“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


domingo, 4 de agosto de 2013

'DIP - Domingo da Igreja Perseguida'

'Domingo da Igreja Perseguida´- DIP'
          No dia 22 de maio de 2016 comemora-se o Domingo da Igreja Perseguida - DIP. Em 2013, a programação tocou profundamente meu coração pela lembrança de mais de 100 milhões de irmãos nossos, cristãos, que sofrem opressão e estão proibidos de adorar e servir ao nosso Pai.
          Cristãos, que quando professam sua fé, são separados de seus familiares, ofendidos, demitidos de seus empregos. Muitos deles são torturados até a morte.
          Desde 1988, o Brasil tem dedicado um domingo para orar, ofertar e se lembrar especialmente destes irmãos.
          O Irmão André, fundador do Movimento Portas Abertas, tornou-se um exemplo de pessoa que se importa, que se envolve com os que são perseguidos por tamanha intolerância.
   
          Meses atrás, na EBD da 6a. IPB de Uberlândia, fomos tremendamente impactados com o testemunho de uma jovem de 25 anos (não colocarei o seu nome para preservá-la). Extraordinária experiência na evangelização de muçulmanos na Índia. Comovi até as lágrimas e vou tentar compartilhar um pouco do que aprendi, do que Deus trouxe a minha memória, com adaptações.

  1. Devemos valorizar e desfrutar da igreja local, brasileira, sem perder nossa essência e o propósito de Deus:
Brasil: local privilegiado (água potável, reservas minerais, terra fértil), muitas igrejas com teologia fundamentada na Bíblia, total liberdade para adorar a Deus.  
Diante de tanta fartura de oportunidades, conforto, e liberdade cristã é pertinente questionar o modo que temos utilizado deste privilégio. Como estamos como igreja com relação a essência da igreja primitiva? Com relação aos cegos e coxos espirituais que convivem ao nosso lado?

Fez-me lembrar do texto:
“... não me dês nem a pobreza nem a riqueza, dá-me o pão que me for necessário para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus” (Pv 30.8-9).
           
            O texto básico utilizado pela missionária foi: 
“Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto para que* se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação” (Sl 67.1-2)
            Somos abençoados para um propósito: para que as pessoas conheçam o Pai, por meio de Jesus Cristo.
            
Porque somente um caminho leva ao Pai: Jesus Cristo!
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida;
ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6)

  1. Oremos pelos Muçulmanos, pela igreja perseguida, pelos missionários:                                                                                                 Menos de 1%  dos muçulmanos se envolvem com terrorismo e a grande maioria nunca ouviu falar de Jesus Cristo – o Único caminho que leva ao Pai, à Salvação Eterna, a paz, a razão do nosso viver.
Irmãos, assim como o apóstolo Paulo orava pelos judeus, vamos clamar pela conversão do povo muçulmano.
“Irmãos, a boa vontade do meu coração e 
a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos.
Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus,
porem não com entendimento.
Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus...
Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, porém, invocarão aquele em quem não creram?
E como crerão naquele de quem nada ouviram?
E como ouvirão, se não há quem pregue?...
Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” (Rm 10.1-15)


         O amor de Deus pelo povo muçulmano tem se revelado pelo número de missionários brasileiros que ele tem levantado com esta visão. Que nosso Pai encha o nosso coração de amor e clamor por este povo tão precioso e tão sofrido. Que a benção do Pai esteja com eles.

  1. O Evangelho não é contemplativo: precisamos ir ao campo, pregar o Evangelho do amor, da Salvação, obedecer ao Ide de Jesus, onde estivermos:
“Vós, porem, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de* proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9).

            Deus transforma sucatas, pessoas pecadoras em povo santo, separado, sacerdotes. Louvado seja o Seu Santo nome porque um dia fez isto na minha vida! Hoje eu pertenço a Deus!
            Entretanto, hoje há quem se deleite (e, muitas vezes, nós mesmos...) com a primeira parte deste versículo sem considerar a segunda que nos diz sobre a finalidade: A FIM DE...  contarmos o que temos visto e ouvido.

  1. O Evangelho é vida diária, é testemunho!
O professor de física desta missionária insistiu, várias vezes, para ela ir embora da Índia, mas ela perseverou. Certo dia, ele confessou que gostaria que sua filha, prestes a nascer, tivesse o mesmo caráter que ela.
O chamado exige renúncias, perseverança, disposição de obedecer a Deus a fim de que Seu propósito maior se cumpra, mesmo diante das tempestades, mesmo sem compreendê-las.  

A missionária montou um grupo onde muitos jovens e crianças participavam, numa residência, de estudos bíblicos, sem a conotação de uma denominação evangélica.
            Lembrei-me do pastor Jean da Igreja Batista Livre de Jaboticabal (SP) que iniciou uma igreja na Irlanda, sem conhecer ninguém. Ali, com o apoio financeiro de sua igreja começou a evangelizar ensinando, juntamente com os seus filhos, futebol para as crianças.

  1. Vamos semear sempre, sem esmorecer.
Nem sempre conheceremos, aqui neste mundo, os frutos gerados pelo nosso trabalho. Mas, conforme a nossa necessidade, Deus vai nos mostrando. Fez isto com a esta nossa irmã. Ela recebeu e-mail contando sobre vários participantes do grupo que entregaram suas vidas a Jesus Cristo.
“Quem sai andando e chorando, enquanto semeia,
voltará com jubilo, trazendo os seus feixes” (Sl 126.6)
 **
Finalmente, espero que Deus mova o seu coração como fez com o meu e que a nossa vida sirva para abençoar. Senti-me muito pequenina perante a dedicação da vida de tantos missionários, dispostos e disponíveis na Seara do nosso Pai e seu entusiasmo contagiante.
Lembrei-me da origem da palavra entusiasmo: do grego em + theos = em Deus. 
Entusiasmo: o mover de Deus em nós que traz coragem pra enfrentarmos os desafios, perseverança em prosseguirmos superando os obstáculos, na fé e na força que somente Deus pode prover.
"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim, esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, 
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem" (João Guimarães Rosa)

Sim, ousadia, intrepidez para fazer diferença neste mundo, que somente Deus pode nos dar. E minha irmãzinha, missionária, Ele está dando a você juntamente com este ministério extraordinário de levar pessoas cativas a conhecerem Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Que Deus a abençoe,  juntamente com sua família!

* Grifos adicionados
** Desenhos feitos pela Deborah

Fotos abaixo do culto do DIP - Dia da Igreja Perseguida realizado no dia 22/05/2016 na 6 IPB de Uberlândia (MG)



Nenhum comentário: