“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

'A fé que gera força!'

.Aprendendo com o beija-flor  (Colibri serrirostris)
“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” (Sl 127.3).

          Beija-flor, ave pequena e encantadora. Sua plumagem iridescente revela inúmeros matizes. É considerado o menor vertebrado do mundo, os ossos de suas asas são flexíveis e curtos, atingindo de 50 a 80 movimentos por segundo.1,2 Ágil, voa até de marcha-ré e permanece imóvel no ar.

Entretanto, sua pequenez e fragilidade são ilusórias já que os seus músculos, em proporção ao seu tamanho, são nove vezes mais fortes do que os dos homens.           

Ousado, enfrenta e persegue aves temíveis, cem vezes maiores, como o gavião, com vôos rasantes e arriscados. Toma posse de territórios ou fontes de néctar e luta, com garra, por eles e pelos seus filhotes.

 Foto extraída de: http://www.terradagente.com.br/fauna/0,0,2,492;4,beija-flor-de-orelha-violeta.aspx

O que eu aprendo com esta delicada ave?

Aprendo que não importa a grandeza dos meus recursos porque não estou só. Deus me capacita e me dá forças pra lutar pelos meus valores, pela minha família: “... porque um há conosco maior do que o que está com ele” (2 Cr 32.7b).

Aprendo ainda que os músculos da minha fé devem ser exercitados, dia a dia, para serem utilizados nos momentos de ameaças, caso aves de rapina sobrevoem nosso ninho.
           
           Davi (por volta de 1050 a.C.), um rei poderoso, guerreiro hábil pra arquitetar estratégias e vencer guerras, foi derrotado como pai. 
A história conta que Davi não contrariava os seus filhos (1 Reis 1.5-6). Era um pai ausente, não vigiava o seu ninho, os amigos dos seus filhos, como deveria. Certo dia foi surpreendido por terríveis tragédias. Seu filho Amnom recebeu de um amigo sagaz, Jonadabe, conselhos de morte.
Davi ainda cochilou quanto às intenções de Amnom com Tamar, sua irmã. Ao saber do incesto ficou irado, mas não há registro que disciplinou Amnom. Absalão, revoltado, vinga a irmã; mata Amnom e se refugia na casa do avô (2 Sm 13.1-39).


Por sua vez, a história de Rispa, contemporânea do Rei Davi, é desafiadora (2 Sm 21.1-14). Ela perdeu dois filhos, enforcados pelos gibeonitas. Rispa tomou um pano de saco e o estendeu sobre uma penha e permaneceu de guarda, desde o principio da ceifa até as primeiras chuvas (de 60 a 90 dias), não permitindo que aves ou animais aproximassem dos cadáveres.
O zelo dessa mulher pelos filhos mortos trouxe admiração a todos. O Rei Davi, ao saber disso, ajuntou os ossos dos enforcados e os enterrou junto à sepultura do seu pai, Quis. Rispa recebeu o reconhecimento que queria para os seus filhos.

Depois disto, a Palavra nos diz que Deus se tornou favorável para com a terra (2 Sm 21.14), reverteu a maldição em benção. Depois do que? Depois de Davi ter reparado a quebra da aliança com os gibeonitas e restaurado a memória dos filhos de Rispa.
O que temos feito com os nossos filhos? Rispa fez pelos seus filhos mortos o que muitos não fazem pelos seus filhos vivos. Como Jó, precisamos clamar por eles, em todo tempo (Jó 1.5).

Como está o nosso território? Há aves de rapina querendo destruir nosso sossego, roubar a segurança de nossa família? Não podemos hesitar, temos que enfrentá-las, com coragem. O beija-flor, de pequeno porte e aparência frágil, é um exemplo de luta corajosa pela sua prole.


           Nossos filhos são heranças do Senhor. Nossa descendência precisa crescer saudável, amadurecer suas asas para que, no devido tempo, alcem vôos e cumpram o propósito de Deus.


Para Refletir: Você conhece os amigos dos seus filhos e as suas intenções?  Tem conversado, mantido um canal de camaradagem com seus filhos? Tem se colocado na brecha, orando sempre por eles e com eles?
Oração: “Senhor, meu Deus, abra os meus olhos para que eu perceba o que acontece ao redor e no interior do meu lar. Que eu esteja sempre na torre de vigia, atento às artimanhas dos predadores e tenha forças e sabedoria para enfrentá-los. Faça dos nossos filhos canais de bençãos. Não nos deixe cair em tentações e livra-nos do mal. Por Jesus, amém”.


Citações

1 Campbell, B., Lack, E. 1985. A Dictionary of Birds. Vermillion: Buteo Books, 670 p.

2 Camfield, A. 2004. "Trochilidae" (On-line), Animal Diversity Web. Acessado 18/11/2008 em http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/accounts/information/Trochilidae.html

Nenhum comentário: