“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

'Roendo o caroço da jabuticaba'

"Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida 
para que tenhamos um coração sábio" (Sl 90.12 - NTLH)

Conta uma lenda que uma mulher muito pobre, com uma criança no colo, foi convidada por uma ‘voz misteriosa’ a entrar numa caverna e apanhar tudo que desejasse, no decorrer de 5 minutos. Após este tempo, a porta se fecharia para sempre. A voz lembrava: - ‘Não se esqueça do essencial’. A caverna estava lotada de ouro e pedras preciosas. A mulher colocou a criança no chão e, freneticamente, catava tudo que podia. A voz disse: - ‘Falta um minuto’. A mulher saiu correndo da caverna com os braços cheios de riqueza e ouviu a porta se fechar atrás de si. Então, lembrou-se da sua filhinha que tinha ficado dentro da caverna, para sempre.

Será que muitos não têm vivido assim? 
A preocupação em ‘catar, catar, catar’ desvia o foco do essencial e a qualidade dos relacionamentos (com Deus, família, amigos) é abandonada.

Tempo que foge (Autor desconhecido):
Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver
Daqui pra frente do que já vivi até agora…


                                                   Tenho muito mais passado do que futuro…
Sinto-me como aquele menino
Que recebeu uma bacia de jabuticabas…

As primeiras, ele chupou displicentemente…
Mas percebendo que faltavam poucas,
Rói o caroço…

Já não tenho tempo
Para lidar com mediocridades…
Não quero estar em reuniões
Onde desfilam egos inflados…
Invejosos tentando destruir quem eles admiram,
Cobiçando seus lugares, talentos e sorte…

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis
Para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis…
Para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias
Que nem fazem parte da minha…

Já não tenho tempo para admirar
Melindres de pessoas que,
Apesar da idade cronológica,
São imaturas…

Não quero ver os ponteiros do relógio avançando
Em reuniões de ‘confrontação’, onde tiramos ‘fatos a limpo’
Detesto fazer acareação de desafetos

Lembrei-me de Mario de Andrade que afirmou:
‘As pessoas não debatem conteúdos… Apenas rótulos…’

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos…
Quero a essência…
Minha alma tem pressa…

Sem muitas jabuticabas na bacia
Quero viver ao lado de gente humana, muito humana…
Verdadeiros amigos
Que sabem sorrir de seus tropeços…
Que não se encantam com os triunfos…
Não fogem de sua mortalidade…
Gente que defende a dignidade dos marginalizados e
que sabe que somente com Deus pode desfrutar do essencial.

Caminhar perto deles nunca será perda de tempo.
O essencial faz a vida valer a pena…
E para mim
Basta o essencial!

“O justo florescerá como a palmeira...
Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor
para anunciar que o Senhor é reto!” (Sl 92.12-15).

 "Comecemos e terminemos o dia 
com nosso Deus Eterno, 
nosso Alfa e nosso Ômega;
o nosso Início, o nosso Fim".


Nenhum comentário: