“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 9 de março de 2013

'Humus, filhos da terra, essência, sabedoria...'

“Ensina-nos a contar os nossos dias,
para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12)

Moisés pede compreensão de quão poucos dias dispomos na terra para saber valorizar e desfrutar de cada momento, com sabedoria. Este versículo (Sl 90.12), muito utilizado em aniversários, sempre leva a reflexões: 'O que é  a sabedoria? Tenho sido sábio na minha vida?'

Entendemos que sabedoria é diferente de cultura, inteligência, ciência. Sabedoria é saber escolher corretamente num mundo agitado e que cobra decisões imediatas. 
O sábio Salomão nos ensina que a sabedoria procede de Deus e ela se inicia quando tememos ao Senhor (Pv.1.7 - NTLH).
 Considerando que a sabedoria é mais preciosa que o ouro (Pv 16.16) fica a questão: Quais as características de uma vida sábia? 
Pensei em alguns tópicos:

1. Simplicidade:
Ser simples não é ser simplório, ingênuo. É encarar a vida com os olhos tranqüilos, sem complicações. 
Não é buscar o extraordinário, mas buscar fazer o trivial, o que vier à mão extraordinariamente bem. Transformar o 'ordinário', o cotidiano em algo novo.
É respeitar as diferenças e os limites do próximo.  É ser tolerante, porém, jamais conivente com o pecado. 
É saber perdoar, não cultivar entulhos, más lembranças, mágoas. 
Sábio é quem não cultiva porões, cantos escuros.
Reconhece e pede perdão ao Pai pelos pecados cometidos. Crê neste perdão (1 Jo 1.9) e também se perdoa.

É ser humilde e estar sempre pronto pra aprender. 
"Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, 
mas com os humildes está a sabedoria" (Pv 11.2). 

Humildade, do latim, significa humus ou filhos da terra: nossa essência, nosso fim (Ec 12.7). 
Há quem diga que ser humilde não é se achar menor do que o outro e sim entender que não é maior que ninguém. Como ser soberbo, sentir-se superior ao outro, se sabemos que somos pó? Que nada somos por nós mesmos? Que precisamos, que dependemos de Deus para tudo e que teremos de prestar contas do que fizermos (Ec 12.14)? 

Sábio é quem cultiva a certeza de pertencer a Deus. Confia que Ele nos protege como a Seus próprios olhos e que podemos nos refugiar à sombra das Suas asas (Sl 17.8-9).  
Simples assim. Por quê complicamos tanto?

2. Prioridades:
“Não te fatigues para seres rico;
não apliques nisso a tua inteligência” (Pv 23.4)
Há quem diga que rico não é o que tem mais posses, mas aquele que vive feliz com o que tem. Sonhar com uma vida melhor é bom. Porém, a ansiedade excessiva com o futuro, a permanente insatisfação pode prejudicar o desfrute do presente, daquilo que já dispomos.

Quais têm sido nossas prioridades? Temos valorizado as amizades? Apreciado a natureza? Temos o coração aberto para mudanças?
Os noruegueses dizem: “Não existe clima ruim e sim roupas inadequadas”.  
O sábio utiliza os recursos que tem. As dificuldades, as intempéries não prejudicam seus projetos e, sim o leva a refletir e mudar conceitos, atitudes. 
O sábio prioriza, em suas decisões, o padrão inegociável, ensinado por Deus (integridade, honra, lealdade).

Que abandonemos tudo que impede ou dificulta nossa comunhão com Deus. A mulher samaritana deixou o cântaro. Pedro deixou o barco. O que tem nos prendido e atrapalhado nossa plena intimidade com Deus?
Será que não está na hora de removermos o que atrapalha e nos consagrarmos por inteiro a Deus?
A obediência a Deus torna nossa vida boa, perfeita e agradável (Rm 12.2).  Traz-nos sossego porque sabemos que para Ele nada é impossível, que nenhum dos Seus planos poderão ser impedidos (Jó 42.2 - NTLH) e o Pai tem o melhor para nós. ALELUIA!!!

“Entrega o teu caminho ao Senhor,
confia n’Ele, e o mais Ele fará” (Sl 37.5).

3. Autenticidade:
“Não tenha o teu coração inveja dos pecadores;
antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia.
Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.
Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração”(Pv 23.17-19)

Seja autêntico. Não queira agradar a todos. É impossível! Quando fazemos isso nos tornamos escravos da opinião dos outros.
Evite se comparar com os demais. Compare-se consigo mesmo. 
Sábio é aquele que reconhece suas próprias qualidades e limitações. Busca melhorar os seus próprios limites e não superar o do outro.  Sonha em ser melhor hoje do que foi ontem, melhor amanhã do que é hoje.
       
Ser sábio é não corromper os sentidos, a fé. É não ir ao vento das muitas doutrinas. É não se adaptar à cultura de homens. É nunca se apartar da simplicidade que há em Cristo Jesus e na Sua preciosa Palavra (2 Cor 11.3).

4. Visão da eternidade:
“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida,
somos os mais infelizes de todos os homens” (1 Co 15.19).

            Quem crê num Deus Presente, num Deus que ressuscita os mortos, que dá vida a ossos secos, num Deus de poder e graça, não pode ser triste. 
         Quem encontra e pratica a verdadeira sabedoria é feliz (Pv 3.13) e será salvo (Pv 28.26). Tem a mesma compreensão de Jó: “Porque eu sei que o meu Redentor vive...!” (Jó 19.25).
Você sabe? Saber isso faz toda a diferença em nossa vida. Traz o temor ao Senhor, traz alegria, sabedoria, a certeza que não estamos sozinhos. 
É crer que as lutas serão passageiras, que o futuro será bom e as esperanças serão concretizadas. ALELUIA!!!

Que o nosso amado Deus, Deus do recomeço, das oportunidades nos faça, a cada dia, mais sábios, mais felizes, mais realizado e, principalmente, mais submisso, cumprindo o projeto que Ele tem para nós, desde a antiguidade.

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizerem novas” (2 Co 5.17)

Refletindo: E, então?
Você é uma pessoa sábia? 
Que nota sua vida merece, nos 4 quesitos?
Qual área você precisa melhorar? Como fazer isto?

"Senhor, obrigado pelo dom da vida, por tantas oportunidades. Peço que me conceda um coração sábio que reverencie, antes de tudo, o Senhor. Transforma o meu coração, tira o que não agrada ao Seu Santo Espírito. Que as minhas prioridades sejam obedecê-Lo em todo tempo e isto direcione as minhas decisões. Que o meu prazer seja uma vida simples, autêntica, sempre valorizando os princípios eternos. Em nome de Jesus, meu Redentor, minha esperança, em quem eu creio, que faz novas todas as coisas, amém!"


Nenhum comentário: