“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

'Erratas & Ficha Limpa'

Lya Luft escreveu para Revista Veja (29/02/2012) um artigo muito interessante intitulado “Erratas na vida”. Linguagem familiar para quem escreve uma tese. A tese está finalizada, encadernada e, então (ai, que dor...), muitos erros são descobertos e, os mais gritantes, são confessados numa folha anexa: Errata: 'Onde se lê:...; leia:....'.

         Lya considerou que seria tão bom se tivessemos condições de escrever uma errata para nossa vida: “Errata para as vezes em que eu podia ter viajado mas não fui, por covardia; em que devia ter falado e não falei, por preguiça; em que devia ter me calado e falei, por ser estabanada e tender a falar antes de refletir. Uma errata para as muitas decisões atrapalhadas, tantas indecisões desnecessárias, tantas lágrimas por tolices e tanta mágoa por infantilidade. Errata para os erros e também para os que não foi erro, mas desatenção, inabilidade, incompetência mesmo”.

Entretanto, Lya Luft continua: “Não dá para fazer correções dos erros que cometemos na nossa vida. É preciso contar com o perdão dos outros e a anistia da gente mesma... Apesar de... temos de tocar em frente”.

          Ah, como isso é verdade! Como seria bom voltar atrás, escrever uma errata para tanto tempo perdido, tantos disparates que cometemos! Tantas oportunidades desperdiçadas de fazer, de falar e também de refletir e calar! Situações que lembramos com tristeza e perplexidade! 

A nós pertence o corar de vergonha (Dn 9.7) pelas palavras, muitas vezes duras, inconvenientes. Atitudes e decisões precipitadas, falta de paciência, inquietudes inúteis diante das lutas.
Capa do livro: Esgotamento Espiritual
Malcolm Smith
Entretanto, como é bom saber que Deus é fiel e justo pra nos perdoar de todo pecado confessado (1 Jo 1.7), que o Seu amor e misericórdia se renovam a cada amanhecer (Lm 3.23) e que a Sua paz alivia o nosso coração arrependido. 
É mais eficaz que uma errata. É acordar para um novo dia e se alegrar porque temos uma ficha limpa! Em Cristo Jesus, Deus nos dá um atestado de idoneidade!!! Louvado seja Deus!
UFA!!! Isto é bom demais! A garantia dada por Deus do perdão, de que não se lembrará mais dos pecados confessados (Hb 8.12), porque em Cristo tudo se faz novo (2 Co 5.17).
Deus deleta as bagagens que transportamos e que nos faz reféns: palavra mal dita que ouvimos, culpa do passado, medo do futuro, opinião dos outros, problemas de outras pessoas... É lixo, fedido e paralisante, que dificulta nossa caminhada, o correr livremente por um novo caminho (Hb 12.1). Um caminho mais suave, aonde vamos aprendendo a virtude da moderação, da misericórdia, a praticar a doçura e não cobrar tanto resultado da gente mesmo e do outro. 


“Obrigada Senhor por não desistir de mim. Obrigada porque o Seu amor não muda com o que eu faço ou deixo de fazer e seu perdão não depende do meu desempenho. Mas, meu Deus, quero agradar o Seu santo Espírito, recomeçar junto com o renovo da Sua misericórdia, viver de modo que lhe agrade. Oh, Deus, que tanto pratica e tem prazer em perdoar, ensina-me a perdoar, ajuda-me a reconhecer meus erros, a pedir perdão e ser perdoado pelo meu próximo e por mim mesmo de modo a avançar sem o peso do pecado que sufoca. Em Cristo Jesus, por meio de quem o Seu perdão sempre me alcança, amém!”
“a fim de viverdes de modo digno do Senhor,
para o Seu inteiro agrado,
frutificando em toda boa obra e
crescendo no pleno conhecimento de Deus” (Cl 1.10).



Refletindo: 'Que tal decidir?'
Pedir perdão a Deus?
  • Enumere o que tem afastado você do Pai (fonte do perdão) e peça perdão.
  • Peça que Deus mostre também aquilo que está em oculto: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno" (Sl 139.23-24)
Buscar mais a Deus (orar e ler mais a Bíblia) e a Sua vontade?
  • Peça perdão e, também, perdoe a quem lhe fez mal, lhe prejudicou.
  • Pare de cobrar tanto de si mesmo e do seu próximo.
  • Absolva-se:
    • Se Deus já lhe perdoou, relaxe. 
    • Deixe que Deus pegue em Sua mão e escreva uma nova história, sob a Sua direção.
E que Deus nos abençoe nesta nova caminhada!

Nenhum comentário: