“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 24 de junho de 2011

LIXO: Invenção Humana

           Tempo dos exageros. Excessos de cobranças, julgamentos, opções. Abusos de autoridade, da confiança, do respeito. Época das incertezas que geram e fomentam as ansiedades, a depressão e os medos. Medo de errar nas decisões (são tantas), de desapontar o outro, de falhar. Medimos, avaliamos e somos avaliados, confrontados, cobrados. Exageradamente!
            Tudo que é exagero é sobra, é lixo e deve ser jogado fora. 
        O que, nos recônditos das nossas memórias, sentimentos e atividades estão precisando ir pra sucata, pro fogo, pra reciclagem?

            Deus não criou lixo. Lixo é invenção humana. No mundo natural não existe lixo. Tudo, incluindo fezes, urina, cadáveres dos seres vivos são reciclados pelos ‘decompositores’ (bactérias, fungos) e transformados em água, dióxido de carbono e sais minerais: matéria prima utilizada pelos ‘produtores’ (plantas).
Entretanto, o homem tem se aprimorado em inventar lixo, recicláveis ou não. Arquiteta, produz, descarta e, volta e meia, retorna à lixeira e pesca de volta. São padrões, costumes, preceitos e, até sentimentos. 
*
            Louvado seja Deus por não ter lata de lixo. Deus tem sempre um renovo para o coração do homem. A Sua graça e misericórdia nos alcançam e restauram a paz em nosso coração.
            Como precisamos aprender com Deus a identificar e deletar os excessos, as ervas daninhas, os entulhos. Muitas vezes não só deixamos que eles brotem em nossas almas como também os acalentamos com zelo doentio. São obras, interpretações, pensamentos esculpidos e ajuntados como preciosidades e nada mais são do que desperdícios de tempo, de sentimentos, de vida. Geram enfraquecimento, empobrecem e enlameiam nossa história!

'Ah, Senhor, endireita nossa vida, aterra o vale e nivela os montes e outeiros. 
Deus nosso, retifica o que está tortuoso, aplaina os lugares escabrosos para que a Sua Glória seja manifesta em nossa vida (Is 40.3-4). Ensina-nos a discernir e a liberar  tudo que é supérfluo, fútil e que, teimosamente, carregamos.
Ensina-nos a termos uma vida simples, moderada, totalmente dependente de Sua Presença e vontade. Uma vida aprovada, que obedeça aos Seus preceitos  e a Sua vontade e não às exigências e aos princípios inventados por homens, por uma sociedade corrompida. Que a poluição que inunda a nossa geração não nos deixe confundidos.
Que estejamos sempre atentos, prontos para faxinar e descartar todo pensamento, atitude, sentimento que não provém do Seu Trono'.

“Sonda-me ó Deus, e conheces o meu coração,
prova-me e conhece os meus pensamentos;
vê se há em mim algum caminho mau e
guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23-24).

Que o Deus Eterno nos abençoe!


* Foto tirada de http3.bp.blogspot.com-vd-X9gH__ncUBEBCDgj5OIAAAAAAAAWo0Ib0T3h80tBcs1600%5BCHARGE%5D+TV,+Clayton_thumb%5B1%5D.jpg

Nenhum comentário: