“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Colheita é uma guerra, é a luta pra sobreviver...







Colheita é uma guerra, é a luta pra sobreviver...

            Durante o estágio dos índios xavantes na universidade que eu lecionava, alguns repórteres da televisão foram entrevistá-los. Pediram que dançassem uma dança de guerra para que filmassem. No final perguntaram, ainda filmando: - “Que dança é esta”? Um dos índios respondeu: - “Dança da colheita”. O repórter pediu que o cinegrafista desligasse a filmadora e disse: - “Eu pedi uma dança de guerra”! O índio olhou bem sério para o repórter e disse, com sabedoria: - “Colheita é uma guerra, é a luta pra sobreviver!”

            Algumas lições que eu aprendo na Bíblia sobre o trabalho:
  1. O trabalho sempre existiu!
Adão trabalhou antes e depois do pecado. Ao criar o mundo, Deus deu ao homem a responsabilidade de cultivar e guardar o jardim do Éden (Gn 2.15). Adão e Eva foram os primeiros jardineiros que o mundo conheceu. Tratava-se de uma tarefa prazerosa, trazia realização e era uma honra ser auxiliador de Deus.

  1. O pecado trouxe maldição e deixou tudo mais difícil, inclusive o trabalho.
Com o pecado a terra foi amaldiçoada por Deus. Entraram as doenças, as ervas daninhas, as intempéries, os cardos e abrolhos (Gn 3.18-19) e o trabalho deixou de ser agradável e passou a ser cansativo, exercido com suor e, muitas vezes, com lágrimas.
Todos, que podem, devem trabalhar. Deus diz que não devemos ficar devendo nada a ninguém, a não ser o amor (Rm 13.8). Não devemos ser pesados a ninguém: “... se alguém não quer trabalhar, também não coma” (2 Ts 3.10b). Tudo que pudermos fazer, dentro de nossas limitações, devemos fazê-lo e, sempre, da melhor forma possível.

  1. Deus pode substituir a maldição por benção; a tristeza pela alegria.
O pecado faz tudo mais penoso, mais feio, mais triste. Entretanto, se trabalharmos com amor, dedicação, zelo, como se fosse para o Senhor tudo fica mais prazeroso. “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo” (Cl 3.23-24).
Trabalhar feliz, agradecido pelas condições e oportunidade de praticar os dons, os talentos presenteados por Deus, deve ser uma das marcas do cristão. E o nosso bondoso Deus nos brindará ainda com Sua promessas, Sua herança:
 “Inútil vos será levantar de madrugada; repousar tarde,
comer o pão que penosamente granjeastes;
aos Seus amados Ele o dá enquanto dormem” (Salmo 127.2)

4. Deus trabalha até agora por aqueles que n’Ele esperam (Is 64.4; Jo 5.17,16.8)
“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de Ti,
que trabalha para aquele que n’Ele espera” (Is 64.4).

Mais um ano se inicia. O que devemos priorizar este ano? O que devemos mudar? Vamos analisar, rever as estratégias que devem ser abandonadas ou mantidas. Do que temos fugido e precisamos, finalmente, enfrentar?
Que no final de 2011 possamos nos alegrar pelos resultados do nosso trabalho, das conquistas, gratos ao Pai porque tudo que temos, que somos provém d’Ele. Que o Eterno nos ajude a fazer bom uso das colheitas que tem nos presenteado.
“Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus, pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se? (Ec 2.24-25).



Nenhum comentário: