“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

"Travessia"

Sábado, 13 de Novembro de 2010
Amigos,
        Acordamos com a ligação de um sobrinho contando que sua esposa tinha chegado em São Paulo e sido roubada na rodoviária (carteira com dinheiro, cartões de créditos, cheques). Veio ao meu coração: "São servos de Deus e Deus restitui tudo o que o inimigo leva porque ele não tem autoridade sobre nossas vidas". Realmente, uma hora depois a carteira foi encontrada, em plena rodoviária de São Paulo. Roubaram somente o dinheiro, mas este virá também, no devido tempo. É só descansar e confiar.
     Decidi postar hoje um estudo que ministrei num encontro de casais: "Deus que restitui". Espero que seja benção na sua vida:


"Travessias" - 1 Samuel 30.1-20
       O Rei Davi passou por muitas lutas. Certo dia, Davi e 600 homens (1 Sm 22.2), deixaram suas esposas e filhos e foram guerrear contra os filisteus. Quando retornaram, encontraram o acampamento em Ziclaque queimado, saqueado e todos os seus filhos e suas esposas tinham sido levados cativos.
Você já perdeu alguém ou alguma coisa? Se sim, o que? Ministério? Honra? Alegria de servir a Deus? Alegria da Salvação? Primeiro amor? Perdeu a doçura? Oportunidades? Filhos, cônjuge? Perdeu a esperança? A paz?
Hoje, presenciamos o inimigo buscando atingir as famílias nas suas áreas mais vitais: Presença de Deus (vai desanimando, não busca mais a Deus); Relacionamentos; Saúde, Amizades, Vida Profissional, Dinheiro.

O que aprendemos com este texto?
1. O inimigo ataca de modo brutal, repentino. Temos que vigiar.
            Todos (v.2) foram atacados com ímpeto (v.1). Resultado do descuido, da falta de vigilância. Davi deveria ter deixado alguns homens tomando conta do alojamento.
            Hoje vemos muitos pais alheios, indiferentes. Não conhecem os amigos dos seus filhos e nem os sites da internet que eles visitam. Pais que preferem ficar dormindo domingo de manhã ao invés de levar os filhos pequenos na igreja poderão ficar acordados nas madrugadas, quando eles crescerem. 
           
2. Não podemos nos descuidar dos detalhes:
           Quais podem ser as lutas de uma família? Enfermidades, desemprego, dívidas, vícios, falta de perdão, acusações, ira. Às vezes, tudo começa com pequenos problemas. Como as raposinhas, vão destruindo aos poucos os vinhedos, os relacionamentos (Cantares 2.15). Vão comendo pelas bordas. Vagarosamente. Quando a pessoa percebe, grandes desastres já se instalaram.
James Dobson escreveu:
“Se entendêssemos a brevidade de nossas vidas aqui na terra, investiríamos em valores eternos.
Será que o cinqüentão se atiraria no adultério se soubesse com que rapidez estaria diante do Seu Deus?
Será que a mulher adoeceria por conflitos, sem importância, com parentes se soubesse quão pouco tempo lhe restava?
É a ilusão da permanência que distorce a nossa percepção e molda o nosso comportamento egoísta.
Quando os valores eternos surgem diante dos nossos olhos, nosso maior desejo é o de agradar ao Senhor”

  1. Temos que lutar contra os problemas, não contra os nossos amados:
Muitas famílias quando enfrentam problemas ao invés de se unirem pra lutarem contra eles; brigam, se acusam, piorando a situação. O mesmo aconteceu com Davi. Os seus amigos enraivecidos e amargurados, começaram a culpar Davi e planejavam matá-lo (v.6). 
O que rola em sua casa? Como está a comunicação? Dueto ou duelo? Tem perdido o foco e atacado quem não é inimigo e sim parceiro de jornada, de lutas?
*
       Nunca grite! Um sábio disse: - “Sabe por que as pessoas gritam? Porque seus corações estão longe”. Não deixe seu coração afastar-se do seu cônjuge, dos seus filhos, dos seus amigos. Pode chegar um dia que a distância será tão grande que ficará difícil achar o caminho de volta.

4. O que fazer nas crises?
a. Lamente profundamente (v.4).
       Davi e os seus homens choraram até não ter mais forças para chorar. Chorar é legitimo. Precisamos estar sensíveis às situações. Não podemos aceitar as perdas.
Você já se conformou? Não fique apático, não desista dos seus filhos, do seu casamento. Vá à luta. Busque solução em quem pode ajudar. Chore, jejue, clame a Deus!

b. Busque ajuda em quem pode ajudar (v.8):
         Davi buscou direção em Deus (v.8) e Ele respondeu. Deus responde. Ele não desiste de nós.
        Davi, porém, se reanimou no Senhor, Seu Deus. Esta é a diferença entre Davi e aqueles homens. Visão do extraordinário, porque sem Deus nada podemos fazer.

c. ‘Partiu, pois, Davi’: Reanimado, Davi partiu (v.9):
Decida, parta em busca da sua família, da sua vida, da sua história. Parta com objetivos. Sem perder tempo, sem perder o foco, sem encurtar o caminho.
Parta com perseverança, sem desanimar. Muitos se cansam facilmente e desistem: 'Está muito difícil, não dá!' Por isso, não conquistam. Falta fibra, atitude, disposição para mudar.
Sabe qual é a maior ilusão?  Continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes
       Obstáculos virão: grandes e pequenos. Os homens encontram o ribeiro de Besor. Duzentos deles param ali e não prosseguem.
Você pode disser: - ‘Eu sou um destes duzentos. Estou parado em Besor, cansado demais pra prosseguir, faltam-me forças, condições, esperança. Já fiz tudo que os meus braços alcançavam e nada consegui’.  
Deus tem uma palavra também para mim e para você, como teve para aqueles duzentos homens que, de tão cansados que estavam, ficaram para trás. Leia sobre isto em 'Cansado demais: http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2011/01/cansado-demais.html

c. Busque a Deus, ore, leia a Bíblia. Restaure o altar de Deus em sua vida, no seu lar:
       Reanime-se em Deus. Deus sopra vida em ossos secos. Transforma espinheiros em videiras frutíferas. Deus transforma a amargura em doçura.
         Cruze o Ribeiro de Besor. Não pare, não desista, não desanime. Em Deus somos ousados. Persevere nas promessas de Deus.

5. Regozije-se: Deus restitui todas as coisas (v.18-19).
Não lhes faltou coisa alguma. Tudo foi devolvido. Satanás não pode fazer festa com o que é nosso (v.16)! Não deixe nada nas mãos do inimigo (nem as unhas - Ex 10.26). Somos a menina dos olhos de Deus (Zc 2.8).
            Clame a Deus e peça forças, direção para atravessar o Ribeiro de Besor e receber de volta tudo que você perdeu: ministério, alegria, familiares.  Não abra a mão daquilo que Deus lhe deu. O jogo ainda não acabou.
Deus é um Deus de poder, do impossível. Confie n’Ele. Deus restitui tudo o que o inimigo levou. Somente na Presença d’Ele há delícias perpétuas.
*
Que Deus guie a sua vida, farte a sua alma e fortaleça os seus ossos de modo que veja o resgate e o grande livramento (Isaías 58.11-12).
DEUS O ABENÇOE!


* Desenhos da mnha filha Deborah

Nenhum comentário: