“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

“Espalhando o bom perfume”

"Aprendendo com o assa-peixe" (Vernonia spp).
Texto Bíblico: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto” (Salmo 1)

                        

    
Assa-peixe é considerado 'erva daninha' pelo homem e, por isso, é freqüentemente bombardeada por agrotóxico. 
Entretanto, esse arbusto apresenta uma capacidade extraordinária de recuperação. Floresce, exala perfume, produz um néctar atrativo pras abelhas que é transformado num dos méis mais saborosos que existe. Além disso, suas folhas e raízes tem sido utilizadas na medicina popular, trazendo alívio para enfermos com bronquites e tosses.

Considerada “praga de pasto” nos ensina que nada é desprezível na criação de Deus. Deus considerou e dotou cada ser, de valores intrínsecos e requintados. 
E Deus é zeloso. Sustenta as aves do céu, veste os lírios do campo de modo inigualável e nos ensina a aquietar o coração. O Seu amor por nós é imensurável e nada poderá nos separar deste amor, expresso em Cristo Jesus.
Não existe temporal barulhento, noite escura que impeça Deus de nos ouvir, de nos enxergar. Não existe fundo de poço tão profundo que os Seus braços não nos alcancem. 
As derrotas podem significar a ocasião, o necessário para Deus fazer com que a nossa vida faça diferença. 
Deus pode transformar o nosso choro em alegria, o nosso pranto em exultação, se aprendermos a depender d’Ele.

Com essa fé, podemos entregar o que dispomos ao Pai e descansarmos tranqüilos. 


José, bisneto do patriarca Abraão (por volta de 2000 a.C.) foi abandonado pelos irmãos, levado para terra estranha (Egito) como escravo e ali estendeu seus ramos e frutificou por sobre o muro, ampliando suas fronteiras (Gênesis 49.23-25). 
Pelejaram contra ele, mas não prevaleceram. Foi injustiçado, mas não paralisado. Seus braços não se afrouxaram, ficaram ativos pelas mãos do Poderoso de Jacó, Pastor de Israel.

Não importa a nossa situação. Como o assa-peixe, podemos estender os ramos e florescer, onde estivermos plantados, ainda que em lugares inóspitos. 
Mesmo rejeitado, solitário ou desprezado é possível oferecer ao mundo doçura, o néctar que anima e impulsiona.

As aflições são reveladoras por evidenciarem a estirpe do nosso caráter. 
Produzir bondade na fartura não tem mistério, não é original. O sublime é estar conectado à fonte eterna que nos habilita a florescer no deserto, na rejeição e, mesmo na angústia, a exalar o bom perfume de Cristo. 
Então produziremos frutos que saciam a fome e a sede dos que nos desprezam e tentam nos destruir. O valor desta oferenda torna-se imensurável porque reflete o amor incondicional de Deus.

Meu amigo, você está passando por lutas? Por perseguições? Ao invés de revidar, azedar o seu coração, entregue o que está passando nas mãos de Deus. Conte a Ele o motivo da sua dor, do seu medo e aquiete o coração. Se possível, estenda os braços e auxilie mesmo aquele que é o motivo da sua aflição e aguarde o livramento, o agir de Deus. Creia, Ele é fiel, nunca falhou e jamais falhará.


Para Refletir: Temos exalado o bom perfume de Cristo, mesmo nas afrontas da vida? O que precisamos mudar em nosso caráter, no nosso proceder diante das frustrações para que, em todo o tempo, o nome de Deus seja exaltado em nosso viver?

Oração: “Óh Deus soberano, que abre as sepulturas e dá vida a ossos secos. Senhor do fôlego da vida, que ressuscita a esperança, restaura o meu interior. Capacita-me a fazer diferença benéfica em minha geração, a exalar o bom perfume de Cristo, mesmo nas crises e a ofertar o néctar que abençoa até para os meus adversários. Em nome de Jesus Cristo, Redentor, referencial meu! Amém!”. 


Nenhum comentário: