“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 5 de julho de 2014

'Pendurando as chuteiras?'

    Já aconteceu de você se cansar de correr atrás de um sonho e decidir ‘pendurar as chuteiras’, desabafando:- ‘Chega! Eu desisto!’?

    É possível que isto tenha acontecido com o pai do patriarca Abraão, Terá (por volta de 1800 - 1700 a.C). Conta-se que Terá perdeu precocemente seu filho Harã, em Ur dos Caldeus. 
Certo dia, ele sai de Ur com seu filho Abraão, sua nora Sara e seu neto Ló (filho de Harã - Gn 11.27), rumo a Canaã (Gn 11.31). 
Ao chegar numa cidade do norte (no meio da jornada), ali eles se estabelecem. Esta cidade é conhecida na Bíblia como Harã. É possível que Terá tenha batizado o lugar onde se fixou com o nome do seu filho para homenageá-lo, num ato de saudosismo. 
Apesar de ter saído de Ur com destino a Canaã, Terá permanece até a sua morte em Harã, sem cumprir o seu propósito (Gn 11.31-32).
   
Esta história levanta algumas questões relativas aos motivos que nos impelem a mudanças e a desistências.
** Viagem de Abraão





Por que Terá decidiu sair de Ur para Canaã? Foi como acompanhante de Abraão, em obediência a Deus (Atos 7.2-3)? O falecimento de Harã, seu filho, afetou sua decisão? Qual o motivo de Terá ter escolhido Canaã como destino final? 
Como soube de Canaã, num mundo sem 'google e mídias oficiais'? Revelação de Deus ou Terá soube desta terra farta e produtiva por meio de viajantes? E, por que não concluiu seu intento?   
  Meditando sobre este texto lembramos histórias de pessoas que, surpreendidas por uma tragédia tomam decisões radicais e depois confessam que isto foi um ‘atraso de vida’. 
  É possível superar a dor mudando de cidade ou de emprego, afastando-se de amigos e, até de familiares? Infelizmente, a experiência revela que não! 
Carregamos conosco as alegrias, as mágoas, a esperança ou desalento, as frustrações por onde quer que andemos. A dor precisa ser vencida racionalmente e isto não depende do lugar e sim da nossa decisão. Não de sentimentos, porque o coração é enganoso (Jr 17.9). Entretanto, creio ainda que sozinhos, mesmo que firmemente decididos, é impossível. A decisão é o ponto de partida, mas é Deus quem cura, eficazmente, as nossas emoções. Deus é quem sara a nossa terra.


Como era Harã? Acredita-se que ficava no sul da Turquia, numa região com muitas tribos araméias da família de Abraão e, tanto o povo de Harã como o de Ur, adoravam a lua. O pai de Abraão fica em Harã até a sua morte e ali serve a outros deuses (Js 24.2). 
Ruínas de Harã - http://pt.wikipedia.org/wiki/Har%C3%A3 
          Que triste história e como ela tem se repetido. O que pode se tornar um 'Harã' para nossas vidas? O que tem nos estacionado, esvaziado o nosso entusiasmo e impedido que cheguemos à Canaã? Quais têm sido as distrações, emoções que tem nos enlaçado e tornado uma vida que poderia ser tão bonita numa vida medíocre, infeliz, distante de Deus? 

          Penso que, de todos os nossos sonhos, o mais relevante é o ter uma vida significativa, sob a direção de Deus. É chegar na velhice e poder olhar para o passado com o sentimento de missão cumprida, de não ter desperdiçado a vida. 
          Entretanto, muitas vezes, aves de rapina tem nos afastado da adoração, da nossa consagração a Deus (Gn 15.9-11).
          São pessoas que ‘puxam o nosso tapete’ e tentam nos desestimular, fazer com que desviemos do foco: "Com efeito, não é inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia; mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo. Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à Casa de Deus" (Sl 55.12-14).
          Podem ser ainda pensamentos, sentimentos que cultivamos e que murcham o nosso interior.

          E então, machucados, colocamos precipitadamente ponto final em projetos*. Como precisamos de sintonia com Deus para saber quando parar e quando perseverar. Como carecemos da ajuda do Pai pra avançarmos, indiferentes às ‘picuinhas’ humanas, cultivando o perdão, focados e impactados somente n'Ele e por Ele pra sermos abençoados e abençoadores.

          Após a morte de Terá (At 7.2-3), Abraão deixa Harã, juntamente com Ló rumo a Canaã, obedecendo ao chamado de Deus e finalizando o sonho de seu pai: "... Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome: Sê tu uma benção!" (Gn 12.1-2).

          Abraão, sob a orientação de Deus, alcança e prospera em Canaã, mesmo sofrendo perseguições, tanto por estrangeiros e familiares, ao longo de sua caminhada. 
          Os obstáculos, todavia, não o afastaram do foco porque Deus estava com ele, ensinando-o a sair de sua tenda (Gn 15.5), a erguer os olhos (Gn 13.14; 15.5), a enxergar as maravilhas, mesmo no deserto (Gn 13.15; 15.5), a prosseguir para um novo tempo (Gn 13.17), com fé (Gn 13.18; 15.6) e com ousadia (Gn 15.1). 

          Estar com Deus e dentro de Sua vontade faz toda diferença!


          Pendurar as chuteiras? NUNCA, JAMAIS!!!
          As pedras do caminho, os obstáculos, os embates servem para fortalecer ainda mais as nossas pernas, aumentar a nossa convicção e como num rio, as pedras anunciam uma nova melodia, uma nova experiência com o nosso Deus e Pai que, dia após dia, traz alegria e significado para o nosso respirar!
          Para onde iremos nós, somente o Senhor tem as Palavras de vida eterna e nós temos crido e conhecido (Jo 6.68-69) da Sua Santidade e do Seu grande amor! 
          Em Seus braços eu me escondo e encontro a paz inigualável da Sua Presença.  ALELUIA!!!

Não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado..., 
quando os homens se levantaram contra nós"
Eu que o diga, você que o diga. Mas, 
"salvou-se a nossa alma... quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres.
O nosso socorro está em o nome do Senhor, 
criador do céu e da terra" (Sl 124).
ALELUIA!!! SOLI DEO GLORIA!!!

http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/02/uma-questao-de-ponto-virgula-exclamacao.html
** http://www.daladierlima.com/deus-chamou-abraao-em-ur-ou-em-hara/


Nenhum comentário: