“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 25 de julho de 2012

'Guarda das fontes'

"Comecemos e terminemos o dia
Com nosso Deus Eterno,
nosso Alfa e nosso Ômega;
O nosso Início, o nosso Fim"


Madrugada fria. Um casal, que vive embaixo de um viaduto, encontra um saco com cerca de 20 mil reais em Tatuapé, zona leste de São Paulo. O que fizeram? Imediatamente, entregaram o dinheiro para polícia.
Rejaniel de Jesus Silva Santos, 36 anos, catador de recicláveis, com renda diária de 15 reais, perdeu o contato com a família quando saiu do Maranhão para tentar a sorte em São Paulo.
Ele conta dos valores que aprendeu com sua mãe: 'A minha mãe me ensinou que não devo roubar e se ver alguém roubando devo avisar a polícia. Se ela me assistir pela TV lá no Maranhão vai ver que o filho dela ainda é uma das pessoas honestas deste mundo'.
Rejaniel e a mulher, Sandra Regina Domingues, no 30º DP do Tatuapé após entregarem 
o dinheiro à Policia Militar - 
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1117302-moradores-de-rua-
encontram-cerca-de-r-20-mil-e-entregam-a-pm-em-sp.shtml

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, 
ainda quando for velho, não se desviará dele" (Pv 22.6).
Ensina a criança NO caminho. Não é para apontar o caminho. É pra ir junto! Não abra mão de seus filhos. Vá junto, interceda por eles, em todo tempo.
Susana Wesley (1609 - 1690) orava pelos seus 19 filhos, nas madrugadas. Um deles, John Wesley, tornou-se o líder precursor do movimento Metodista e um dos maiores avivacionistas da Inglaterra.
Susana, escrevendo para o primogênito Samuel, também pregador, disse: 'Considere bem que separação do mundo, pureza, devoção e virtude exemplar são requeridas daqueles que devem guiar outros para a glória. 
Comece e termine o dia com Ele que é o Alfa e o Ômega, e se você realmente experimentar o que é amar a Deus, você remirá todo o tempo que puder para o Seu serviço mais imediato. Empenhe-se em agir sobre este princípio e não viva como o resto da humanidade, que passa pelo mundo como palhas sobre um rio, que são levadas pela correnteza ou dirigidas pelo vento. 
Receba uma impressão em sua mente, tão profunda quanto possível, da constante presença do Deus Grande e Santo. Ele está ao redor de nossos leitos e de nossas trajetórias e observa todos os nossos caminhos. Sempre que você for tentado a cometer qualquer pecado, ou a se omitir de algum dever, pare e diga a si mesmo 'O que estou eu por fazer? Deus me vê!'

Filhos: herança de Deus! Vamos consagrá-los no altar do Senhor. A exemplo das águias, façamos nosso ninho nas alturas, longe dos predadores e, em todo tempo e lugar, vamos ensiná-los a voar usando os preceitos eternos. Assim, estarão habilitados para enfrentarem vendavais e alcançarem a plenitude da vida que somente Deus pode oferecer.
Peter Marshall, pregador escocês contou uma história sobre o 'guarda das fontes'. No declive de uma cadeia de montanhas havia uma pequena cidade que contratou um homem para ser o guarda das fontes das águas cristalinas que jorravam do alto dos montes.
Diariamente ele limpava as fontes retirando as folhas, animais mortos e a água límpida jorrava abundantemente. Visando economizar, o prefeito decidiu dispensar este funcionário. O tempo passou e a água não era mais pura e algumas doenças, até fatais, começaram a surgir. Finalmente, a cidade reconheceu a importância do trabalho deste humilde homem e pediu que ele voltasse a ser o guarda das fontes.
Como pais, devemos exercer também esta função. Afastar ou alertar nossos filhos para tudo que possa poluir a mente e o coração, especialmente atividades ou amizades que trazem tristeza e distanciamento de Deus. Sempre os ensinando a praticarem  os valores essenciais. Mas que, no entanto, sejam livres para escolherem aquilo que não é essencial.
"O 'essencial' (os princípios de Deus) é inquestionável, devemos ter um só posicionamento, unidade; no 'não essencial', liberdade. Em tudo e em todas as coisas, o amor" - frase utilizada pelos reformadores religiosos e que deve reger o padrão, a conduta de uma pessoa, família, igreja, sociedade.
Que dobremos os nossos joelhos com humildade, pedindo a Deus que nos ensine a diferenciar o essencial do não essencial e a praticarmos a Sua vontade, em todo o tempo.
Que o nosso Pai, O guarda de nossas fontes, nos conceda também sabedoria para orientarmos nossos filhos a guardarem sempre o coração, preciosa fonte de vida (Pv 4.23).
Que, pelas madrugadas, clamemos pela misericórdia do Pai e à noite, dos nossos lábios, fluam cânticos de louvor ao Deus da nossa vida (Sl 42.8):
A Ele e, somente a Ele, toda a Glória,
toda nossa Adoração e 
todo nosso Louvor. 
Cachoeira de Ituverava (SP)

Nenhum comentário: