“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 20 de julho de 2013

'Dançando e semeando... a dança das abelhas'

Viver é semear - Aprendendo com a abelha africanizada (Apis mellifera).
Texto Bíblico: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10).

A abelha Apis mellifera dança indicando fontes de alimento, de água ou um local adequado para sua nidificação. O número e a rapidez do requebrado do seu traseiro (abdômen), o ângulo que forma entre seu corpo e um fio de prumo revelam a distância, a qualidade da fonte, bem como a direção da fonte com relação ao sol (von Frisch, 1993). 
A dançarina é ainda tocada pelas companheiras e o seu aroma é sentido e memorizado quanto ao tipo floral visitado. As operárias que observam a dança da abelha mestre saem em busca de alimento, com rumo certo, não mais sem destino.
Se a abelha não parasse pra ensinar, ela, por si só, poderia trazer o alimento com mais rapidez. Porém, ao ensinar, está beneficiando toda a sua colméia e, portanto, a si mesma. O perfume que a dançarina exala é perfume de vida, de vitória na luta e na guerra pela subsistência.

Aprendemos com as abelhas que transmitir ciência pode mudar a rota, o rumo da história de todo um grupo. Na nossa vida, sempre ensinamos alguma coisa com as nossas ações ou palavras, seja como se deve fazer ou como não se deve fazer. Enfim, a vida é uma grande escola.

Conta-se que certo fazendeiro era famoso pela qualidade do seu milho, e por isso, anualmente ganhava prêmios. Nesses festivais, ele distribuía sementes para os vizinhos. Certa vez uma pessoa questionou: - “Se você distribui a sua melhor semente irá perder o prêmio dos próximos festivais. Eles são seus concorrentes”.
O fazendeiro, sabiamente, respondeu: - “O milharal dos meus vizinhos fornece pólen que, levado pelo vento, fecunda o meu milharal. Se eles não tiverem uma cultura de milho de boa qualidade genética além de perder os prêmios, perderei a fonte de renda da minha família. Melhorando a produção dos meus vizinhos, melhoro a minha também”.
Quando semeamos boas sementes estamos plantando melhor futuro para nós e para os nossos descendentes. Compartilhar informações, repartir boas sementes aumenta a colheita, traz melhorias e abundância para todos. Jesus nos ensinou a sermos solidários com o nosso próximo e disse que o que dá é mais feliz do que o que recebe (Atos 20.35).
Só poderemos decidir o que iremos colher quando escolhemos a semente, depois não mais. Tudo que semeamos nos dará frutos, da mesma espécie da semente que espalhamos, multiplicadamente em quantidade: “... dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão...” (Lucas 6.38 a).
Quiçá disseminemos sementes que revelem valores diferenciados, padrões afinados com a vontade de Deus: Pai generoso, catedrático sobre a arte de se doar, de amar incondicionalmente.
Autor desconhecido - Copiado do Facebook
Para Refletir: Você tem se aquietado para aprender? Tem escolhido bem as sementes? Tem transmitindo o que recebe, levando mudanças positivas por onde passa?

Oração: “Senhor, que eu possa ser grato com as colheitas e que sempre esteja aprendendo, renovando-me para que minhas fronteiras sejam ampliadas. Que a exemplo de Jesus, eu atue como mestre, modificador do meio em que vivo, pulverizando o aroma da vida que provém de Deus”.

Referência:
 von Frisch, K. The Dance Language and Orientation of Bees, 2a. edição, Belknap Press, Crambridge
          Massachusetts, 1993.

Nenhum comentário: