“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

"Maria vai com as outras"

Maria vai com as outras  - Aprendendo com as lagartas processionárias  (Thaumetopoea pityocampa).
Texto Bíblico: “Porque dois males cometeram o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retém as águas”¹.

As lagartas processionárias movimentam-se em procissões, uma com a cabeça colada à extremidade da outra, formando um trenzinho.
Um pesquisador francês2,3, formou um círculo de lagartas, do lado de fora de um vaso que continha o seu alimento favorito. Elas caminharam horas a fio, uma seguindo a anterior, até morrerem de fome. O alimento estava próximo e acessível, mas o seu comportamento de seguir a outra foi fatal.
*
O ser humano, geração após geração, tem vivenciado esta história. Muitos são 'maria vai com as outras', pessoas levadas ao vento da opinião do outro, influenciáveis pelos hábitos e cultura, sem questionar.
Alguns adotam costumes e estilos de vida nocivos, em detrimento ao seu próprio padrão e necessidades. Para serem aceitos numa comunidade qualquer chegam a assumir alianças e até atitudes que, no seu interior, abominam.
Pessoas que chegam a colocar a ambição na frente da dignidade, da honra, da retidão. 
A foto acima mostra dezenas de pessoas fazendo a saudação nazista ordenada por Hitler, em Hamburgo, em 1936, durante a inauguração de um navio militar. No detalhe, um homem não obedece a ordem e fica com os braços cruzados.
Em 1991, este homem foi identificado como August Landmesse por uma de suas filhas. Na época da foto ele era funcionário do estaleiro de Hamburgo.
Depois de tantos anos, este homem me ensina que, apesar das circuntâncias e do meio em que vivo, eu posso escolher o que seguir, o que acolher em meu coração.
O profeta Daniel (Dn 1.8) decidiu não se contaminar e com isto ele agradou a Deus. Recebeu o toque de Deus. Deus compartilhou com Daniel segredos, o Seu projeto.

Soube de uma história fascinante. Uma jovem, com uma dívida a saldar, encontrou no banheiro da faculdade onde estudava, exatamente o valor do seu débito, em dinheiro. Orou, emocionada, agradecendo a Deus por ter provido o que precisava.
Entretanto, o seu coração foi invadido por um sentimento ruim ao pensar na angústia de quem perdera o dinheiro. Entendeu que Deus queria, antes de tudo, que fosse honesta.
Contrariando a opinião de amigos, informou a um professor o seu achado. O professor conhecia o dono do dinheiro e ela, então, o devolveu.
Impressionados pela sua luta e integridade, seus professores a indicaram para trabalhar numa multinacional, onde ganharia, por mês, exatamente cinco vezes mais o valor que achara, com possibilidade de promoções no futuro.

Muitas vezes nosso reservatório fica seco, nossa matéria prima esgota-se. Deus, com Sua Presença e princípios, representa o lençol subterrâneo inesgotável, que traz abundância de água pura e límpida. Manancial de águas vivas e não cisternas secas, corrompidas, que não armazenam águas. Mas a benção de Deus é condicional, ela vem quando fazemos a Sua vontade soberana.

As lagartas nos ensinam ainda a não confundirmos atividades com avanço. Elas caminhavam, mas não chegavam a lugar algum. Quando estamos distantes do plano de Deus, o mesmo acontece conosco. Muito ativismo, trabalho, canseira e nada de resultados.
**
Jesus Cristo nos oferece uma vida abundante, dentro da Sua vontade, que é boa, porque sacia a nossa necessidade; agradável porque traz refrigério, alívio; perfeita porque está dentro do projeto extraordinário de Deus para cada um de nós4.
Para Refletir: A quem você tem seguido? Tem se distanciado da fonte da água da vida, se esgotado em busca de poços furados, que não seguram água, que trazem frustrações, secura na alma? Tem se acomodado a alguma situação que desagrada a Deus? Se sim, qual? O que fazer para sair dela?

Oração: Senhor, confesso que tenho, muitas vezes, me acomodado a preceitos humanos. Rogo que me perdoe, me resgate e que me transporte para um caminho de restauração, de mudanças, de mananciais. Cuida do meu interior. Que eu possa, em todo tempo, saciar minha sede em Sua fonte. Que nada, nem ninguém me afaste de Sua Presença. Que eu viva os meus dias não para satisfazer religiosidades de homens, tradições, mas que a minha vida esteja sempre dentro da Sua vontade. Dê-me visão e ensina-me a agradar sempre o Seu Santo Espírito. Em nome de Jesus. Amém!”

Referências
¹ Jeremias 2.13.
2 Fabre, J-H. Souvenirs entomologiques. Etudes sur l'instinct et les moeurs des insectes. Sixième série. Editions Delagrave, 1913, 418 p.
3 Fabre, J. H. The life of the caterpillar. Dodd, Mead and Co. Inc., New York, 1916, 376 p.
4 Romanos 12.2.
* Foto extraída de: http://www.efabre.net/chapter-iii-the-pine-processionary-the-procession
** Foto extraída de: http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Agricultura-e-Floresta/content/A-processionaria-na-saude-do-animal-domestico?bl=1&viewall=true


Nenhum comentário: