“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Deus, a âncora da minha alma!

Olhos fitos em Deus!
Aprendendo com o tralhoto (Anableps anableps)
Texto Bíblico: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto” (Jr 17.7-8).

            Tempos atrás, meu marido e eu ficamos maravilhados com um peixe muito curioso, conhecido como tralhoto ou “quatro-olhos”, encontrado na praia do Pará (norte brasileiro).
            O tralhoto, de porte médio, comprido e achatado, gosta de nadar na superfície de águas quentes e levemente salobras. Possui dois olhos grandes, localizados acima da cabeça, com a retina bipartida por uma membrana de tecido opaco o que favorece a sua visão dentro e fora d’água.
Acredita-se que eles consigam enxergar nos dois ambientes simultaneamente.
Vivem em grupos e pulam com entusiasmo para fora da água  fazendo uma grande festa e divertindo os banhistas.
            Interessante considerar que nós, humanos, também podemos desfrutar de duas visões: exterior (circunstâncias) e a interior (fé).
Quando focamos somente nas circunstâncias, nos seus ruídos e pressões podemos vacilar.  Todavia, quando nos lembramos de Deus e das Suas promessas, a impotência, a angústia são  substituídas pela esperança.

Hoje acordei pensando nas circunstâncias, em minha família e nos novos projetos que temos arquitetado: mudança de cidade, nova igreja, novos amigos a serem conquistados, adaptações. Os filhos se definindo quanto a vida familiar, profissional e, confesso, que fiquei muito apreensiva.
Então lembrei-me do texto: “Lançando sobre Ele toda nossa ansiedade porque Ele tem cuidado de nós” (1 Pedro 5.7).
Interessante... Este versículo sustentou ao Leomam e a mim durante o nosso namoro/noivado e, agora, em momentos de grandes mudanças voltou a falar ao meu coração.
Como num filme, passo a lembrar do tanto que temos desfrutado do cuidado de Deus, seja em cuidados espirituais, emocionais, físicos, financeiro. Foi muito bom! Agradeço a Deus pelas memórias porque elas tem gerado alento, esperança ao meu coração. 

Uma ilustração diz que cada um de nós é como se fosse uma gota de tinta numa tela. Há momentos que olhamos para um lado e as cores parecem sombrias, sem sentido. Porém quando olhamos para o grande Autor, nossos olhos clareiam e as cores, antes ameaçadoras, tornam-se desafios essenciais para que o admirável projeto de Deus se concretize em nossa vida. 

            O Rei Josafá (870-845 a.C.), certa feita, sentiu-se impotente, limitado e teve medo. Não sabia o que fazer e se pôs a buscar ao Senhor. Josafá faz uma confissão perante todo o seu povo, mostrando humildade e fé em Deus:
“Ah! Nosso Deus... em nós não há força... 
e não sabemos nós o que fazer;
porém os nossos olhos estão postos em Ti” (2 Crônicas 20.12).
Deus respondeu que se cressem n’Ele estariam seguros. E foi o que aconteceu. O reino de Josafá teve paz, Deus lhe deu repouso por todos os lados (2 Cr 20.30).

         Quantas vezes ficamos sem saber o que fazer, olhamos em volta e vemos obstáculos que parecem tão grandes. Se olharmos somente para o tamanho da nossa força vacilaremos e o nosso fim será o naufrágio, a depressão.
Porém, se fitarmos as circunstâncias, com responsabilidade e o nosso Deus, com fé,  poderemos nos alegrar, porque sabemos que a resposta está a caminho e que aqu’Ele que começou a boa obra em nós, há de completá-la (Fp 1.6).
Quando temos os nossos olhos fitos nas circunstâncias e em Deus, o nosso coração se enche de esperança.
Revestimo-nos de coragem para fazer o que compete a nós e da certeza de que Deus, na Sua bondade e misericórdia, desembaraçará os nossos caminhos de modo que os nossos pés não vacilarão (2 Sm 22.33, 37).
A confiança de que Deus é quem luta por nós e efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade (Fp 2.13).

       Ontem, Leomam e eu, estávamos 'desbravando' o nosso sítio e ele ia à frente, numa estreita trilha, indicando o caminho até a cachoeira.

Assim é o nosso Deus. Ele vai adiante de nós, endireitando os caminhos tortuosos, quebrando barreiras, mostrando e presenteando-nos com tesouros escondidos:
 " Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, 
quebrarei as portas de bronze e 
despedaçarei as trancas de ferro; 
dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, 
para que saibas que eu sou o Senhor, 
o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome..." (Is 45.2-4)

Deus que nos conhece, que sabe o nosso nome, que zela por nós.  
Obrigada, Senhor, por tão grande amor!

A esperança em Deus é a âncora da nossa alma. Ela nos sustenta firmemente e não nos deixa afundar (Hb 6.19).  ALELUIA!

Para Refletir: Em quem ou no que tenho colocado os meus olhos, a minha fé?  Quem tem sido a minha âncora, o meu apoio quando as dúvidas, as tempestades, as mudanças sobrevêm?
Oração: “Oh Deus, que os meus olhos sempre busquem a Sua Presença de modo que eu não vacile e tenha visão do Seu querer. Que eu possa fazer o que compete a mim. Que as lembranças do que o Senhor já fez em minha vida e de Suas promessas fortaleçam o músculo da minha fé e aquiete o meu coração, em todo tempo. Amém!”

Um comentário:

Deborah disse...

Amém! Deus tá cuidando de td =)