“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

'Qual o tamanho dos seus pés? Sonho ou Ilusão?'

Quando será que deixamos a infância? Será que foi naquele dia em que pensamos no futuro e ficamos ansiosos?
“Há quem diga que a ansiedade é resultado de 
ambicionarmos por sapatos maiores do que os nossos pés...”
De certa forma, é verdade! Somos estimulados a sonhar alto, como águias e não como galinhas. Mas o sonho 'saudável' é aquele condizente com as nossas necessidades e condições. Fora disso é ilusão e não sonho. Por sua vez, sonhar com sapatos confortáveis e adaptáveis conforme nossos pés vão crescendo, é benéfico. É não dar um passo maior que a própria perna. 
Qual a diferença entre sonho e ilusão?
Sonhar é enxergar, pela fé, uma nova realidade. É pagar o preço, se organizar, planejar estratégias honradas, viáveis; com ousadia, deixando o comodismo e a preguiça. 
É ser parceiro de Deus, é sonhar junto, consoante a Sua Palavra. Nós entramos com a fé e o trabalho e Deus com Seus milagres extraordinários. Deus tem pensamentos de paz, e não de mal para nossas vidas. "... Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e Eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte..." (Jr 29.11-14).

Ilusão é fantasia, é auto-engano. É querer mudanças e esperar que Deus, o outro ou as circunstâncias as realizem por nós. É fazer dívidas, assumir compromissos para Deus cumprir. É fonte de frustrações, amargura, acusações. 

Assim, qual deve ser o tamanho do nosso sonho? 
Sonhar com sapatos adequados às necessidades do outro poderão ficar folgados demais e escapar dos pés. É adotar alvos superiores à sua capacidade. É se desgastar para manter um estilo que não se enquadra ao seu perfil.  Muitos destes gabam-se de serem ‘workaholics’ (provém da palavra 'alcoholic', que identifica os alcoólatras), viciados em trabalho. Geralmente, repelem qualquer interrupção de sua rotina. Não pedem ajuda por se acharem os únicos capazes. Num jogo de futebol, jogam na defesa e no ataque, sem deixar bola para ninguém. Saem do campo acabados, reclamando da falta de colaboração.
Certo homem, de origem humilde, conseguiu adquirir muitas terras. Com medo da falência viveu uma vida angustiante, não conseguia dormir em paz e o seu relacionamento familiar era deplorável. Morreu solitário, ainda jovem, desgastado por almejar alvos irrealistas às suas possibilidades.

Entretanto, também não precisamos de sapatos menores. É o camarada que só enxerga empecilhos e empurra suas responsabilidades para outros, foge de compromissos, desperdiça oportunidades. Há momentos de descansar sim, mas há momentos de marchar, agir. Deus não fará o que compete a nós.
           Alvos medíocres, aquém de nossas possibilidades, seja por medo, preguiça ou acomodação, sufoca, causa bolhas, sangra, tem o gosto amargo da frustração. É desperdício de vida.
                               Sonhar é fundamental. 
Só não sonha quem morreu. Não importa nossa idade, condições, que realmente nunca falte fôlego, gás para sonharmos, projetarmos alvos e que sejam alvos dignos de um filho de Deus. Sonhos que não sejam estagnados, que cresçam com os nossos pés, ampliando os nossos horizontes.
Não enterre e nem sufoque seus sonhos. Se existe respaldo na Palavra do nosso Pai lute por eles e terá grandes e inusitadas surpresas de um Deus que luta por nós, compensando nossas impossibilidades.
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer
"E que nunca falte linha para bordarmos nossos sonhos" (autor desconhecido). 

Que soltemos as linhas da nossa imaginação, de preferência as mais coloridas e que com elas teçamos nossos sonhos sem perder a noção das prioridades, sem passar indiferente pelo outro, sem perder a ternura, o foco da busca de uma vida que agrade a Deus.

Para Refletir: Como você é conhecido? “Workaholic” (só trabalha), pessoa criteriosa no uso de seu tempo (trabalha e desfruta) ou um preguiçoso parasita que vive do trabalho alheio? Como cumprir compromissos e cultivar uma vida de qualidade junto com amigos? O que você precisa mudar para isso?

Oração: “Senhor, ensina-me a usar o tempo, a dosar as atividades de modo que na minha velhice eu não lamente o tempo perdido. Ajuda-me a ser produtivo e sensível, estabelecendo relacionamentos bons e saudáveis e uma vida próspera. Em nome de Cristo Jesus, amém”

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Segue o esboço (muito interessante) escrito pelo Pastor Saulo Stratico Jardim, publicado no facebook (18/08/2014)

Texto Básico: Lucas 14.25-33
Que o Senhor nos capacite a vivermos estas importantes etapas de nossas vidas, principalmente no chamado cristão!
Tópicos:
- CONSCIENTIZAÇÃO - Qual é a sua torre ?
- ASSENTAR-SE - Pare para pensar
- CÁLCULO - Saiba quais são os seus limites
- EXCELÊNCIA - Dê o seu melhor
- SEJA VOCÊ - Se comparar, compare-se com o melhor
- CRÍTICAS - Saiba lidar com elas
- RISCOS - Acostume-se, sempre existirão
- DETALHES - Esta é a diferença do 2º para o 1º lugar
- ADAPTAÇÕES - A vida não é precisa
- RELACIONAMENTOS - Isto lhe ajudará, e muito
- SONHOS x ILUSÃO - Então sonhe!

Nenhum comentário: