“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

'Sempre melhorando...'

Sempre melhorando - Aprendendo com as aranhas.
Texto Bíblico: “Não te faças negligente para com o dom que há em ti... Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto” (1 Tim 4.14)

As aranhas, artrópodes aracnídeos, caracterizam-se por apresentarem uma estreita cintura que separa o tórax do abdômen. Produzem seda pelas glândulas ou fiandeiras do seu abdômen e com elas constroem teias.
Os fios de aparência tão delicada são, proporcionalmente, mais fortes do que o aço, com resistência equivalente a do Kevlar, fibra sintética (leve e resistente) fabricada pela Empresa DuPont, utilizada na fabricação de vestes de proteção como coletes à prova de balas, cordas, raquetes de tênis. Quando esticados, os filamentos da teia conseguem atingir quatro vezes o seu comprimento original, sem se romper.
A resistência dos filamentos é diretamente proporcional à força imposta pela aranha na hora de construção. Ela é capaz de aprender, de aperfeiçoar a construção da sua teia conforme a experiência, o espaço e os suportes disponíveis, adaptando-se às mudanças do ambiente em que vive, dentro de certos limites. Esta flexibilidade diante de desafios novos é fundamental à adaptação e à sua sobrevivência.
Para aprimorar suas teias e a sua aptidão de caçadora utilizam os seus poucos milhares de neurônios.

As aranhas papa-moscas tropicais (Portia) atingem no máximo um centímetro de comprimento. Como caçadoras, avaliam o ambiente e estabelecem estratégias de ação. Diante de uma presa temível, elas recuam, dão a volta e atacam por trás. 


*
Cientistas chineses estão estudando o desenvolvimento de redes sintéticas para captação de água utilizando o sistema das teias da aranha Uloborus walckenaerius de coletar a água presente no ar. 

O homem tem mais de 80 bilhões de neurônios. 
O que fazemos com eles?
Deus tem nos dado tantos dons, oportunidades, além da habilidade de aprender.
O que fazemos bem e que ainda pode ser melhorado?

A escolha é nossa. Podemos optar por criticar as dificuldades ou usar os recursos disponíveis como alavancas para construir algo original, expressivo.
Isto é possível se buscarmos aprimoramento, adaptar-nos aos novos desafios com alvos e estratégias a curto, médio e longo prazo.


Certa vez, perguntaram para um sábio: “Quantos anos você tem?” Ele respondeu: “Tenho os anos que me restam, porque os anos que já vivi, não os tenho mais. Eles já passaram, não são mais meus”.
Quantos anos você tem? Não importa quantos já viveu, as decisões tomadas hoje construirão o seu futuro.
A sabedoria é fazer do que resta uma grande festa, edificando um memorial inesquecível.
Isto não é regalia de ninguém e é possível aos que se dispõem nas mãos do nosso Deus:
“Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz,
e a glória do Senhor nasce sobre ti”.

É sempre bom lembrar que: 'Bom mesmo é quando a gente entende que não precisa ser perfeito, não precisa ser aceito, não precisa agradar todo mundo, não precisa estar sempre certo, não precisa ter razão, não precisa concorrer porque descobriu que bom mesmo é ser você' (autor anônimo).
Sim, isto é sinônimo de autenticidade, de maturidade! Viver sem querer superar o outro, viver consciente das minhas limitações, usando meus neurônios para superar os meus pontos fracos, para agradar a Deus e não a homens. O que deve me importar é o que Deus pensa de mim e não o que o outro pensa...

Para Refletir: Quais são as suas habilidades? Você tem procurado aperfeiçoar as aptidões, os recursos que dispõe ou os obstáculos tem sugado sua energia? Decida reagir. Anote num papel seus dons e as estratégias que você pode usar para aprimorá-los.

Oração: “Senhor, não permita que eu me acovarde diante dos empecilhos, das lutas, do imprevisível. Que eu não me acomode diante das impossibilidades, dos desafios. Orienta-me para que eu mude minhas atitudes de modo que a minha jornada seja fértil e agradável na Sua presença, cumprindo o Seu projeto. Que minha única meta seja agradá-Lo, em todo tempo. Em Jesus, amém”. 

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/cientistas-imitam-teia-de-aranha-em-fibra-sintetica-para-coletar-agua-da-nevoa-20100204.html

Nenhum comentário: