“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 30 de agosto de 2011

"E por falar em flores..."


            Estivemos neste mês de agosto em Franca, na reunião das ‘safiras’ (Federação da SAF), falando sobre: “Floresça onde estiver plantado”.  
Apis mellifera na flor da camomila (Matricaria recutita)

            Qual o segredo para florescer?
“O justo florescerá como a palmeira,
crescerá como cedro no Líbano.
Plantados na Casa do Senhor,
florescerão nos átrios do nosso Deus”. (Sl 92.14).
            O salmista responde: Estar plantado na Casa do Senhor, junto à fonte!

O que acontece quando não estamos plantados/conectados  junto a fonte?
  1. “Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento”: Só aparência!
Deixamos de produzir flores, frutos e entramos no time daqueles que só produzem folhas, mestres em propaganda enganosa (Mc 11.13).
            Um pombo foi ciscar num monte de lixo e se enroscou em uma fita de plástico. Não conseguindo voar, isolado, dependurado, morreu. Ciscar no lixo do pecado oferece brecha para cairmos no laço do passarinheiro (Sl 91.3), na armadilha do inimigo.
Brennan Manning, no livro: “O impostor que vive em mim”, desafia o cristão a
limpar o bolor das mágoas, a renunciar aos entulhos e transformar o interior numa bela viola de louvor e adoração a Deus.

  1. Feiúra: A alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10 b), formosura e elegância em meio às crise, as perseguições, incompreensões:
“O coração alegre aformoseia o rosto,
mas com a tristeza do coração o espírito se abate” (Pv 15.13)

            Davi tem um ‘dedo de prosa’ consigo mesmo: “Por que estás abatida, ó minha alma? Porque te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxilio e Deus meu” (Sl 42.5).
            Respire fundo e diga: ‘Deus meu, meu coração espera pelo Seu renovo. Deus da minha vida, meus lábios se alegram em Sua presença e, em Suas promessas, deposito toda minha confiança’.
             
  1. Perfume & Esterco: Junto à fonte exalamos o bom perfume de Cristo e não o fedor de carniça e fezes como a flor-cadáver (Amorphophallus titanum), encontrada na Indonésia.
Duas vizinhas viviam brigando. Uma delas, cansada da situação, tenta a reconciliação. A segunda, pensando ser uma armadilha, manda-lhe de ‘presente’ uma cesta com esterco de vaca e um bilhete: - ‘Para selar a nossa amizade’. Dois meses depois, ela recebe um pacote. Abre com cuidado, imaginando ser uma vingança. Fica surpresa ao ver um lindo buquê de flores e um bilhete: - 'Agradeço o adubo que você me enviou. O resultado foi a colheita destas lindas flores, para selar a nossa amizade'.

 Que aprendamos a devolver flores a quem nos jogar esterco. A exalarmos o bom perfume de Cristo. A secretarmos palavras doces como néctar, que tragam sabedoria (Pv 16.20) e saúde para o corpo (Pv 16.24). A frutificarmos, em todo tempo, pra honra e glória do nosso Deus: Deus de promessas, Deus Presente, Deus que se envolve! ALELUIA!
 “Na velhice darão ainda frutos,
serão cheios de seiva e de verdor,
para anunciar que o Senhor é reto.
Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça” (Sl 92.14-15).

Nenhum comentário: