“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

'Quem não obedece, padece!' (Jonas 2)

      Jonas viveu na época do Rei Jeroboão II, no VII século a.C, quando recebeu de Deus a incumbência de levar ao povo de Nínive a seguinte mensagem: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida” (Jonas 3.4).
Nínive, capital da Assíria, era famosa pela sua violência, por roubar das comunidades vizinhas e por ser inimiga do povo de Deus.

O texto conta que Jonas se dispôs sim, mas para fugir da presença de Deus (v.3). A Bíblia relata que a fuga de Jonas seguiu uma descida linear.  Jonas parte de Samaria para Jope onde embarca num navio com objetivo de ir à Tarsis (1 Rs 10.21-22, Sl 72.10).*
Entretanto, uma tempestade ameaça a vida de todos que estavam com ele no navio. Entendendo que a tempestade era decorrente da desobediência de Jonas, o atiram ao mar (Jonas 1.15). 
http://otpbdobrasil.ning.com/
Jonas é engolido por um grande peixe e permanece em seu ventre durante três dias e três noites. 
Jonas afasta-se do local de sua missão e vai para longe e para baixo, cada vez mais... numa descida linear: 
Colina     -     Porto     -     Navio     -     Porão     -     Mar (peixe)

         Jonas estava no ventre de um grande peixe, numa situação angustiante: todo melado, sujo, fedido. Sentia-se um bagaço, um nada, totalmente excluído da Presença de Deus (Jonas 2.4).


Quem não obedece, padece!” (Rev. Magno V. Paterline)
Desfalecido, rodeado pelo abismo, Jonas confessa que não tinha esperança de vida, sente-se morto, numa sepultura. Entretanto, renova suas forças quando se lembra de um Deus de misericórdia (v.8) e eleva a Ele uma oração (v.7).

Muitas vezes, precisamos que Deus nos leve à lona pra quebrar nossa cerviz, nossa arrogância e trazer humildade, entendimento que sem Ele nada somos e nada podemos fazer. 
Depois de se tornar vômito de peixe quem pode manter a altivez? Depois de ir a um hospital e perceber a fragilidade da vida, quem pode andar com o nariz empinado?

Jonas crê no perdão de Deus e O louva (v.9). A oração de Jonas, na impossibilidade, é ouvida e respondida por Deus que providencia o seu resgate.

Este é o nosso Deus! Deus que se inclina e ouve o nosso clamor, mesmo quando estamos mergulhados no vômito dos nossos pecados e delitos. Deus de perdão (1 João 5.14-15), Pai de misericórdia que nos alcança, nos considera. Impossível compreender quão grande é o amor de Deus!
“... Para onde fugirei da tua face?
Se subo aos céus, lá estás;
se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também.” (Salmo 139.8).

 Você já se sentiu ou tem se sentido assim? Sufocado? Angustiado? Totalmente sem alternativas?
Ore, derrame o seu coração ao Senhor, somente a Ele. Deus não nos divide com ninguém. Peça perdão pela sua infidelidade, pelos pecados que tem cometido, chame o seu pecado pelo nome.  
Conte a Ele a sua dor, os seus medos, a sua fragilidade. Orar a Deus não é utilizar frases feitas, formatadas. É impossível enganar a Deus. Concentre-se n’Ele e despeje o seu coração, com sinceridade. Esta é a oração que Deus ouve.

“Oração é colocar perante Deus o que está no meu coração, não o que deveria estar” (C.S. Lewis).

    Você quer ser alguém que experimenta a Presença de Deus?
Quer ter a sua vida transformada, sem o véu do orgulho, da frieza, da indiferença? Quer desfrutar de uma vida significativa?
Decida dedicar-se a oração, pelo menos uma hora por dia. 
Recolha-se no seu quarto, num local onde tenha privacidade. Leve um caderno/caneta, uma Bíblia com você. Anote a data, os motivos da sua dor, do seu medo, das suas necessidades. 
Lembre-se também de agradecer por tudo que Deus já fez em sua vida e está fazendo. 
Adore-O pelo que Ele é. Um Deus presente, misericordioso, que se importa com a nossa luta. Deus que luta por nós.
Somente Deus pode mudar o nosso interior! 

Ore, ore sem cessar.
Creia, sua vida mudará, as circunstâncias mudarão e o seu coração jamais será o mesmo!
"Pequei contra Ti, contra Ti somente e fiz o que é mal perante os Teus olhos. Purifica-me... e ficarei limpo... Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Restitui-me a alegria da Tua salvação" (Sl 51).
Luiz de Carvalho - 90 anos - 67 discos
* Leia uma meditação sobre a primeira parte da história de Jonas (Jonas 1) - Jonas Resiste, porém Deus não desiste - em: http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/02/jonas-resiste-porem-deus-nao-desiste.html

Nenhum comentário: