“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


domingo, 15 de setembro de 2013

'Previdência ou providência?'

Previdência e Providência - Aprendendo com as formigas (Atta spp).
Texto Bíblico: “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração” (Sl 37.4)

As formigas são previdentes, conhecem as mudanças do tempo e estocam para a escassez. Há um ditado popular que diz: “Precisamos na juventude produzir com os dentes para, na velhice, comer com as gengivas”. É aproveitar as oportunidades quando as condições estão propícias. 
Isto vale para todas as esferas da vida: material, emocional, mas principalmente espiritual. Quando os imprevistos, as lutas nos sobrevierem estaremos preparados, com raízes profundas, com a Palavra de Deus armazenada no nosso coração. Então, esperaremos confiantes pela providência do Senhor, os recursos para nossas necessidades, o fluir das fontes nos desertos. 
Deus fiel, Pai presente, que trabalha até enquanto dormimos (Is 64.4). Deus que nos farta com o melhor do trigo (Sl 147.14). Por que, então, duvidar?

"O que a mim me concerne o Senhor levará a bom termo; 
a Tua misericórdia, ó Senhor, dura para sempre; 
não desampares as obras das Tuas mãos" (Sl 138). 
Louvado seja nosso Pai de amor e poder, que cuida de nós e ninguém O impedirá!

Conta uma ilustração que certo homem recebeu uma ordem de Deus de empurrar uma rocha. Obediente, todos os dias, ele empurrava o rochedo com todas as suas forças e o rochedo resistia. Aborrecido, orou: - “Pai, estou aqui empurrando este rochedo e ele não se move. Estou cansado! No que eu tenho falhado?” Deus respondeu: - “Eu mandei você empurrar, não mover a rocha. Quem move sou Eu. Você não percebeu a diferença, mas está mais forte, mais calejado, mais capacitado para a função que terei pra você”.

Quando tudo estiver estreito demais, estagnado, simplesmente empurre. Quando se sentir incompreendido, sem rumo, as coisas parecerem sem sentido, só empurre. Lance sobre Ele toda a sua ansiedade porque Ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7). 
Vai até onde seus braços alcancem, sempre obedecendo a Deus e os Seus princípios, mesmo que não enxergue resultados imediatos. Faça conforme suas forças e aguarde, com paciência e confiança, o mover de Deus.
Deus fiel, que cumpre Suas promessas. Deus que dirige nossa caminhada:
"Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, 
os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: 
Este é o caminho, andai por ele" (Is 30.21). 

Para Refletir: Tenho buscado ouvir a voz de Deus e obedecido ao seu comando? Tenho feito o que compete a mim e esperado os resultados com tranqüilidade, com fé que, no devido tempo, um milagre pode acontecer?

Oração: “Oh, meu Deus, ensina-me a depender totalmente da Sua ação, da Sua providência, sem deixar de fazer minha parte. Quero obedecê-Lo. Estende, endireita diante de mim o Seu caminho para que eu não vacile, não erre na minha caminhada. Por Jesus, amém!”

Nenhum comentário: