“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

'Plante um pensamento e colha... um destino'

‘Virtudes associadas’
          O que é virtude? O dicionário diz que é um comportamento praticado, adquirido por decisão e esforço e o dito popular acrescenta que é mais preciosa que o ouro já que 'o ouro luz, a virtude reluz'.       
          Entretanto, a Palavra de Deus nos ensina que Jesus Cristo é o estopim, a mola propulsora de todas as virtudes e nos adverte que elas não são independentes. Para fazerem diferença benéfica associam-se a outras. 
         As virtudes nos ensinam como fazer o que temos que fazer. Saber o que fazer a maioria de nós sabe. O modo de fazer é o ponto nevrálgico para acertar ou não.
Alguns exemplos:
AMOR E VERDADE:
Há quem diga: “O que eu tenho que falar, eu falo mesmo. É verdade!” 
Paulo, porém, nos exorta em falar a verdade em amor: “... falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça” (Ef 4.15 - NTLH)
 A verdade sem amor é frieza, grosseria, retaliação, legalismo. Amor sem verdade é sentimentalismo barato, falsidade, hipocrisia. Um sem o outro não perdura, não tem valor. 
A verdade associada ao amor traz crescimento espiritual, traz maturidade, transformação.

  Leomam meditou sobre este tema utilizando o texto: “Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares” (Js 1.7).

Deus fala pra Josué que deveria ser forte, corajoso e cuidadoso em obedecer a Sua Palavra. A associação destas virtudes é o grande segredo da conquista.
Força: fundamental pra qualquer serviço. 
          Entretanto, a força sem cuidado gera brutalidade. 
         A força sem a coragem paralisa, não resulta em atitudes e sim em frustração.
Coragem: sem o cuidado é imprudência, é rebeldia.
Cuidado: sem a força e sem a coragem é medo, demonstração de incredulidade.

Davi era forte, corajoso, tinha derrotado um leão, um urso e o gigante Golias. Entretanto, quando afrontado por Eliabe, seu irmão, não revidou, desviou-se; obedecendo a Deus. Penso que a maior vitória de Davi, em sua juventude, não foi ter vencido Golias e sim ter superado o seu próprio ego. 

Força, coragem e cuidado em obedecer a Deus levam a tomar atitudes de defesa da honra e da dignidade mesmo diante de ameaças. Resultam em sucesso pessoal para quem as praticam, por onde quer que andem.
 Outras virtudes associadas (Rev. Magno Paterline): honestidade com disposição; moderação/bondade com justiça e jamais com omissão ou conivência, ira com perdão, paciência com advertência.
  Certo dia, escrevi sobre o tema: 'Tolerante sim, conivente jamais'. Tolerante é o que compreende as limitações do próximo e acolhe com misericórdia o pecador arrependido. Conivente é quem simpatiza com o pecado, alisa a cabeça do pecador e fala o que ele quer ouvir.
          Virtude deve se tornar um estilo de vida, praticado pela decisão e esforço. Tudo se inicia na esfera do pensamento, com uma pré-visão dos resultados de nossas atitudes, a insuperável paz de Deus:
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento... 
e o Deus da paz seja convosco” (Fp 4.8).

          A sabedoria na escolha dos pensamentos resultará num novo estilo de vida e num destino diferenciado de tal modo que, na velhice, será possível olhar para o passado com satisfação porque a vida não foi desperdiçada.

“Plante um pensamento, colha uma ação;
Plante uma ação, colha um hábito;
Plante um hábito, colha um caráter;
Plante um caráter, colha um destino” (Stephen Covey)

Nenhum comentário: