“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

'Imprimindo valores'

Imprimindo valores - Aprendendo com os gansos (Anser spp.)
Texto Bíblico: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás... as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos...” (Dt 6.6-8).

O etólogo Konrad Lorentz (1903-1989) observando algumas espécies animais considerou que os primeiros contatos, logo após o nascimento, é fundamental para o que chamou de “imprinting”, marcas que perdurarão durante toda vida. Segundo ele, os gansos, logo após o nascimento, seguem o primeiro objeto ou animal que surge em sua frente. Uma fixação, uma impressão indelével.   

Por outro lado, John Bowlby (1907-1990), estudando o desenvolvimento infantil concluiu que a ‘vinculação’ que o bebê estabelece com quem trata dele é de suma importância para o seu desenvolvimento físico e psicológico. Este contato gera sentimentos de segurança ou incertezas e é de um valor vital para o equilíbrio ou não do adulto que se formará.

Grande número de animais consegue se virar sozinho logo após o seu nascimento.  Entretanto, as aves e os mamíferos necessitam dos cuidados dos pais, o que chamamos de sobreposição de gerações. Quando mais complexo o seu comportamento social, maior é a dependência dos parentais.
Foto tirada em Israel (Carmen Silvia)
O ser humano é o que mais depende de cuidados parentais. Quanto maiores e melhores os cuidados e estímulos sociais e culturais que recebe, maior a possibilidade de desenvolver um cidadão mais preparado para a vida, para os relacionamentos, para a solução de problemas e para a reprodução. 


Deus nos convoca a participarmos intensamente do desenvolvimento dos nossos filhos e a inculcar em suas mentes e coração as Suas Palavras que são fonte de vida e orientação. 
Inculcar é indicar, imprimir, é demonstrar por meio de atitudes, ações e palavras o que Deus tem preparado e requer dos Seus filhos. É ir junto, é ensinar o filho no caminho em que deve andar e não somente indicar ao filho o caminho (Pv 22.6).

Entretanto, infelizmente, o ritmo acelerado do mundo atual tem dificultado esta relação. Muitos se preocupam, em demasia, com a formação intelectual e material, em tornar os seus filhos competitivos para o mercado de trabalho sem atentarem, muitas vezes, para os valores morais e espirituais.

Esta semana comemoramos o dia dos pais. Que você, pai, valorize este grande privilégio assumindo sua responsabilidade como sacerdote do seu lar, um educador ciente de que os desafios somente serão enfrentados com excelência pelo seu filho se, em sua essência forem estampadas a dignidade, a honra e a sabedoria procedentes da Palavra de Deus. Assim, teremos cidadãos dignos, prósperos, melhores capacitados a se relacionarem, transformadores de sua geração. 
“O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; 
serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.
Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; 
levantarás os fundamentos de muitas gerações e 
serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas 
para que o país se torne habitável” (Is 58.11-12)

Aproveito a ocasião para parabenizar o pai dos meus filhos, Leomam, homem de Deus, aprovado pela sua postura digna, pelo seu zelo em buscar nos princípios eternos a direção para suas decisões, dia após dia. Que Deus o abençoe!
Para Refletir: Pai, que tipo de mensagens e princípios você tem imprimido no coração de seus filhos? O que tem priorizado em sua formação? Tem caminhado junto com eles? Tem mostrado com atitudes o que se deve fazer, numa vida coerente com o que fala e o que faz?

Oração: “Meu Deus, neste mundo tão cheio de armadilhas, lutas, capacita-me a transmitir com atitudes e palavras aos meus filhos e aos que convivem comigo valores incorruptíveis, referenciais que agradem ao Senhor e que geram vida e vida em abundância. Em Jesus, amém!”






Nenhum comentário: