“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 9 de agosto de 2014

'Deus cuida de mim...'

SALMOS 40 – Libertação do poço
Certo jovem andava cabisbaixo em uma mata quando encontrou um sábio. Tristemente, desabafou: 'Sou ladrão, vivo só, com muito medo do futuro. O que eu posso fazer para me libertar desta angústia?' O sábio ouve com atenção e pergunta onde teria um poço que matasse sua sede. O jovem leva o sábio até um poço onde o amarra pela cintura para descê-lo até a água. 
Assim foi feito. Pouco depois o sábio pede para ser puxado e, após muitas tentativas, o jovem percebe que o sábio segurava, com força, uma grande pedra no fundo do poço: - 'O que o senhor está fazendo? Largue a pedra'. 
O sábio, então, considerou: - 'Meu jovem, esta é a sua vida. Está vivendo agarrado aos erros do seu passado, com autopiedade e comodismo. A mudança só depende de você!’

Quantos se sentem assim, no poço da solidão, do medo, da culpa, da impossibilidade? Queimados, exaustos, sem força?
Capa do livro Esgotamento Espiritual -
Malcolm Smith
Vários servos de Deus já estiveram neste poço. Alguns, como o Rei Saul não dispuseram seu coração a voltar para o Senhor e sucumbiram atolados em sua arrogância. Outros, como Davi, se apegaram ao Senhor e creram em Suas promessas. Não em poços furados mas em Deus que faz fluir rios de água viva, que faz novas todas as coisas:
“Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? 
Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo." (Is 43.19)

O que eu aprendo?
Como sair do poço e desfrutar de uma vida extraordinária?
1. Devo reconhecer minha situação e decidir mudar
Ninguém pode decidir por mim. Porém, decisão somente não basta. Muita gente decide tanta coisa, mas não prospera porque não muda suas atitudes.
Para uma decisão 'vingar' tem que vir acompanhada de novas atitudes. 
Muitos decidem emagrecer, porém não reduzem o consumo de calorias. Outros decidem lutar pelo seu casamento, mas não melhoram seu temperamento, não pedem perdão, não perdoam. Há quem, endividado, decide corrigir sua vida financeira, mas não para de gastar, não segue um orçamento, não se prepara para um concurso, para novos rumos em sua vida profissional.
Pare para refletir: 'O que preciso abandonar, o que preciso mudar para que uma nova história seja escrita?'

Como sair do poço e desfrutar de uma vida extraordinária?
2. Devo voltar para Deus com arrependimento e disposição em obedecê-Lo: 
Arrependimento que leva ao choro diante do pecado, reconhecendo minha pequenez diante da santidade de Deus (Sl 40.17) e que somente Ele pode me livrar (vs.13-15) do poço da perdição (v.2), do mau temperamento, do rancor, dos vícios, da angústia. 
Em Sua Presença, meus braços são fortalecidos (v.5, 9) e aprendo um novo caminho. 

Deus não desiste de nós e está sempre pronto a nos acudir. Deus fiel, totalmente digno de nossa confiança.
Conta-se que dois homens foram condenados. Para serem libertos precisavam pagar uma alta fiança. Ambos ligaram pra amigos pedindo ajuda. Um deles, logo após a promessa do amigo que no dia seguinte pagaria sua fiança, dormiu tranqüilo porque sabia que se tratava de um homem de palavra. O segundo não conseguiu dormir, apesar da mesma promessa feita, porque sabia que seu amigo era indigno de confiança, um velhaco.

          Se alguém perguntar: 'Aonde está o Seu Deus?Responda, com autoridade, crendo: 'Está fortalecendo minhas pernas e cimentando o caminho que eu percorrerei!'. ALELUIA!!!

No vale, no pé da montanha, enquanto espera a ordem de Deus para prosseguir, não fique rodeando a montanha, com impaciência. Semeie! Lance a semente da Palavra do Senhor. E, então, quando a ordem vier, "... Virai-vos para o norte” (Dt 2.3), deixaremos o pé da montanha cheio de flores e frutos eternos.

Como sair do poço e desfrutar de uma vida extraordinária?
3. Devo esperar em Deus, com a certeza de que Ele trará um renovo para sua vida e os Seus propósitos se cumprirão.
Esperar com confiança é a chave (v.8). A ansiedade, o imediatismo sufoca e pode nos levar a tomar atalhos enganosos. Li, gostei muito e adaptei: "Depressão: excesso de passado; Ansiedade: excesso de futuro; Paz: Deus Presente" (autor desconhecido).
"Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: 
Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; 
na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes." (Is 30.15)

            Qual o poço em que você se encontra? Deus sabe, Ele conhece o tamanho do meu poço, o tamanho da minha dor. Quanto mais profundo, maior o resgate, a vitória, o milagre de Deus.

Certa menina gostava de 'martelar' num piano de hotel. Os hóspedes ficavam indignados e se afastavam. Um dia hospedou-se alí um grande pianista. Ao ver a situação, sentou-se ao lado da menina e colocando suas mãos sobre as dela compuseram uma linda melodia. 
         O nosso Deus faz o mesmo conosco. Da nossa insignificância e impossibilidade extrai algo extraordinário, incomparável. Deus tira leite de pedra, transforma nosso ser e a nossa história.

Declare e creia: 'Eu sou pobre e necessitado, mas o Senhor tem cuidado de mim!!!' 
ALELUIA!!!
Vamos declarar? Deus cuida de mim!!! (Kleber Lucas)
Eu preciso aprender um pouco aqui
Eu preciso aprender um pouco ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque Ele é quem cuida de mim

Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali

Eu preciso aprender mais de Deus 
Porque Ele é quem cuida de mim
Deus cuida de mim

Deus cuida de mim na sombra das tuas asas
Deus cuida de mim, eu amo a sua casa
E não ando sozinho, não estou sozinho
Pois sei: Deus cuida de mim

Se na vida não tem direção. É preciso tomar decisão
Eu sei que existe alguém que me ama
Ele quer me dar a mão

Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque é Ele quem cuida de mim




Nenhum comentário: