“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

'Polinizando e colhendo...'

O que é polinização?
Polinização é a transferência de informação genética. O pólen de uma flor é transportado (pela gravidade, vento, insetos, pássaros, dentre outros) para a mesma flor ou para outras flores da mesma espécie, resultando na produção de frutos e sementes.

Apis mellifera no pessegueiro
Conta-se que, certa região era famosa pela promoção de uma festa anual do milho. Nesta ocasião havia um concurso e o produtor do melhor milho era agraciado com uma grande taça.
Havia um fazendeiro famoso pelo excelente milho que produzia. Todos os anos era o grande vencedor. Após o evento, ele doava as espigas premiadas para os seus vizinhos fazendeiros.
Certo dia uma pessoa questionou: - ‘Doando suas espigas, você vai perder a primazia de ser campeão, nos próximos anos’. 
Sabiamente, este fazendeiro respondeu: ‘Não devo guardar os bons frutos comigo. Assim estaria prejudicando não só meus vizinhos como minha própria família. O milho é produzido pela polinização do vento. O meu milharal recebe o pólen de toda a região. Se meus vizinhos forem bem sucedidos, eu também o serei’.
Linda história, preciosa mensagem.
Se o homem entendesse isto em sua vida agiria de modo diferente quanto à violência, o egoísmo, a inveja, a destruição do meio ambiente.
Se a solidariedade fosse definitivamente inserida em nossas atitudes, em nossas palavras favoreceríamos não somente nosso próximo, nossa geração como também nossa vida e a de nossos descendentes.

Tudo que fazemos, falamos e pensamos são grãos de pólen lançados que se tornarão frutos e sementes, da mesma espécie: bondade ou perversidade.
Muitos se queixam da sua sina... será que não é resultado das más escolhas das sementes lançadas?

No entanto, há situações em que as circunstâncias podem ser resultados de sementes más, lançadas pelas pessoas que convivem conosco. Sofremos como receptáculo do mau pólen.
A Bíblia nos aconselha a evitarmos, no que depender de nós, amizades com pessoas grosseiras ou violentas porque podemos ser contaminados por elas ou sofrermos as conseqüências de suas atitudes (Pv 22.24-25).
Devemos ajudar a todos, distribuir o bom pólen sem egoísmo ou discriminação, mas a nossa intimidade deve ser restrita àqueles que compartilham dos mesmos valores:
“Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Amós 3.3)

Bons e maus costumes, sentimentos, ideais ou sonhos respingam em quem está perto. Muitos jovens estão sofrendo as conseqüências de estarem no lugar errado, com pessoas erradas.
O mestre do navio que levava Jonas para Társis aprendeu esta lição (Jonas 1.4-16). Cuidado com quem você leva no seu navio, com quem você se associa, seja na sua vida familiar, ministerial, empreendimentos. Muitos pastores estão sofrendo os resultados de imporem as mãos a líderes ‘estranhos’ à obra do Pai:
“Quem semeia a maldade colhe a desgraça e
será castigado pelo seu próprio ódio.
Quem é bondoso será abençoado porque
reparte a sua comida com os pobres.
Mande embora a pessoa orgulhosa,
e acabarão os desentendimentos,
as discussões e os xingamentos” (Pv 22.8-10 - NTLH).

            Temos semeado bons grãos de pólen? Atitudes que honrem e respeitem o nosso parceiro de caminhada? Palavras que tragam alegria, paz e abençoe a vida dos que convivem conosco?

Que tenhamos também paciência e confiança enquanto esperamos as colheitas. Como diz o Rev. Magno Paterline: 'Com Deus na história, todo final é feliz'!
Deus nos abençoe!


Nenhum comentário: