“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"Quem não tem competência, corra atrás dela!"

Quem não tem competência, corra atrás dela!
Aprendendo com o jabuti (Geochelone carbonaria)
Texto Bíblico:... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3.13-14)

O dito popular: “Quem não tem competência, não se estabelece”, me incomoda. Não consigo concordar com ele. Não seria se acomodar na derrota, antes mesmo de tentar? Não ficaria melhor assim: “Quem não tem competência, corra atrás dela”? Quem não tem aptidão, trabalhe pra alcançá-la?

Quantos tem olhado para o passado e ficado triste pelas oportunidades perdidas? Sentem-se derrotados, incompetentes...
O que fazer? Acomodar-se e afundar-se na lástima ou levantar-se e avançar, crendo que o Senhor segura todo aquele que O busca, pela mão: “Se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão” (Salmo 37.24).

Muitas vezes temos alvos e não conseguimos atingí-los. Entretanto, creio que se eu não posso fazer como gostaria, devo fazer como posso; sem afundar-me na autopiedade, chorando a falta de capacidade, de recursos. 
Devo sonhar, devo arriscar, esforçar-me para superar os meus próprios limites, sem lastimar que os outros possuem mais recursos que eu. 
É a mulher de ‘meia-idade’ que decide fazer supletivo e uma faculdade. É o homem que decide estudar e prestar um concurso. É o desempregado que aprende um novo ofício.

"Luz difusa produz pouco brilho, mas luz concentrada produz fogo" (Rick Warren). Sem foco e sem concentração, divagamos e não vamos a lugar nenhum...

O jabuti desloca-se, vagarosamente, em busca de ambientes adequados e alimento para sua sobrevivência. Caminha no seu ritmo, sem querer ser uma lebre. Será que é por isso que vive tanto? Sempre levando sua casa, na forma de um casco duro e rígido. Fardo difícil de carregar, mas que lhe dá abrigo contra os predadores.

Assim acontece conosco. Situações que dificultam nossa caminhada podem representar oportunidades, refúgio. Em alguns momentos, um fardo; em outros, auxílio.  
Certo homem, durante anos, queixara-se de sua vida de servente de um magnífico hotel, repleto de pessoas ricas e cultas. Se tivesse aproveitado suas horas de folga, a proximidade de estrangeiros para estudar línguas, aprender coisas novas, poderia ter avançado profissionalmente. 
Se continuarmos fazendo as coisas sempre da mesma forma, nada de novo acontecerá.

Se temos nos sentido pequenininhos, incompetentes, vamos buscar, em Deus, sonhos audaciosos com a certeza de que Ele nos concederá, junto com os sonhos, os recursos necessários para conquistá-los.
 Entretanto, devemos ficar atentos. Deus nem sempre dá o que queremos, do modo que pensamos e sim o que necessitamos para progredir. 
Nem sempre na mesma medida que o outro recebeu, mas com menos podemos fazer mais, sob a Sua direção e com a nossa persistência.
Se durante os tempos de paz nos esforçarmos, menos sofreremos em tempo de angústias. As forças especiais da Marinha americana apregoa: 'Quanto mais suamos nos períodos de paz, menos sangue derramaremos em tempos de guerra' (Steve Chandler, 2009).


Que Deus nos ajude, em nossa caminhada, a superar os impedimentos. Conscientes de que, sob o aval de Deus, as pedras encontradas pelo caminho não são para nos derrubar e sim instrumentos para fortalecer nossas pernas, preparando-nos para novos e extraordinários desafios.

Tendo em mente que o mais fascinante não são as aquisições materiais e sim a superação de barreiras, ultrapassar os nossos próprios limites; sempre cuidando para não perdermos a essência e nem negociarmos valores eternos.

Para Refletir: Quem é o seu referencial quando pensa em limites? Seu passado ou o seu próximo?  
Pense em superar a si mesmo e não os outros. Somos diferentes, cada um com seus limites, aptidões, valor intrínseco. 
Não se alegre por ter conseguido algo que o outro não conseguiu. Nas vitórias, comemore os avanços, considerando seu próprio passado, usando as derrotas pra refletir no que deve ser mudado. 
Celebre as limitações que conseguiu superar. Faça de sua vida um grande e magnífico banquete!

Oração: “Senhor, que eu confie sempre no Seu poder que opera em minha vida. Segura as minhas mãos, ensina-me a avançar, no compasso que o Senhor me conferir. Sempre com o coração grato, porque na Sua presença, o amanhã será melhor do que o hoje. Em nome de Jesus, amém!” 

Nenhum comentário: