ultrapassado e é escarnecido.

Quais os principios de Deus que devem reger a politica? Dt 17.14-20
1. A igreja precisa orar para pedir a Deus sabedoria para escolher adequadamente.
*  (Dt 17.16 - multiplicar cavalos = multiplicar riquezas) - Se uma pessoa entra na política pobre e ele ou alguém da família enriqueceu - algo está errado.
Entra-se na politica não para se servir do povo, mas para servir o povo. 
A vida moral de alguém que está em posição de destaque não pode entrar no caminho dos prazeres incontidos, vida desregrada. Vida de um líder deve ser uma vida de integridade moral, nem para os prazeres nem para riqueza ilícita.

2.  O povo de Deus não deve ser omisso, mas líder.
Um crente com preparo, vocação e ética deve entrar na politica. Na bancada evangélica está cheia de aproveitadores, aventureiros. Sem postura ética firme e envergonham mais o evangelho porque não estão preparados, porque não tem valores claros. Se abrem para toda sorte de corrupção. Precisamos orar para que Deus levante quem possa ser sal e luz.

Pv 31.8-9 - Que tipo de pessoas devemos pensar na política? 
Que julga e lute pela justiça social. Um líder político precisa ter compromisso com a justiça e a misericórdia, que exerça o mandato de modo que pessoas necessitadas, sem voz, possam encontrar amparo.

Perfil de um político de Deus?
1. Vocação: plantar sonhos nos corações de jovens de modo a ter uma geração forte e preparada para os grandes desafios da vida pública.
2. Preparo intelectual: não pode ser um aventureiro. Preparo sem vocação é problema. Vai usar a ciência dela pra fazer mais falcatruas. Vai ser mais nociva ainda. Não é apenas informação, mas sobretudo transformação.
3. Caráter, integridade:
É possivel não ser seduzido a pressão do poder? SIM!
Dois exemplos bíblicos: Daniel foi uma pedra no caminho dos corruptos. Foi investigado, teve suas gavetas devastadas, mas era um homem incorruptível. O mesmo aconteceu com Neemias (Nee 5). Nem deixou que a máquina adoecesse, que os trabalhavam com ele fossem corrompidos - por amor a Deus e por compromisso ao povo.

Não ficamos indignados quando políticos roubam milhões que iriam ajudar idosos, orfanatos, hospitais. Muitos estão morrendo por falta de atendimento porque o dinheiro para isto foi desviado para contas de pessoas inescrupulosas.

4. Coragem para se envolver com os problemas graves que atingem seu povo: o vocacionado se doa, se entrega, quer ajudar, não quer se abastecer.

Neemias tem coragem de fazer perguntas: Como está minha cidade? Sem segurança, sem justiça, sem provimento....
Quando fazemos perguntas nos tornamos responsáveis pelas respostas. Neemias busca recursos para resolver problemas. Estabelece metas, estratégias para resolver problemas. Neemias confronta a usura, a exploração, a opressão. O líder tem que ter coragem para confrontar mas tem que ser um exemplo.
José do Egito:  líder é aquele que vê o que os outros não percebem. Precisa ter tino administrativo.

5. Capacidade de contornar problemas aparentemente insolúveis: Davi ungido rei muito jovem. Não assume e é perseguido pelo sogrão Saul. Deus usou Saul para matar o Saul do coração de Davi. Usou Saul como bisturi para que Davi não fosse uma repetição de Saul. Davi sabia enfrentar o gigante. Tem idéia, tem a ação.

Como votar?
1. Examine a vida do candidato: tem valores, princípios, tem ética? Condena o que você aprova? Combate o que você defende? Não seja incoerente.

2. Após a votação, fiscalize, cobre dos seus representantes conduta digna na ordem moral, social.

3. Igreja precisa encorajar as autoridades, orando, honrando, pagando tributos, sendo sustentáculo para viver vida tranquila e mansa.
Cristão não é um anarquista, desordeiro, que se posiciona contra fortuitamente. Mas alguém que prima por principios e valores e que ora a Deus para que levante alguém segundo o Seu coração.

Se o povo não leva Deus a sério, Deus permite que pessoas más governem o povo, para discipliná-lo.
Que Deus nos dê graça, sabedoria, prudência, humildade, dependência para termos vida mansa e tranquila com toda liberdade e respeito.

               

Nenhum comentário: